GIOE (ex-COE do Batalhão Operacional do RI GNR)

• 212 Respostas
  • 265591 Visualizações
*

Raptor1234

• Membro
  • *
  • 12
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: GIOE (ex-COE do Batalhão Operacional do RI GNR)
« Responder #210 em: Março 13, 2026, 08:45:23 pm »
Boa noite a todos,
Não sei se este será o melhor tópico para escrever isto mas espero ter acertado à primeira (se não informem-me que corrijo logo que saiba).
É o seguinte, eu neste momento estou a terminar a licenciatura e deparei-me com 3 opções sobre que futuro devo seguir profissionalmente: ou sigo a minha área, ou ingresso no Exército, mais especificamente nas OE (algo que estava planeado para antes da faculdade mas devido a uns precalços e por conselhos de malta "lá dentro" decidi continuar a faculdade e colocar esta opção para depois que assim entrava como oficial invés de praça, embora interesse-me a operacionalidade e não sei até que ponto a carreira de operacional seria a mais indicada) e por fim era sim a GNR, mais especificamente UEPS ou GIOE. Ainda pensei na opção de entrar no Exército, fazer o percurso que mencionei, e depois ir para a GNR mas já soube que ir como oficial do Exército para guarda da GNR é impossível, então exclui essa opção porque fazendo as contas compensa mais entrar logo na GNR, então neste momento tenho umas quantas questões em relação ao ingresso no GIOE pois as maiores dúvidas que tinha em relação à UEPS já me foram respondidas.
Basicamente são:
1. Na GNR eu tendo licenciatura existe possibilidade de facilidade a entrar num Curso de Sargentos ou existe alguma vantagem em se ter licenciatura na GNR?
1.2 Existe alguma vantgem se decidisse seguir como Sargento nas OE e depois concorrer à GNR? Claro sem a parte de já só ter de fazer curso de Contraterrorismo se quisesse entrar para o GIOE.
2. Pelo que vi na UEPS, um dos requisitos é que eu tenho de ter um ano de guarda para me candidatar à UEPS, existe algum requesito específico como este para o GIOE?
3. Existe idade limite para entrar no GIOE? E qual é?
4. Pelo que vi mais recentemente o curso abre de 2 em 2 anos, devo contar com essa frequência quando entrar?
5. Se os astros e alinhassem e por fim entrasse no GIOE, com que rotina devo contar? É possivel conciliar bem com uma vida familiar estável (dentro do possível)?
6. Entrando no GIOE, em que locais é que eu poderia ser colocado? eles estão presentes em todos os comandos territoriais ou estão apenas num único local? (Entendo se esta informação não me puder ser revelada)
7. Dentro da GNR podemos mudar de unidades se "quisermos" (em aspas porque imagino que seja de acordo com disponibilidade e claro com autorizações de altas patentes)?
8. Estando no GIOE qual costuma ser um salário normal?
9. Qual é o percurso para ser sargento na GNR? e para o ser na UEPS e/ou no GIOE? E com descontos, funções e etc compensa para quem procura operacionalidade e uma vida em trabalho fora de secretária?
Um grande obrigado a quem ler isto e me ajudar com a minha situação, pois neste momento sou só um miúdo a ter a certeza que faz a melhor escolha possível para o meu futuro com a maior quantidade de informação a que tenho acesso.
Obrigado a todos e um bom fim de semana
« Última modificação: Março 13, 2026, 08:52:14 pm por Raptor1234 »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24955
  • Recebeu: 5078 vez(es)
  • Enviou: 3548 vez(es)
  • +4383/-4861
« Responder #211 em: Março 14, 2026, 12:01:44 pm »
ra começar a Licenciatura facilita entrada na GNR.

Após a entrada é que poderás progredir na carreira, o Curso de Sargentos da GNR não é aberto a civis com licenciatura, como acontece no Exército. Na GNR o caminho normal é entrar como guarda, depois de alguns anos de serviço, podes concorrer à promoção a Sargento por via interna.

No entanto, a longo prazo dá vantagens, já que vai ajudar-te em promoções mais rápidas. 

A vantagem se fores sargento nas OE do Exército e depois concorreres à GNR/GIOE é que poderias saltar algumas fases iniciais, mas para o GIOE ainda terias de passar pelo concurso interno mais o Curso de Contraterrorismo (CCT).

Como vais entrar primeiro como guarda (máx. 27 anos), ainda tens margem de manobra até aos 34 para te candidatares ao GIOE.

O concurso é interno e abre conforme as necessidades. Pode ser mais frequente ou mais espaçado consoante o planeamento da Unidade de Intervenção.

Eu não sou nem nunca fui Guarda, mas presumo que a rotina típica seja muito treino físico e táctico, extremamente exigente e contínuo, prontidão elevada, missões em qualquer ponto do país e até missões internacionais.

Os locais de colocação no GIOE? Sendo o GIOE parte da Unidade de Intervenção (UI), esta está sediada no Quartel da Pontinha, em Lisboa.

:arrow: https://maps.app.goo.gl/t2zPKngFBQybVDuS8

Podes contar com o salário normal igual ao dos outros guardas da GNR, mais os suplementos.

Entra em contacto com a UI, pois é possível que eles respondam às tuas questões diretamente.
« Última modificação: Março 14, 2026, 12:03:19 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Raptor1234

*

Raptor1234

• Membro
  • *
  • 12
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #212 em: Março 14, 2026, 03:21:45 pm »
ra começar a Licenciatura facilita entrada na GNR.

Após a entrada é que poderás progredir na carreira, o Curso de Sargentos da GNR não é aberto a civis com licenciatura, como acontece no Exército. Na GNR o caminho normal é entrar como guarda, depois de alguns anos de serviço, podes concorrer à promoção a Sargento por via interna.

No entanto, a longo prazo dá vantagens, já que vai ajudar-te em promoções mais rápidas. 

A vantagem se fores sargento nas OE do Exército e depois concorreres à GNR/GIOE é que poderias saltar algumas fases iniciais, mas para o GIOE ainda terias de passar pelo concurso interno mais o Curso de Contraterrorismo (CCT).

Como vais entrar primeiro como guarda (máx. 27 anos), ainda tens margem de manobra até aos 34 para te candidatares ao GIOE.

O concurso é interno e abre conforme as necessidades. Pode ser mais frequente ou mais espaçado consoante o planeamento da Unidade de Intervenção.

Eu não sou nem nunca fui Guarda, mas presumo que a rotina típica seja muito treino físico e táctico, extremamente exigente e contínuo, prontidão elevada, missões em qualquer ponto do país e até missões internacionais.

Os locais de colocação no GIOE? Sendo o GIOE parte da Unidade de Intervenção (UI), esta está sediada no Quartel da Pontinha, em Lisboa.

:arrow: https://maps.app.goo.gl/t2zPKngFBQybVDuS8

Podes contar com o salário normal igual ao dos outros guardas da GNR, mais os suplementos.

Entra em contacto com a UI, pois é possível que eles respondam às tuas questões diretamente.

Boas,
Muito obrigado pela resposta vou entrar diretamente em contacto com a UI então.