Votação

Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
37 (27.2%)
Sou a favor apenas do TGV.
11 (8.1%)
Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
Nenhum, há outras prioridades.
63 (46.3%)

Votos totais: 117

Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

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Nitrox13

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #360 em: Setembro 22, 2009, 10:13:31 am »
Bom dia
Na minha opinião, acho devido a situação que estamos a viver, temos que mudar de rumo, repensar o que devemos fazer, e os políticos devem pensar qual foi a razão no qual se chegou a este estado, com centenas de empresas a fechar todos os dias, e com milhares de desempregados.
Para mim o TGV dexou de ser uma prioridade, e canalizar esse dinheiro para investimentos que tivessem retorno a curto,e a médio prazo, como na investigação entre outras medias.
o Aeroporto de Alcochete esse segundo me parece pode ser feito em módulos, faseado os seus custos.
Para não falar da 3ª autoestrada Lisboa porto que para mim não tem razão de ser.

e em que áreas se deve investir.
.Ter menos dependência energética do exterior.
.apoiar a PME
.na investigação (tendo resultado na criação de empresas ou no apoio nas empresas já existentes)
.Reformular o apoio a agricultura
.reforçar o formação dos Portugueses.

sem mais
Nitrox
A necessidade aguça o engenho !!!!

nitroxsoft.net

webprogramer4fun
 

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #361 em: Setembro 23, 2009, 12:55:54 am »
O texto do MST reflecte o problema dos investimentos em infrastruturas de transportes: os portugueses tendem a pensar que se não se vêm a usá-las, então é porque são inúteis e esquecem-se dos outros portugueses. Os portugueses que circulam naquelas auto-estradas, e que antes tinham nacionais, tendem a discordar do MST.

Citação de: "Nitrox13"
Para não falar da 3ª autoestrada Lisboa porto que para mim não tem razão de ser.

O que está em causa são uma série de troços de AE e IP, alguns novos, alguns melhorando o que já existe, cujo objectivo é, supostamente, resolver N questões de acessbilidades das áreas onde passam. Não são para servir as pessoas que se deslocam de Lisboa ao Porto.
Honestamente, reconheço a minha absoluta ignorância sobre a necessidade dessas obras. Mas é, para mim, bastante claro que a discussão do assunto não pode ser resumida a "3ª auto-estrada Lisboa Porto".
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #362 em: Setembro 23, 2009, 10:58:50 am »
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"TGV será o maior fiasco em 50 anos", diz economista
Álvaro Santos Pereira defendeu que a concretização do projecto português do TGV, no actual contexto económico, vai ser "o maior fiasco financeiro dos últimos 50 anos".
Lusa
20:05 Terça-feira, 22 de Set de 2009

O economista e professor universitário Álvaro Santos Pereira afirmou hoje que a concretização do projecto português de alta velocidade ferroviária (TGV) no momento actual vai ser "o maior fiasco financeiro dos últimos 50 anos".

"Estamos a escolher erradamente ao apostar dogmaticamente nos grandes investimentos públicos", afirmou o professor da Universidade de Vancouver (Canadá), durante a conferência "Portugal em Exame", que decorreu hoje em Lisboa.

Salientando que leu todos os estudos sobre alta velocidade ferroviária em Portugal, Álvaro Santos Pereira disse que o projecto "só é viável se se assumir que há impactos externos abrangentes, como diminuição do ruído e das emissões de CO2".

O professor considera que a concretização deste projecto, orçado em 8,9 mil milhões de euros, "vai reduzir a margem de manobra" e não vai contribuir para a redução do endividamento externo.

O avanço da rede de alta velocidade portuguesa no momento actual "vai ser o maior fiasco financeiros dos últimos 50 anos", afirmou Álvaro Santos Pereira.

"A linha Lisboa-Porto vai custar-nos tanto como o volume de negócios anual da Sonae", disse.

