6ª Geração

• 500 Respostas
  • 70226 Visualizações
*

Sintra

• Analista
  • 630
  • Recebeu: 311 vez(es)
  • Enviou: 227 vez(es)
  • +57/-32
Re: 6ª Geração
« Responder #480 em: Janeiro 23, 2026, 01:06:36 am »
Não sei se viste as noticias ontem, já não vai haver invasão da Groenlândia nem vai acabar a NATO,  tal como tentei dizer varias vezes aqui não ia acontecer. O melhor que temos a fazer é ignorar o ruído e esperar  os próximos capítulos da decisão da  substituição do F-16 e os programas 6G. Com um pouco de sorte o Homem laranja é impugnado este ano (O republicanos já falam disso abertamente no senado e congresso) e podemos com alguma segurança esperar que a palhaçada na casa branca acabe (de 1 maneira ou outra) deixando estas duvidas existenciais definitivamente para trás e fazer o que realmente é preciso.

A "palhaçada" não vai acabar.
Donald Trump não é um blip histórico.
Ele foi RE-ELEITO depois do que se passou no dia 6 de Janeiro de 2021...
Não foi um erro. É o que é.
Não existem garantias absolutamente nenhumas de que não vamos ter problemas graves...
Se não for na "Greenland", serâ na "Iceland" ou em "Scotland" ou noutro sitio qualquer.
E existem probabilidades algo razoáveis de que as próximas eleições nos EUA não sejam lá muito "livres"... ou ainda pode perfeitamente acontecer que apanhemos com um Presidente JD Vance/Stephen Miller/Trump Jr.

É o que diz o dc, adia-se a decisão sobre a escolha do substituto do F-16 durante uns tempos.

« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 01:14:06 am por Sintra »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Vicente de Lisboa

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • Recebeu: 929 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +468/-2219
« Responder #481 em: Janeiro 23, 2026, 09:05:11 am »
É o que diz o dc, adia-se a decisão sobre a escolha do substituto do F-16 durante uns tempos.
Ou seja, no mínimo até 2029... a correr bem.
Até lá voam os F16?
"E se perdermos algum piloto por acidentes originados pelo estado das células"?
Ninguém questiona agora?
Mesmo que decidas em 2029, quando integras o novo modelo da FAP? 2035?
E se voltar a ganhar Trump ou um dos seus discípulos? Voltamos a adiar?
Afinal o que interessa é a defesa de Portugal e dos seus aliados, ou comprar "made in USA"?
Adiar o quê? Decidam-se mas é pela integração "imediata" de um modelo europeu capaz e depois pelo comboio a apanhar no G6.
Os turcos já receberão os primeiros EF em Fevereiro.
É um meio muitíssimo superior ao atual F16 português.
Não há que inventar e muito menos adiar, sobretudo porque as ameaças (reais) aumentaram a ocidente.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Patrao

*

dc

• Investigador
  • 10628
  • Recebeu: 5486 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +5386/-1447
« Responder #482 em: Janeiro 26, 2026, 04:54:05 pm »
Dois comentários.
Até agora era inadiável. Tanto como era inquestionável a amizade do tio sam. Em que ficámos?
À espera de melhores dias do outro lado para decidirmos a nossa vida?  Nem te digo o que nesse caso parecemos...

Segundo, pela tua lógica,  se esse país se tornar em alguma das tais coisas, fazemos o quê? Fugimos para a Rússia, China? Entregamo-nos?

Eu nunca disse que era inadiável. Aliás, a compra de novos caças, com a revisão da LPM de 2023, indicava que só receberíamos os primeiros em 2035 (não havia qualquer verba prevista até 2034), que é como quem diz que a decisão seria tomada lá para 2028-2030.

Apenas um número muito reduzido de optimistas é que torciam os dedos para que se decidisse até 2025, de modo a receber os primeiros já em 2030.

A FAP viu foi uma oportunidade de decidir mais cedo, com o maior apetite de investir na Defesa desde 2022, e com a conversa dos "5%". Só que saiu o tiro pela culatra, por causa do Trump a fazer Trumpices.

Não é à espera de melhores dias, é à espera de ver como fica a situação política nos EUA, para evitar estourar dinheiro em caças obsoletos só para fingir que se renovou a frota.

Se a situação nos EUA volta a mudar nos próximos 4/5 anos, terias feito figura de urso a comprar caças 4.5G novos para nada.

