25 de Abril de 1975

  • 18 Respostas
  • 4940 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8598
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 09, 2005, 11:49:23 pm »
Citação de: "emarques"
Curioso, eu quando li o texto pensei mais: "que disparate pegado" do que "grande texto". :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

alfsapt

  • Membro
  • *
  • 249
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 10, 2005, 11:51:52 am »
Citação de: "emarques"
Curioso, eu quando li o texto pensei mais: "que disparate pegado" do que "grande texto". :P


À partida pode ser lido como um texto simples e assim considerar um "disparate" a aparente crítica às leis que sustentam a liberdade colectiva poderem restringir a liberdade individual.

Mas foram as perguntas que o texto me suscitou que me levou a colocá-lo neste tópico.

Comemoramos a liberdade em Portugal, mas sabemos que liberdade queremos?

Ainda na recente imprensa, não me recordo onde, li que o novo Papa "critica a ideia de liberdade da Europa". Isto nos dias em que se comemora o fim da 2ª GG, o que será dizer o mesmo que se comemora a liberdade de muitos povos.

Estes últimos anos provaram o que antes já era claro: a noção de Liberdade difere entre povos e regiões: a mesma palavra tem diferentes interpretações entre Ameriacanos, Europeus, Árabes e Asiáticos.

Nestes dias não basta dizer/saber que se luta pela liberdade mas importa mais saber que liberdade se pretende.

Comemorações da liberdade: Ainda acham estranho que os mais jovens lhe sejam indiferentes?
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8598
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +968/-7472
(sem assunto)
« Responder #17 em: Maio 10, 2005, 12:39:37 pm »
Há um tipo de liberdade que é reclamada por uma classe em particular, a dos "criativos", cineastas (os da passa), poetas, dramaturgos etc, que depois de a terem exigem a intervenção do Estado para patrocinarem os seus delírios pessoais.
E é deles que ouvimos apregoada esse tipo de liberdade...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 10, 2005, 05:45:05 pm »
Citar
Isto nos dias em que se comemora o fim da 2ª GG, o que será dizer o mesmo que se comemora a liberdade de muitos povos.


Será? Muito bom país abdicou de tais celebrações, porque com o fim da WW2 veio a "liberdade" da ocupação soviética...

No telejornal falaram no fim da ww2, ah e tal os alemães são mauzinhos, e quando perguntam ao primeiro velhote cá em Portugal como eram aqueles tempos o homem só disse que não percebia como é possível haver gente comunista depois destes anos todos  :lol:  só me apeteceu levantar-me da cadeira e bater palmas.
"History is always written by who wins the war..."