Na minha opinião, e depois dos problemas que o Tibete lhes deu, acho que a questão de Taiwan será resolvida seguindo o ancestral método da Paciência de Chinês.
Quanto a mim, os americanos devem andar desejosos de tornar a China como o inimigo a abater, e assim conseguir criar mais uma situação de guerra fria e eequilibrio do terror. Isso levaria a aumentos brutais dos orçamentos da defesa, e a uma consequente corrida ao armamento. Com todos os amiguinhos da indústria do armamento a ficarem felicissimos., como bem sabemos.
O problema é que os Americanos veêm tudo no imediato, ou quando muito a cinco anos, e os Chineses olham e estabelecem os seus objectivos a muito maior prazo. Ou seja, com Paciência de Chinês, eles levam a água ao seu moinho. Coisa que o ocidente não percebe porque na Europa e nos USA só se pensa em ganhar dinheiro rapidamente.
Além disso, neste momento a China interessa mais aos USA como potêncial mercado em crescimento para onde se possa vender o que se puder.
Portanto, os americanos devem estar num impasse daqueles.
Ou hostilizam a China, provocando uma segunda guerra-fria e outra corrida ao armamento, e correm o risco de verem as suas industrias a serem corridas de lá. Ou tentam entrar no jogo deles, mas como o Ocidente não pensa da mesma maneira, isso é estratégia desenhada para o fracasso na certa.
O que acho que irá acontecer é mesmo a segunda hipótese. Os USA tentarão comprar tempo, ao fornecer tecnologia e armamento avançado, mas convencional a Taiwan, e manterão sempre uma presença activa com os seus Porta-Aviões.
Será portanto um jogo de paciência, e de recursos. E iremos ver, com o crescimento das forças armadas chinesas em qualidade e tamanho, ao aumento de um dispositivo na fronteira chinesa, com capacidade para entrar em Taiwan, enquanto o diabo esfrega um olho.
Taiwan por sua vez reforçará ainda mais as suas defesas.
Pelo andar da carruagem, aquele estreito há-de chegar ao ponto em que será muito perigoso estar num barquinho a passear e a fazer pipocas, sem levar com uns balázios em cima.