O professor universitário defendeu que a "aposta no Plano Tecnológico ou nas energias renováveis faria mais sentido" do que o investimento na alta velocidade e salientou a importância de "diversificar o nosso 'portfolio', de modo a que o país "crie mais talentos".

A aposta deve ser o apoio aos "sectores estratégicos, especialmente as tecnológicas" e "não desbaratar recursos em projectos que não nos vão levar a lado algum".

Durante a sua intervenção no debate, o professor universitário sugeriu ainda que o tema da campanha eleitoral para a legislativas de domingo fosse 'não à asfixia empresarial' em vez de 'não à asfixia democrática".

"A prioridade número um deve ser acabar com esta asfixia empresarial e fazer com que Portugal crie mais talentos", afirmou, salientando que os apoios às empresas têm de ser orientados de uma forma estratégica.

http://aeiou.expresso.pt/tgv-sera-o-mai ... ta=f537203
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #363 em: Setembro 23, 2009, 08:03:27 pm »
Suspenso processo da Quercus
Comissão Europeia tem dúvidas se TGV avança em Portugal

por DNHoje
Comissão Europeia tem dúvidas se TGV avança em Portugal

A Comissão Europeia informou hoje a Quercus de que o processo decorrente de uma queixa relativa à terceira travessia do Tejo – que integra o troço Lisboa-Madrid do TGV - foi arquivado “por existirem dúvidas sobre se o TGV irá ou não avançar em Portugal”.

Em comunicado, a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) cita os serviços da Comissão Europeia que dizem que o processo aberto pela associação foi arquivado devido à “incerteza actual quanto à concretização da parte portuguesa da linha de comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, projecto ao qual a construção da ponte em causa está intimamente ligada”.

A Quercus informa também que a Comissão Europeia pretende “relançar a investigação sobre este projecto [da terceira travessia sobre o Tejo] se, e quando, houver certezas quanto à sua concretização”.

No comunicado, a Quercus “estranha estes argumentos já que não é de conhecimento público nenhuma decisão contrária à construção da parte portuguesa da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, continuando a decorrer processos de consulta pública relativos a alguns dos seus troços.”

A associação aponta como “única explicação” para a decisão da Comissão Europeia o facto de ainda não se terem realizado as eleições Legislativas e critica a decisão por lhe parecer “pouco ortodoxo que a Comissão Europeia faça depender as suas decisões de possibilidades decorrentes do combate eleitoral”.

A Quercus lança ainda a hipótese de a Comissão ter “conhecimento oficial da eventualidade da paragem do projecto”.

A associação apresentou em Abril deste ano uma queixa à Comissão Europeia contra a inclusão de uma rodovia na terceira travessia do Tejo, integrada na linha TGV Lisboa-Madrid. Segundo a associação, esta estrada “irá trazer mais carros para Lisboa, agravando os seus problemas de poluição e congestionamento” e sustenta que os procedimentos de avaliação de impacto ambiental relativos a esta travessia não foram cumpridos.
DN
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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #364 em: Setembro 28, 2009, 08:45:51 am »
Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura

Hoje

Mérida, Espanha, 27 Set (Lusa) - A direcção regional do PSOE na Extremadura (Espanha) felicitou hoje o PS pela sua vitória eleitoral, afirmando que os resultados das eleições de domingo são "uma garantia para a construção na íntegra" do TGV entre Madrid e Lisboa.

Em comunicado, os socialistas da Extremadura consideram que a vitória de José Sócrates constitui uma excelente notícia porque se dissipam as dúvidas sobre a construção da rede de alta velocidade Lisboa-Madrid, surgidas com a posição da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que durante a campanha eleitoral anunciou que suspenderia o projecto se fosse eleita chefe do Governo.

O PSOE da Extremadura refere ainda que a vitória do PS em Portugal confirma que os eleitores acreditam numa saída da crise económica por via da esquerda, contrariamente ao que os partidos conservadores têm argumentado no resto da Europa.

http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx? ... id=1374670
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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #365 em: Setembro 28, 2009, 10:06:14 am »
TRETA!

O que eles querem dizer é que já podem controlar economicamente Portugal! :evil:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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Jorge Pereira

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #366 em: Setembro 28, 2009, 06:33:42 pm »
Citação de: "P44"
Legislativas: Vitória do PS garante TGV Lisboa-Madrid - PSOE Extremadura

Hoje

Mérida, Espanha, 27 Set (Lusa) - A direcção regional do PSOE na Extremadura (Espanha) felicitou hoje o PS pela sua vitória eleitoral, afirmando que os resultados das eleições de domingo são "uma garantia para a construção na íntegra" do TGV entre Madrid e Lisboa.

Em comunicado, os socialistas da Extremadura consideram que a vitória de José Sócrates constitui uma excelente notícia porque se dissipam as dúvidas sobre a construção da rede de alta velocidade Lisboa-Madrid, surgidas com a posição da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, que durante a campanha eleitoral anunciou que suspenderia o projecto se fosse eleita chefe do Governo.

O PSOE da Extremadura refere ainda que a vitória do PS em Portugal confirma que os eleitores acreditam numa saída da crise económica por via da esquerda, contrariamente ao que os partidos conservadores têm argumentado no resto da Europa.

http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx? ... id=1374670


Eu não teria tantas certezas…
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #367 em: Setembro 28, 2009, 07:24:22 pm »
Não sei quais são as dúvidas em relação há construção das grandes obras, que eu saiba todos os partidos concordam com elas, só diferem nos prazos a serem feitas. No máximo há os que concordam unicamente com Lisboa-Madrid.
 

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Jorge Pereira

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #368 em: Setembro 28, 2009, 07:37:11 pm »
Conhece os principais indicadores económicos do País?

Sabe a quanto equivale a dívida externa em relação ao PIB?

Sabe quanto aumenta por dia?  

Sabe quanto vai custar o TGV?

Sabe quanto vamos lucrar com ele?

Sabia que o actual “estado social” (todos os tipos de subsídios necessários para fazer frente à crise) está a chegar a um ponto de ruptura que dificilmente conseguiremos manter por muito mais tempo? E isto sem o TGV.

Não é só pegar na bandeirinha do PS e ir para a frente do hotel Altis festejar. É preciso estudar e saber das implicações das coisas.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

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AC

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #369 em: Setembro 28, 2009, 08:40:34 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Conhece os principais indicadores económicos do País?
Yep.

Citar
Sabe a quanto equivale a dívida externa em relação ao PIB?
Um pouco mais de 100%.

Citar
Sabe quanto aumenta por dia?  
Uma pequena barbaridade

Citar
Sabe quanto vai custar o TGV?
Yep. Mas menos do que que as nossas importações anuais de energia.

Citar
Sabe quanto vamos lucrar com ele?
Supostamente, contabilizando as externalidades, mais do que o que vamos gastar com ele. Claro que esses estudos são sempre um bocado duvidosos e neste caso particularmente duvidos devido às premissas de crescimento do país que usam.

Citar
Sabia que o actual “estado social” (todos os tipos de subsídios necessários para fazer frente à crise) está a chegar a um ponto de ruptura que dificilmente conseguiremos manter por muito mais tempo? E isto sem o TGV.
Yep.


Citar
Não é só pegar na bandeirinha do PS e ir para a frente do hotel Altis festejar. É preciso estudar e saber das implicações das coisas.
Pois. Mas deixe-me que lhe diga o reverso da medalha. Também não basta pegar na bandeirinha do PSD. :wink:

Eu não sou economista, conheço os valores mas não lhes consigo ter grande sensibilidade.
Mas sou utilizador de comboios e dediquei algum tempo a investigar esta questão.
E estou convencido de que muitos economistas e pessoas que referem os argumentos económicos claramente não têm a noção de algumas graves implicações de não fazer o TGV.
Particularmente, estou farto de ver as mesmas pessoas que referem o endividamento do país como argumento para não fazer o TGV sugerir, como alternativa ao TGV, a aposta na melhoria da ferrovia existente, no transporte de mercadorias, etc.
O problema, e é aqui que está a falha, é que essas pessoas claramente não têm noção de uma coisa: a linha do Norte está saturada e a estrangular o sistema. A capacidade para tirar pessoas e mercadorias das estradas para comboios é muito limitada. E não preciso de dizer aos colegas que o petróleo é importado e que o CO2 também vai passar a ter custos em €€.