Se os EUA se tornar verdadeiramente hostil, a Europa fica no meio de 3 potências nucleares hostis.
Se os EUA virarem uma ditadura, eu sei que o teu anti-americanismo vai fazer-te vir aqui dizer que devíamos ser aliados da Rússia e China, como se fossem melhor solução, porque tanto o Xi como o Putin são ditadores de bem.

Em qualquer dos casos, ter eurocanards não vai mudar nada.
Num caso de hostilidade americana, os 6G europeus são a melhor opção.
E tu aumentas a chance de participar num programa 6G, ao não estourar vários milhares de milhões num eurocanard (porque a questão financeira ainda se aplica).

*

dc

• Investigador
  • 10628
  • +5386/-1447
« Responder #483 em: Janeiro 26, 2026, 05:13:40 pm »
Ou seja, no mínimo até 2029... a correr bem.
Até lá voam os F16?
"E se perdermos algum piloto por acidentes originados pelo estado das células"?
Ninguém questiona agora?
Mesmo que decidas em 2029, quando integras o novo modelo da FAP? 2035?
E se voltar a ganhar Trump ou um dos seus discípulos? Voltamos a adiar?
Afinal o que interessa é a defesa de Portugal e dos seus aliados, ou comprar "made in USA"?
Adiar o quê? Decidam-se mas é pela integração "imediata" de um modelo europeu capaz e depois pelo comboio a apanhar no G6.
Os turcos já receberão os primeiros EF em Fevereiro.
É um meio muitíssimo superior ao atual F16 português.
Não há que inventar e muito menos adiar, sobretudo porque as ameaças (reais) aumentaram a ocidente.

Sim, até lá voam F-16, foi sempre esse o plano.
O plano até era voarem até 2035.

Mas de repente "descobriram" que afinal já não aguentam voar tanto tempo, apesar de terem voado menos que os F-16 dos aliados, que aguentaram mais anos.

Nesta "descoberta", não foram capazes de fazer uma contagem de quantas células estão em bom estado e quantas em mau estado? Vão dizer que estão todas iguais, apesar de não terem todas o mesmo nível de uso, entre os originais comprados novos, e os usados que foram entrando ao serviço a conta-gotas? E ainda foram cancelar a modernização dos tais 3 F-16 adicionais que a FAP anda à espera há anos, e que permitia distribuir melhor as h/voo pelas aeronaves?

Continua a cheirar a tusa do mijo, de querer comprar já um caça novo, e descartar prematuramente os F-16.
Até porque ainda existia a opção de ir buscar mais uns quantos para modernizar, ou simplesmente comprar uns em segunda-mão, para aguentar as esquadras com uma solução de baixo custo e de rápida integração.

Assim, se voltasse a ganhar o MAGA, tinhas aeronaves em condições de uso, e entravas num programa 6G, sem estourar 5000M em eurocanards pelo meio.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • +468/-2219
« Responder #484 em: Janeiro 26, 2026, 07:15:15 pm »
Se a situação nos EUA volta a mudar nos próximos 4/5 anos, terias feito figura de urso a comprar caças 4.5G novos para nada.
Figura de ursos, pinguins ou parvos estão a fazer neste momento dinamarqueses,    canadianos, holandeses ( esses nem piam), belgas... com a base das suas forças aéreas em causa.
Como explicarão esses cérebros iluminados, grandes estrategas, a posição em que se colocaram? O que vale é que na Europa não é necessário explicar nada, meia dúzia de retóricas chegam para enganar tolos.

Se os EUA virarem uma ditadura, eu sei que o teu anti-americanismo vai fazer-te vir aqui dizer que devíamos ser aliados da Rússia e China, como se fossem melhor solução, porque tanto o Xi como o Putin são ditadores de bem.
O que tu chamas de "anti-americanismo" é,  na realidade,  pragmatismo,  cautela, experiência... de quem anda por cá há tempo suficiente para perceber que para eles não há amigos, aliados, regras... tudo se resume aos seus interesses diretos e nada mais.
Hipocrisia,  incoerência, mentira, desrespeito pelas entidades e países... já os vi fazer de tudo um pouco.  Não me contaram, vi. Assim como os vi "trairem" grandes amigos (e clientes) quando lhes deu jeito.
Se eu me fio nos russos ou chineses? Nunca, mas pôr-me numa posição de total dependência dos teus amigos como a cúpula (leia-se corja) europeia fez, é totalmente estúpido.  Os resultados estão à vista.
Mas, diga-se de passagem, se todos pensarem como tu,  desvalorizando o maior ataque das últimas décadas à Europa,  europeus e inclusivamente à tua NATO, que também sabes a minha opinião sobre ela, provavelmente merecemos mesmo fazer o papel de palhaços a que nos estão a submeter,  marionetas nas mãos de todos os que realmente têm poder.
Não te preocupes comigo, com o Trump ou com o Putin.  Não somos nós o perigo.  Não fazemos falta.
Para isso estão cá tu e outros que se prestam a qualquer figura em prol de quem nos ofende e ataca.
Manda vir F35's com ou sem interruptor,  paletes. E faz de conta que não se passou nada.
"Vai ficar tudo bem" 🌈🌈🌈

