E têm a certeza que os projectos do AA ou LF 2009 - já com uns bons anos - são bons? terão já o projecto de detalhe? Foram submetidos a "testes"?
Mal ou bem a Marinha preferiu investir tempo (e dinheiro) no conceito novo, num projecto novo; se não fosse da Marinha do "Almirante", se fosse da Damen ou dos gregos... iríamos gostar muito mais do conceito - disruptivo e moderno - NPC 2024. 
Claro que a Marinha falhou na orçamentação... 
Da mesma altura do NPO 2000, o qual vai ter mais 6 unidades. Quanto muito é necessária alguma actualização, mas não será por aí além pois é sobretudo uma atualização das Centauro, feitas no inicio do século

Saudações
P.S. O conceito não é problema. Seja para umas lanchas de fiscalização mais avançadas ou mesmo evoluindo para algo maior que possa substituir os NPO, um dia. A questão é que se a marinha precisa de navios com urgência, deve avançar com projetos com o intuito de o garantir. A partir da altura que isso esteja garantido, um projeto que mesmo que se revele mais caro, pode vir a ser uma mais valia para a marinha é sempre bem vindo.
