...ainda tem o problema do buffer (que é a mola de retorno na coronha
Penso que o amigo se esta a referir ao buffer da ciclagem que nao tem nada a ver com a coronha nem molas, e demais este sistema veio resolver os problemas cronicos que armas automaticas tinhao, como limpeza constante e fiabilidade! Este sistema de buffer e a melhor coisa que podia ser inventado para uma espingarda automatica que requere pouca manutencao e fiabilidade!
O "buffer" é a mola/pistão de retorno do carro do ferrolho e está inserido num tubo colocada na coronha. Partindo ou danificando a coronha... chapéu.
A utilização dessa arquitectura permite uma caixa de culatra mais pequena e menos pesada. Não tem quaisquer implicações com a "pouca manutenção" e certamente que coloca em risco a fiabilidade diminuindo a robustez. Basta consultar um esquema que por aí andam para perceber o que digo. No caso da M16 é preciso uma chave especial para retirar um pino aparafusado que retém o buffer/mola de retorno. O buffer também impede a instalação de coronhas dobráveis. Portanto...
E sim, refiro-me à SCAR, embora tolere a FN2000, já que o problema de utilização ambidextra fica resolvido, além de para ela já ter sido concebido um sistema de pontaria para o lançador de granadas (e julgo também para a munição cinética). Tudo num sistema muito compacto.
A FN tem certamente oferta que merece consideração.