Até pões em causa a FAP para defenderes o indefensável. Se calhar são eles os mentirosos, os F16 não têm nada, é só tanga.
Devias antes questionar-te sobre a qualidade daquilo que nos venderam, porque já referi no tópico certo, fadiga precoce do material em condições de utilização longe de serem "extremas" tem que se lhe diga.  E não é a manutenção que interfere no processo...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pilotasso

• Perito
  • **
  • 303
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 156 vez(es)
  • +59/-64
« Responder #485 em: Janeiro 26, 2026, 07:18:39 pm »
Como o CEMFA disse e bem , já devíamos ter iniciado a substituição dos F-16 há 20 anos . Depois de assinado o contrato do novo caça teremos ainda de esperar mais 7 anos com toda a degradação dos F-16 que irá avançar até lá.
Como também não modernizamos para o padrão viper neste momento enviar esses aviões na configuração em que estão para o combate seria arriscar a vida dos pilotos para além do irresponsável. Se há oportunidade de investimento está plenamente justificado. Só peca por já ser muito tarde.

Figura de ursos, pinguins ou parvos estão a fazer neste momento dinamarqueses,    canadianos, holandeses ( esses nem piam), belgas... com a base das suas forças aéreas em causa.
Como explicarão esses cérebros iluminados, grandes estrategas, a posição em que se colocaram? O que vale é que na Europa não é necessário explicar nada, meia dúzia de retóricas chegam para enganar tolos.

O que tu chamas de "anti-americanismo" é,  na realidade,  pragmatismo,  cautela, experiência... de quem anda por cá há tempo suficiente para perceber que para eles não há amigos, aliados, regras... tudo se resume aos seus interesses diretos e nada mais.
Hipocrisia,  incoerência, mentira, desrespeito pelas entidades e países... já os vi fazer de tudo um pouco.  Não me contaram, vi. Assim como os vi "trairem" grandes amigos (e clientes) quando lhes deu jeito.
Se eu me fio nos russos ou chineses? Nunca, mas pôr-me numa posição de total dependência dos teus amigos como a cúpula (leia-se corja) europeia fez, é totalmente estúpido.  Os resultados estão à vista.
Mas, diga-se de passagem, se todos pensarem como tu,  desvalorizando o maior ataque das últimas décadas à Europa,  europeus e inclusivamente à tua NATO, que também sabes a minha opinião sobre ela, provavelmente merecemos mesmo fazer o papel de palhaços a que nos estão a submeter,  marionetas nas mãos de todos os que realmente têm poder.
Não te preocupes comigo, com o Trump ou com o Putin.  Não somos nós o perigo.  Não fazemos falta.
Para isso estão cá tu e outros que se prestam a qualquer figura em prol de quem nos ofende e ataca.
Manda vir F35's com ou sem interruptor,  paletes. E faz de conta que não se passou nada.
"Vai ficar tudo bem" 🌈🌈🌈

Até pões em causa a FAP para defenderes o indefensável. Se calhar são eles os mentirosos, os F16 não têm nada, é só tanga.
Devias antes questionar-te sobre a qualidade daquilo que nos venderam, porque já referi no tópico certo, fadiga precoce do material em condições de utilização longe de serem "extremas" tem que se lhe diga.  E não é a manutenção que interfere no processo...

Estar sempre a mencionar que o F-35 ser americano é um problema e depois apontar alternativas que para além de possuir motores e equipamentos americanos são de 1 geração abaixo não encaixa no conceito de pragmatismo...  ::)
« Última modificação: Janeiro 26, 2026, 07:32:48 pm por Pilotasso »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • +468/-2219
« Responder #486 em: Janeiro 26, 2026, 08:09:15 pm »
Estar sempre a mencionar que o F-35 ser americano é um problema e depois apontar alternativas que para além de possuir motores e equipamentos americanos são de 1 geração abaixo não encaixa no conceito de pragmatismo...  ::)

Onde viste isso?
Eurofighter, RAFALE, americanos?

