Ui, fiquei mais descansado, por momentos pensei que o FMLA seria algo que a Europa considerava válido e útil.
Afinal é só para distribuir trocos por umas PME...
Que alívio, ia ser difícil ver servir mais uma rodada de sapos...
Pelo menos a European Defence Fund reconhece a necessidade da capacidade...
"3.1.12.1.EDF-2026-RA-PROTMOB-FMLA: Future multirole light aircraft
There is a need for a new multirole light aircraft that can bridge the gap between today’s
battlefield and modern technology, as most of the fleet in this segment across the EU is
ageing.
The future multirole light aircraft (FMLA) concept must not duplicate or create fragmentation
of existing systems of turboprop and tactical military transport aircraft and associated
electronic systems. By exploiting the existing platforms, technologies and innovations in
Europe, this research topic can reduce the risks associated with the development of FMLA
capabilities for air-to-ground operations. FMLA should also be effective in specific combat
roles such as light attack, anti-drone interception and close air support.
The objective of this topic is therefore to develop a low-cost, single-engine (turboprop)
aircraft capable of operating in a variety of operational environments, providing direct air
support, ground targeting, intelligence, surveillance and reconnaissance with combat
elements, and air strike coordination and reconnaissance with air traffic control support in a
forward position in hostile environments during counter-terrorism missions."
https://defence-industry-space.ec.europa.eu/document/download/3991ef09-1f18-44d1-baf5-dbe60bbb928a_en?filename=EDF%20Work%20Programme%202026.pdfCertamente será muito mais difícil adaptar uma plataforma já funcional com provas dadas (a qual temos acesso e podemos até participar no melhoramento), a criar uma nova de raiz para fazer as mesmas funções que os top Forum dizem que não existem para alem do treino...
Para fazer um novo é porque existe NECESSIDADE, algo que segundo, mais uma vez, os iluminados, não existia na Europa...
No meu entender seria mesmo bom que a linha de montagem acordada viesse a ser uma realidade e que Portugal participasse tecnologicamente na transformação do ST nesta nova função FMLA.
Se assim for, boa torte a todo o potencial de engenharia aeronáutica que tem vindo a ser criado em Portugal
para ajudar a Europa a ter mais esta capacidade que considera relevante.
O dinheiro é para ver se um meio do tipo A-29 pode ser usado para fazer apoio de tropas. Ninguem vai comprar nada, apenas umas PME vão ganhar uns milhões com isto.