Não há obras "baratas" que resolvam este berbicacho. A solução passa mesmo por uma nova linha, e esta nunca custará menos de 90% da linha TGV Lisboa/Porto.

Ainda não tive opurtunidade de investigar com o devido detalhe a questão, mas à primeira vista parece-me que há igualmente um problema de saturação na zona Lisboa/Setúbal e que uma TTT é importante para aumentar a capacidade.

Dou toda a legitimidade ao argumento do endividamento por si, mas é-me um bocado díficil acreditar que as pessoas fizeram  uma análise custo/benefício realista quando claramente não têm noção disto.
 

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Camuflage

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #370 em: Setembro 29, 2009, 12:42:42 pm »
Sou contra o TGV e novo aeroporto. Nada justifica o seu investimento

A nossa ferrovia está completamente atrasada e necessita dum profundo investimento, nenhum dos nossos comboios atinge a velocidade máxima, nem sequer 80% da mesma. Sou favorável a renovar a ferrovia e aumentar para 4 bitolas, de forma a que se acabe com o congestionamento actualmente existente.

O Alfa-Pendular mais parece um comboio regional, tanto pela velocidade que lhe é permitido atingir, como pelo facto de fazer paragens em todos os cantos, o TGV vai fazer paragens semelhantes.
O Alfa-Pendular atinge os 300km/h o TGV os 350Km/h, nenhum dos dois em Portugal ultrapassa ou ultrapassará os 250Km/h. Um comboio de alta-velocidade é aquele que ultrapassa os 250Km/h!

O AGV é melhor que o TGV, para que raio vamos investir em algo ultrapassado?

Ligação Lisboa-Porto por Alfa vai leva 2h30 min, com o TGV a nova linha terá 290Km e levará 2h15min. Só para comparar com outro TGV, ligação Paris-Bruxelas, são 310Km, tempo de percurso: 90 minutos!

Sem ligação entre Madrid a Bordéus, Portugal nunca ficará ligado à Europa, mas sim a Espanha.
Por outro lado dado o preço elevado dos bilhetes o TGV será sempre visto como um luxo para a maioria dos portugueses, tal como o avião ainda é visto.
Quanto ao retorno, serão precisos 40 anos para pagar o investimento e esse é puramente teórico!

O TGV tem alto custo de manutenção e é preciso pagar a electricidade por ele gasta, não anda a ar... custo esse que não é referido.
Todos os países que possuem TGV, têm centrais nucleares e um bom excedente energético, Portugal não vai conseguir suportar o TGV sem aumentar a compra de crude para fins energéticos. É bom lembrar que o nosso país não têm autonomia energética!

Quanto à criação de postos de trabalho, serão todos eles temporários durante a construção, recorrendo muito a imigrantes ilegais e no final para os postos de venda de bilhetes e afins serão trabalhadores temporários ou a prazo.

Por tudo isso, TGV, não obrigado!

Em relação ao novo Aeroporto, já alguém foi ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto? Grande renovação, sim senhor, parece um aeroporto digno, só que 70% está às moscas... há áreas da infraestrutura que estão vazias e o local de embarque é tão grande que só alguns é que são usados, pois os restantes são inúteis dado o diminuto tráfego de passageiros que possui.
Usem as bases da FA, ajustem-nas à aviação comercial e pouparão muitos milhares, especialmente se recorrerem à engenharia militar.
 

