acho que não fazia mal de vez em quando mostrar que o povo não é tão morno e irresponsável como os que tem a obrigação de fazer justiça
O problema é que muitas vezes, eu diria mesmo DEMASIADAS VEZES, o povo tem sido irresponsável.
Vendo televisão, eu nunca consegui ver um popular, nem um bombeiro a dizer que um fogo foi acidental. Praticamente em todos os casos toda a gente, repito TODA A GENTE afirma quase sob compromisso de honra, que este ou aquele incêndio teve que ter mão criminosa.
É impossível que não seja fogo posto, dizem TODOS.Há gente - e chegaram casos ao meu conhecimento - que já ateou fogos para queimar lixo, ou para tentar fazer um fogo controlado e que depois perde o controlo do fogo. Há inumeros casos do mais absoluto desleixo e incuria que originam incêndios. Mas a verdade é que não havia intenção de atear fogos.
Quando se faz uma análise fria, ou tão fria quanto é possível, os numeros vêm ao-de-cima.
80% Oitenta por cento ou quatro em cada cinco incendios deste ano NÃO TÊM ORIGEM CRIMINOSA.
Eu diria que em quase todos estes 80% haverá certamente gente disposta a jurar (embora sem qualquer razão lógica e apenas movidos pelo desespero) que houve mão criminosa.
Áqueles que querem fazer justiça pela propria mão eu apenas recomendo calma.
Há 80% de probabilidades de a vossa "vitima" ser apenas um inocente, queimado pela turba de desleixados que,
incapazes de entender que são eles os principais responsáveis pela catástrofe, INVENTAM INCENDIÁRIOS, para desculpar o seu desleixo e a sua ganância.
Aqui sim, estamos perante um caso de incapacidade de olhar para o umbigo.
Cumprimentos