E achas que o próprio GRIPEN tem a mesma dependência do que o F35?

E que tem o meu pragmatismo relativamente à política deles a ver com os aviões em si?

João Pereira

*

Pilotasso

• Perito
  • **
  • 303
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 156 vez(es)
  • +59/-64
« Responder #487 em: Janeiro 26, 2026, 11:16:45 pm »
Ei vi vários posts teus sobre o gripen, incluindo com o motor alternativo europeu que mais não era que fake news que se espalhou nas redes sociais, para além de dares apio KF-21. Não és o único nem o pior prevaricador  :mrgreen: mas ainda agora vi na thread do F-35. Eu sei que sou excêntrico mas (ainda) não estou maluco.  :G-sig: :toto: :Amigos:

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • +468/-2219
« Responder #488 em: Hoje às 08:11:39 am »
Põe mais tabaco nisso...😂

KF-21? Eu, que sempre bati na tecla do caça europeu?

Fui sempre contra a vinda do F35 sem condições e negociação convenientes. BA4...

Defendi sempre ser impensável o F35 como único caça da FAP. E muito menos que fosse "a única hipótese".

Que Portugal deveria priorizar modelos europeus, entre eles o GRIPEN, sobretudo como segundo caça, e apenas se o negócio for apelativo. Seja economicamente, seja por trazer algo "agarrado" dos suecos, que destaco o AEW&C, G6....

A história do motor, fake ou não,  não coloca a dependência operacional do GRIPEN em patamares sequer comparáveis ao F35. Mas mesmo assim,  se tal poderá efetivamente por em causa a sua utilização futura é simples... risca.

Sempre questionei (e questiono) a supremacia tão alargada propagandeada do F35 relativamente aos caças europeus, sobretudo nos TO's com maior probabilidade de se efetivarem nas nossas FA's.

Deves estar a confundir-me com alguém, mas não há problema.
Abraço
João Pereira

*

dc

• Investigador
  • 10628
  • +5386/-1447
« Responder #489 em: Hoje às 03:30:38 pm »

Engraçado que os Canadianos, que até já foram mencionados por Trump como 51⁰ Estado, não há meio de cancelarem o F-35 para ir comprar um caça Europeu.

Porque será? Será porque nenhum dos caças europeus cumpre os requisitos tecnológicos? Estranho que o país que mais urgência e razão teria para não comprar o avião, continua a não querer nenhuma das alternativas.

A Saab até lhes propôs recentemente um pacote de 72 Gripen E + 6 GlobalEye com fábrica local dos Gripen e criação de 12600 postos de trabalho, e nem assim o Canadá quer!

A razão é simples, os 4.5G já não servem para Forças Aéreas que só querem operar 1 modelo de caça.

Para o Canadá, se considerarem os EUA como ameaça, ter um Eurocanard no lugar do F-35 não vai mudar nada.
-F-35 com um suposto "kill switch", é como se não tivessem caças;
-Eurocanards levam com outro tipo de "kill switch" na testa, lançado de F-35 ou F-22 americanos, e o efeito é o mesmo.

Neste contexto, as contas que o Canadá está a fazer, não é face a uma ameaça americana, mas sim russa. E neste contexto, o F-35 oferece vantagens tecnológicas claras, inclusive multiplicação de força, já os eurocanards não oferecem o mesmo nível de supremacia tecnológica.

Com base nestas duas variáveis, vai sempre ganhar o F-35.

Eu posso explicar em futebolês:

Fase de grupos com Canadá (c/F-35), EUA e Rússia.
-EUA 100-0 Canadá
-Canadá 1-0 Rússia

Canadá faz 3 pontos.

Fase de grupos com Canadá (Eurocanard), EUA e Rússia.
-EUA 100-0 Canadá
-Canadá 0-1 Rússia

Canadá faz 0 pontos.

Capiche?

Do ponto de vista do Canadá, abdicar de F-35 por um Eurocanard, era o mesmo que abdicar das Type 26 por umas Type 23 com sensores modernos. Tecnologicamente não faz sentido.