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Cabecinhas

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #371 em: Setembro 29, 2009, 01:21:30 pm »
Em relação ao TGV estou com o "Camuflado"  :P , mas em relação ao aeroporto não me pronuncio... não sei até que ponto a FAP ia na cantiga!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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Jorge Pereira

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #372 em: Setembro 29, 2009, 04:05:17 pm »
Caro AC, não estava a responder-lhe a si, mas tenho todo o prazer em debater consigo.

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Citação de: "AC"
Citação de: "Jorge Pereira"
Conhece os principais indicadores económicos do País?
Yep.


E então? Acha que nesse contexto e, neste momento, gastar mais de 10.000 milhões de euros (não se fie dos números oficiais) num projecto como o TGV é que é a nossa grande prioridade?

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Sabe a quanto equivale a dívida externa em relação ao PIB?
Um pouco mais de 100%.

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Sabe quanto aumenta por dia?  
Uma pequena barbaridade

Eu não sou economista, conheço os valores mas não lhes consigo ter grande sensibilidade.
Mas sou utilizador de comboios e dediquei algum tempo a investigar esta questão.


Dê uma vista de olhos neste link, e veja quem nos acompanha no top 20. A maior parte desses países têm economias sólidas, ou recursos naturais de sobra que lhes permite com alguma facilidade afrontar os seus encargos. Nessa lista só vejo a grosso modo três excepções: Irlanda, Espanha e…Portugal.








Se acha que não é relevante, para além do “buraco” que cresce todos os dias 30 e tal milhões de euros, juntar mais 10.000 milhões de euros, de onde a maior parte irá parar a empresas estrangeiras, olhe, não sei que lhe diga. :wink:[/quote]

Para mim o importante é o Interesse Geral do País. O resto é secundário.

Citar
E estou convencido de que muitos economistas e pessoas que referem os argumentos económicos claramente não têm a noção de algumas graves implicações de não fazer o TGV.

Eu acho que ainda ninguém disse taxativamente que não é para fazer (JAMÉ) :mrgreen: . A questão chave é o factor temporal. Num futuro não sei, admito que sim. Quando o país estiver económica e financeiramente saudável, quando existirem mais países na rede, quando os custos tecnológicos sejam inferiores (talvez MAGLEV?). Agora, o que para mim é claro, é que neste momento é que não.


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Não há obras "baratas" que resolvam este berbicacho. A solução passa mesmo por uma nova linha, e esta nunca custará menos de 90% da linha TGV Lisboa/Porto.

Já vi números que apontam para os 60%

O que o país precisa urgentemente é de criar um clima económico favorável para que as empresas produzam e o país possa atrair investimento. Isto passa por investir e reformar a justiça, baixar impostos as empresas, desburocratizar a administração pública, criar flexibilidade laboral, entre outros. Pergunte aos empresários (mas não aos das grandes empresas construtoras).


Aos defensores intransigentes do TGV para "ontem" deixo este conselho:

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"So give me reason to prove me wrong...to wash this memory clean...Let the thoughts cross the distance in your eyes"
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #373 em: Setembro 29, 2009, 09:58:10 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Caro AC, não estava a responder-lhe a si, mas tenho todo o prazer em debater consigo.

O prazer é mutuo. :mrgreen: . A questão chave é o factor temporal. Num futuro não sei, admito que sim. Quando o país estiver económica e financeiramente saudável, quando existirem mais países na rede, quando os custos tecnológicos sejam inferiores (talvez MAGLEV?). Agora, o que para mim é claro, é que neste momento é que não.[/quote]

Eu já vi dizer que o TGV não se adequa, o que no meu entender é um "jamé" mas não era esse o meu ponto.
O que estava a dizer é que muitas das pessoas que dizem para não fazer (agora ou mais tarde) dão, como alternativas, algo que traduz alguma... superficialidade.
Por exemplo, e falando de um caso concreto, temos os 27 economistas que há uns tempos emitiram um comunicado a dizer para não fazer o TGV por agora. No mesmo comunicado lia-se que deve ser dada _prioridade_ à modernização da ferrovia convencional e ao transporte de mercadorias. Mas sem apresentar valores para esse investimento, claro!
Ao sugerirem isso, não posso deixar de inferir que essas 27 pessoas não estão suficientemente conscientes do problema da linha do Norte e dos custos da resolução deste.
A não ser que se tome o argumento do endividamento como absoluto, é claro que estas 27 pessoas não estão capacitadas para fazer uma análise custo benefício de fazer ou não o TGV. E o argumento do endividamento não é absoluto: pode-se sempre argumentar, como este Governo tem feito, que os benefícios económicos do TGV ultrapassam os custos da dívida.

