Isto não vai lá com percentagens do PIB.
Isto só poderia funcionar com a criação de uma estrutura de brigadas de vários tipos em que cada país se compromete a manter essas brigadas operacionais, e quando for o caso, móveis.
Estilo: Portugal tem que manter operacionais e com capacidade para projectar forças, uma brigada pesada, duas brigadas mecanizadas e três brigadas de infantaria motorizada (isto para dar um exemplo)
Os gastos, depois cada um que se arranje como puder, desde que utilize os equipamentos standard determinados para cada unidade.
E as brigadas teriam que passar por uma certificação NATO e só no caso de passarem no teste, se poderia considerar como operacional.
Estar a basear as coisas numa percentagem não funciona.
Portugal, em 1580 aceitou um rei estrangeiro, porque ele prometeu que ajudaria a defender os territórios portugueses, ao mesmo tempo que garantia a absoluta autonomia do reino. Tudo funcionou bem no principio, e com Filipe II e Filipe III de Castela, as coisas funcionaram mais ou menos.
Todos os países da Coroa, desde o reino de Portugal, ao principado da Catalunha, reino de Nápoles, Reino de Valência, Aragão e restantes, viviam às custas da coroa de Castela e Leão, que detinha praticamente o monopólio do comércio com as américas. portugueses, aragoneses, valencianos italianos ou catalães eram considerados para todos os efeitos estrangeiros...
Depois, com a queda do preço do ouro e da prata e com a queda da produção, a coroa de Castela e Leão entrou numa crise financeira profunda.
A solução foi obrigar os restantes reinos a pagar impostos para a coroa (estavam praticamente isentos).
Para resolver o problema da falta de tropas, tentou-se instituir um mecanismo chamado "União de Armas" em que os reinos contribuiam com tropas, consoante a sua dimensão e riqueza.
Quando os portugueses começaram a ouvir falar em gastos militares, pensaram. pensaram e depois disseram ...
... Desculpe lá senhor espanhol, assim não quero ... vou-me embora e levo ali aquela coisita sem importância chamada Brasil ...
