NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)

• 153 Respostas
  • 24214 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3829
  • Recebeu: 1916 vez(es)
  • Enviou: 4871 vez(es)
  • +2814/-186
Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Responder #150 em: Dezembro 10, 2025, 12:51:41 pm »
É da mesma altura do NPO - que teve alterações agora, na 3S - mas a minha duvida é se são apenas "conceitos" ou se tem já executado um projecto, incluindo o de detalhe (para além de ter sido "ensaiado"), e se a Marinha os, também, aprova.

Marinha, repito, que falhou na preparação de lançamento do concurso dos NPC, está visto.
« Última modificação: Dezembro 10, 2025, 01:42:40 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

EdWeise

• Membro
  • *
  • 19
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +2/-0
« Responder #151 em: Dezembro 10, 2025, 01:09:46 pm »
No fim de contas, acho que todas estas questões serão respondidas na revisão da LPM no inicio de 2026. Aí vamos ver a alocação por projeto e o que está previsto em relação aos NPC's. Na minha opinião, acho que só vão aumentar o valor alocado ao protótipo e continuar com o projeto anterior. Não podemos estar continuamente a mudar estratégias.

O que me surpreende é que, com o aumento já deste ano na Marinha, que foram cerca de 130 milhões (do que me recordo), nada tenha sido alocado já a este projeto... ou será que foi?  ??? Vamos ter que aguardar e ver...

O mais importante, volto a dizer, é que se produza e desenvolva em Portugal. Essa tem que ser a nossa prioridade para os próximos 10 a 15 anos. Reconstruir, por completo, a nossa industria militar, tanto em termos de desenvolvimento como manufatura. Não consigo entender como é que, com a enorme carencia por estaleiros no mundo, Portugal seja tão lento a criar condições para reconstruir esta industria.

*

PTWolf

• Investigador
  • 1401
  • Recebeu: 706 vez(es)
  • Enviou: 3787 vez(es)
  • +1428/-337
« Responder #152 em: Dezembro 10, 2025, 01:55:24 pm »
O problema não é a falta de (bons) projectos.
O próprio projecto dos NPO se tivesse sido implementado na sua totalidade e a seu tempo teria servido bem o propósito para que foi desenhado (não sendo a melhor solução).

É preciso é tomar a decisão de avançar efetivamente com a construção e por o dinheiro na mesa!
Ah e depois de construidos serem efetivamente equipados na sua totalidade e não andarem desarmados como actualmente. Já para falar de ter que se fazer monitorização com binoculos:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

• Investigador
  • 22280
  • Recebeu: 7916 vez(es)
  • Enviou: 8990 vez(es)
  • +8182/-14001
« Responder #153 em: Dezembro 10, 2025, 02:02:38 pm »
Fartam-se de chorar que faltam meios de patrulha mas avançar com uma construção que seja é que coiso!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas