Não, o Bush não estava a contar com coisa nenhuma. O governo federal não tem grande coisa que se possa fazer, toda a iniciativa e coordenação estão a cargo do governo estatal. A Casa Branca não tem grande culpa que o governo da Louisiana seja incompetente. E o prazo de aviso que tiveram foi de cerca de 24 horas. No dia anterior o Katrina era um furação de categoria 1 que ia atingir a ponta oeste da Florida.
Os meios de coordenacao e a maior parte dos meios de socorro sao federais e sao imensos. Mas houve varios factores a conjugarem-se.
1) Era fim de semana prolongado o que so' contribuiu para atrasar a resposta e incrementar a burocracia;
2) A entidade federal de resposta a catastofres (FEMA) foi integrada no Departamento do Interior e, consequentemente, viu os seus poderes e orcamento diminuidos;
3) A principal ferramenta dos estados para lidar com situacoes de emergencia e' a Guarda Nacional. Ora, cerca de metade dos efectivos da Guarda Nacional da Louisiana (e dos outros estados) encontram-se no Iraque integrados nas forcas regulares do Exercito ou da Forca Aerea.
Obviamente que a responsabilidade da ineficacia do socorro nao e' exclusiva do Governo Federal, os estados e as autoridades locais tambem a tem. Mas no limite, a responsabilidade e' sempre do responsavel politico maximo.
Quanto 'a FEMA, tem 'a sua disposicao meios imensos, muito superiores aos dos estados. A FEMA alem de meios proprios, tem autoridade para mobilizar todos os meios federais ou estaduais que entender. Para isso, basta o presidente, ou secretario do Interior, dar a ordem.
Mas estou a ver que o Emarques esta muito actualizado. A estrategia mais recente da Administracao Bush e' culpar os governos estaduais e locais, na tentativa de sacudir a agua do capote. Mas posso garantir-lhe que a mensagem nao esta' a passar, nem mesmo junto dos simpatizantes do partido Republicano, ou de de pessoas que ate' votaram Bush.
Mais um pormenor, o Katrina era um categoria 5 (a maxima) no dia anterior e ja tinha passado pela Florida uns 2 ou 3 dias antes (ai e' que foi um cat 1). No entanto, diminui de intensidade para (cat 4) antes de atingir a costa do Golfo. Posso dizer-lhe que vi recentemente os efeitos de um cat 4 e nos nunca vimos nada assim em PT nos tempos mais recentes.