E se...criassem as Esquadras nos Açores que dessem os aviões a Madeira?
Por acaso está uma boa ideia, fora do habitual, ficava mais dedicada ao SAR das ilhas, e a 751 podia tratar doutras missões que nunca chegou a especializar-se como CSAR...
Só que por norma, a 751 sempre foi a esquadra mais capaz e com mais helicópteros, mais pessoal, etc, a 752 era mais "local" praticamente só para SAR, mas teoricamente, com uns 4 ou 5 EH101 e mais algum pessoal do que terá agora, poderia fazer um alerta em cada arquipélago, mais 1 de reserva e 1 ou 2 em manutenção... Não é absurdo, tem a sua lógica.
A distancia é algo inferior dos Açores a Madeira que do Continente à Madeira. Se calhar já justificava melhor as Esquadras afectas aos Açores e que em acumulação faziam Madeira.
Isto teoricamente e só pensando em meios, quanto a mobilidade de efectivos nem me meto
Por acaso fui ver a um site que mede distâncias e o que me dá é ao contrário... :(desculpem lá estar sempre a contrariar)

Montijo - Porto Santo: 912km
https://pt.distance.to/Montijo,Set%C3%BAbal,PRT/Porto-Santo,Ilha-de-Porto-Santo,PRTLajes - Porto Santo: 1150km
https://pt.distance.to/Lajes,Praia-da-Vit%C3%B3ria,Ilha-Terceira,PRT/Porto-Santo,Ilha-de-Porto-Santo,PRTMas se fizermos
Santa Maria (ilha mais a Este dos Açores) - Porto Santo: 907km
https://pt.distance.to/Santa-Maria,Vila-do-Porto,A%C3%A7ores,PRT/Porto-Santo,Ilha-de-Porto-Santo,PRTPor isso, grosso modo, até digo que fica a meio, uns 910km para cada lado, mas se tiverem melhores dados aceito claro, isto não são cartas de navegação nem nada disso.
Ter Merlin e C295 complementados por algum C130.
As missões regulares inter-ilhas não necessitam de uma aeronave da dimensão do C-130, por exemplo, quando no Porto Santo se trocou o Aviocar pelo C295 muitos criticaram a necessidade de um avião "tão grande" para levar grávidas ou algum ferido para o Funchal...
Em exercicios militares só entre meios militares nos Açores, também acho que dificilmente os RG empenham algo mais que companhia, o C295 leva um pelotão, o EH101 leva quase outro, o NPO leva outro, se for preciso os meios aéreos fazem outra leva.
Também temos que ver a pouca quantidade de C-130 para estarmos a despender de um nos Açores para transportar (qualquer coisa... mas não deve ser gravidas ou feridos pois não?), até porque um avião desses tem a facilidade da velocidade e alcance, ele em poucas horas sai do Montijo e chega aos Açores para transportar o que pode ser necessário. Eu pessoalmente via com mais interesse era lá um P-3, mas também podem não concordar comigo, é que o P-3 até é mais rapido que o C-130, até chega lá mais rápido.

Não sei não entendo bem porque é obrigatório em certos casos cada modelo ter de ser uma Esquadra. é como digo se vierem 2 ou 3 A400 é outra esquadra com toda a estrutura administrativa e de comando?
Uniformizar o treino e operação das pessoas, a manutenção estar toda junta, se for meios que fazem alertas (F-16, EH101, C295, etc) melhor gestão dos recursos humanos pois estão todos juntos, tripulações de alerta, de folga, em treino, em missão nalgum lado, etc.
Na Marinha os submarinos também são uma esquadrilha própria, no exército os OE estão num único sitio, os Comandos estão num único sitio, os Leopard estão num único sitio, as VBL Panhard estão num unico sitio, os Light Gun estão num único sitio... Outros casos de material ou forças iguais em unidade diferentes devem ter a ver com a quantidade de meios como as Vamtac, as Pandur...
Mas consoante o caso pode haver meios diferentes na mesma unidade, antigamente nos Açores existia a esquadra 711 que tinha os Puma e Aviocar, mas a regra não era assim,..