Os Espanhois quando viram meia duzia de Marroquinos ocupar umas ilhotas de propriedade Espanhola, perceberam para que servem as alianças...para porcaria nenhuma, só se nos invadirem a capital e sabe Deus!!!
Espanha nessa altura não pediu ajuda militar a ninguém, que me lembre.
Também era só o que faltava, seria até humilhante chamar aos EUA e restantes aliados para actuar em algo tão pequeno.
Meu caro colega, lembra-se só parcialmente, pois a ajuda política foi pedida e não houve condenação das acções de Marrocos. O aval político que é importantíssimo não existiu. Os E.U.A. assobiaram para o lado considerando que se tratava de uma contenda entre dois aliados seus, ou seja, colocou escandalosamente um país Europeu e Marrocos no mesmo saco. Em caso de necessidade viria ajudar? Não, para além de considerar que aquele território não pertence á Europa (coisa extraordinária, fiquei a saber que embora território Espanhol, se não é Europeu não meresse ajuda, ou seja, se não é dentro do ambito da NATO está condenada a ficar sózinha...ricos aliados!!) se não há condenação política não há intervenção militar obviamente. Devo acrescentar que estas questões estão expostas em vários sitios na net, é só procurar!
MALVINAS/FALKLAND, 1982...diz-lhe alguma coisa?
?
Não esperava esta opinião vinda do colega. Apoio incondicional dos E.U.A. á Inglaterra diz-lhe alguma coisa? Fornecimento de equipamento de ultima geração aos Sea Harrier (já com o conflito declarado!!!) sem o qual a Inglaterra teria apanhado um grande arraial de porrada também não lhe diz nada? Equipamento esse que incluiu a ultima versão, na altura, dos misseis ar-ar sidewinder que ofereceram a vitória aos ingleses quer se queira quer não! A grande armada Inglesa teria apanhado a maior tareia dos ultimos séculos não fossem os Harrier e os E.U.A.!!! O programa de computador para os aviões poderem disparar o dito missil foi inclusivé instalado com os aviões já a bordo e a caminho das Malvinas!!!
Informações militares constantes por parte dos E.U.A. ás forças Inglesas, também nunca ouviu falar?
O apoio Norte Americano concedeu a vitória aos Ingleses (mais uma vês!!) e o colega diz-me que não tiveram apoio?
Os nossos vizinhos Espanhois nem a uma declaração política de condenação de atitude provocatória por parte de Marrocos tiveram direito, acha que teriam misseis se deles necessitassem?...é já a seguir !!!!
E já agora aproveitando a deixa, Portugal que não se abitue a constituir uma reserva de armas e munições rasoável e que acredite que em caso de necessidade tudo virá cá parar e depois que corra a pedir ajuda á Virgem Santíssima a vêr se tem sorte! 20 amraams? 5 Harpoons ar- superfície? Deixem-me rir...sabem o que é ser aliado? É que se o conflito fôr com um bom cliente dos E.U.A. eles nem se mexem e dirão que não podem fornecer nem uma fisga enquanto estivermos em conflito e o resto é paleio da treta...acreditem no que quiserem, mas isto não é igual para todos.