Igualmente, não tenho visto criticas "substanciadas" às análises custo/benefício que estão publicadas.
E tenho visto opinões muito duvidosas. Até já vi pessoas respeitáveis afirmar que as externalidades não devem ser contabilizas na análise custo/benefício. Que os valores das externalidades são sempre muito duvidosos é verdade. Mas que não devam ser contabilizadas... é dizer que quase todo o investimento público não tem benefícios.

Daí, e respondendo à sua pergunta, dou um *grande* "benefício da dúvida" aos Governos que se propuseram a fazer o TGV, a começar pelo do Durão Barroso e aos estudos que foram feitos desde então. Os ditos estudos afirmam que, o benefícios do TGV para a economia nacional vão ultrapassar os encargos e neste momento, aceito isso como realista.

Na questão do endividamento, a questão não é simplesmente quão grande é a nossa dívida, é se conseguimos pagar as prestações ou não.
No geral, estamos tramados: o nosso crescimento nos últimos anos tem sido demasiado baixo.
Mas, presumindo que os benefícios do TGV são superiores aos encargos, então o TGV não agrava o problema, alivia.

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Não há obras "baratas" que resolvam este berbicacho. A solução passa mesmo por uma nova linha, e esta nunca custará menos de 90% da linha TGV Lisboa/Porto.

Já vi números que apontam para os 60%

Os meus 90% vêm, com um pouco de "educated guessing", de um estudo que, supostamente, foi feito no tempo do Durão Barroso que comparava alternativas de linhas com velocidade máxima de 300 e 250 km/h para o TGV Lisboa/Porto. O "educated guessing" contabiliza a possiblidade de fazer a linha em bitola ibérica, poupando €€ na entrada de 1 ou 2 cidades.

Não sei onde foi buscar os 60% pelo que não posso criticar concretamente.
Mas vou deixar um aviso genérico: aparecem muitos números que comparam custos de construção de linhas AV com linhas "convencionais", mas nas minhas cusquices, cheguei à conclusão que os custos de construção de uma linha de caminho de ferro (ou de uma estrada, já agora) são brutalmente mais dependentes do trajecto do que das características técnicas da linha em si.

Para ter uma ideia do quanto isto varia, deixo-lhes alguns números de vários casos:
- Linha AV Lisboa/Porto: vel. max 300 km/h, via dupla, carga 17t/eixo, preço médio previsto 15M EUR/km
- Linha AV Poceirão/Caia: vel max 350 km/h, via dupla, carga 22,5t/eixo, preço médio previsto 11M EUR/km
- Variante de Álcácer do Sal,na linha do Sul: vel. máx 160 km/h, carga 22,5t/eixo, via única com espaço para 2ª via, preço médio (em execução) 5M EUR/km.
- Linha de carga Betuwe, entre a Alemanha e a Holanda: vel. max 120km/h, carga 22,5t/eixto, via dupla: preço médio (em funcionamento) 29M EUR/km. Não, não me enganei.

Todas estas linhas são electrificadas (25 kV) e com sinalização automática. Basicamente, o que acontece é que o método, materiais e custos construção da via em si pouco difere entre todas estas linhas. São as questões "externas" que causam a disparidade de custos: custos de expropriação de terreno, obras de arte, minimização de impacto ambiental, etc

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O que o país precisa urgentemente é de criar um clima económico favorável para que as empresas produzam e o país possa atrair investimento. Isto passa por investir e reformar a justiça, baixar impostos as empresas, desburocratizar a administração pública, criar flexibilidade laboral, entre outros. Pergunte aos empresários (mas não aos das grandes empresas construtoras).

Concordo 90% consigo.

5% de discordãncia 1: Como deve saber, uma percentagem insustentavelmente grande dos portugueses estão ligados, directa ou indirectamente, à construção civil, e devemos grande parte da nossa crise (a que vem de ~2003, não a do sistema financeiro) a isto. A médio/longo prazo devemos fazer um designio nacional de corrigir esta situação. Mas a curto prazo, precisamos de dar um balão de oxigénio a esse sector: sem empregos não há consumo, sem consumo não há espaço para o crescimento de empresas noutros sectores.

5% de discorância 2: Também precisamos de diminuir os nossos custos de transportes e custos de importação de petróleo.
 

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carlosribeiro

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Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #374 em: Outubro 01, 2009, 12:40:30 am »
Citação de: "Camuflage"
Sou contra o TGV e novo aeroporto. Nada justifica o seu investimento

A nossa ferrovia está completamente atrasada e necessita dum profundo investimento, nenhum dos nossos comboios atinge a velocidade máxima, nem sequer 80% da mesma. Sou favorável a renovar a ferrovia e aumentar para 4 bitolas, de forma a que se acabe com o congestionamento actualmente existente.

O Alfa-Pendular mais parece um comboio regional, tanto pela velocidade que lhe é permitido atingir, como pelo facto de fazer paragens em todos os cantos, o TGV vai fazer paragens semelhantes.
O Alfa-Pendular atinge os 300km/h o TGV os 350Km/h, nenhum dos dois em Portugal ultrapassa ou ultrapassará os 250Km/h. Um comboio de alta-velocidade é aquele que ultrapassa os 250Km/h!

O AGV é melhor que o TGV, para que raio vamos investir em algo ultrapassado?

Ligação Lisboa-Porto por Alfa vai leva 2h30 min, com o TGV a nova linha terá 290Km e levará 2h15min. Só para comparar com outro TGV, ligação Paris-Bruxelas, são 310Km, tempo de percurso: 90 minutos!

Sem ligação entre Madrid a Bordéus, Portugal nunca ficará ligado à Europa, mas sim a Espanha.
Por outro lado dado o preço elevado dos bilhetes o TGV será sempre visto como um luxo para a maioria dos portugueses, tal como o avião ainda é visto.
Quanto ao retorno, serão precisos 40 anos para pagar o investimento e esse é puramente teórico!

O TGV tem alto custo de manutenção e é preciso pagar a electricidade por ele gasta, não anda a ar... custo esse que não é referido.
Todos os países que possuem TGV, têm centrais nucleares e um bom excedente energético, Portugal não vai conseguir suportar o TGV sem aumentar a compra de crude para fins energéticos. É bom lembrar que o nosso país não têm autonomia energética!

Quanto à criação de postos de trabalho, serão todos eles temporários durante a construção, recorrendo muito a imigrantes ilegais e no final para os postos de venda de bilhetes e afins serão trabalhadores temporários ou a prazo.

Por tudo isso, TGV, não obrigado!

Em relação ao novo Aeroporto, já alguém foi ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto? Grande renovação, sim senhor, parece um aeroporto digno, só que 70% está às moscas... há áreas da infraestrutura que estão vazias e o local de embarque é tão grande que só alguns é que são usados, pois os restantes são inúteis dado o diminuto tráfego de passageiros que possui.
Usem as bases da FA, ajustem-nas à aviação comercial e pouparão muitos milhares, especialmente se recorrerem à engenharia militar.

Mas tanta informação disponível e ainda se ouvem barbaridades destas :roll:
Essa das 2 horas e 15 min também não sei onde foi buscar, (era na tecla ao lado esquerdo do 2), 1h 15min, este sim, é o tempo correcto, como toda a gente sabe.

Mais vale saber do que ouvir dizer. Ou inventar.