Já os outros países europeus, decidiram com base no mesmo. Quanto muito tens de culpar é os franceses, alemães, etc por não terem desenvolvido um 5G há mais tempo, vivendo no mundo da fantasia de que os Rafale/Typhoon eram a última bolacha do pacote, e que a paz era eterna.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • +468/-2219
« Responder #490 em: Hoje às 03:55:14 pm »
Do ponto de vista do Canadá, abdicar de F-35 por um Eurocanard, era o mesmo que abdicar das Type 26 por umas Type 23 com sensores modernos. Tecnologicamente não faz sentido.

E se a leitura for... que não abdicam, ainda, por medo de represálias e pressão política?

Achas mesmo que é com os russos que o Canadá se deve preocupar? Sê sincero,  sabes que não...

O mesmo se passou com o México recentemente ao adquirir um quinta geração de transporte dos anos 50... recauchutado.

Está tudo ameaçado,  encolhido... derivado à posição submissa em que se colocaram.

"SE FIZEREM UM ACORDO, TAFIFAS DE 100%"... reconheces as palavras? Queres falar de liberdade e soberania?

O resto do mundo de 4, mais preocupados em não ser os próximos do que com direitos internacionais.

Mas estamos a desviar-nos do tópico porque,  graças a Deus,  o G6 não será americano.

Venha ele depressa, não vá o pateta laranja deixar descendência...
João Pereira

*

Lampuka

• Investigador
  • 1972
  • +468/-2219
« Responder #491 em: Hoje às 04:03:43 pm »
Nem de propósito...

EUA pressionam Canadá e ameaçam rever acordo do NORAD caso compra do F-35 seja reduzida - Poder Aéreo https://share.google/0dKP43u2fUDoHpOFG
João Pereira

*

dc

• Investigador
  • 10628
  • +5386/-1447
« Responder #492 em: Hoje às 04:29:25 pm »

Não, tu és ideologicamente anti-americano.

Mas não se poderia esperar outra coisa de uma pessoa que era contra o apoio militar à Ucrânia contra a Rússia, achando preferível continuar a ser "bons amigos" com os russos.

Comprar F-35 não é "total dependência", quando 95% dos programas até agora têm trazido às FA produtos não-americanos.

Mas já sei, que nessa matemática de homem das cavernas, ter 1 programa no meio de vários em que o país opta por um avião americano, representa dependência total dos mesmos.

Como todos sabemos, 1 programa em 10 = 100% dos programas.  ::)

De facto tens razão, os resultados (da tua matemática) estão à vista.

Tu desvalorizaste vezes sem conta o maior ataque feito à Europa das últimas 3 décadas por parte da Rússia, mas queres valorizar os ataques de um lunático, que cada vez que abre a boca perde popularidade no próprio país?

Para ti, total dependência energética da Rússia não tem problema, mas a FAP ter um avião americano é que não!!!!!!

Eu sei qual é a tua opinião da NATO. Nesse aspecto tens algo em comum com o BE e PCP, que era Portugal sair da aliança.

A parte que te esqueces é que Portugal em 10-20 anos Portugal perdia a independência ou perdia algum território.

Não te preocupes comigo, com o Trump ou com o Putin.  Não somos nós o perigo.

Incluíres-te nesse grupo, com Trump e Putin, tem a sua piada.  :mrgreen:

Uma pessoa já não precisa de ofender, que a malta ofende-se a si própria.

Ou então aguentas os F-16 mais uns anos a ver o que realmente acontece.

It's a simple fucking concept

Não sei se são mentirosos. Mas sei que na LPM de 2019 não havia problema com os F-16, e na revisão de 2023 também não.

De repente "lembraram-se"? Ou seja, em 2023 estava tudo bem, e a expectativa era caças só em 2035. 2024/25 está tudo a cair de podre.

O que me cheira, é que acharam que com a saída do PS, iam ter mais sorte com a compra de caças.

Mas podemos perguntar antes, o que é que falhou para não se ter identificado em 2023 tais problemas?
Ou será que a FAP foi ofuscada pela compra de ST, do 6⁰ KC e do 2⁰ simulador, tudo por uma verba superior a 400M, e esqueceu-se de alertar para os problemas dos F-16, que na altura, ainda sem Trump, teriam sido facilmente resolvidos com uma compra de oportunidade de mais F-16 para desenrascar e assim manter o plano de novos caças com entregas em 2035?

Como é que explicas que tenham sido cancelados os 3 F-16MLU que vinham render alguns que foram vendidos à Roménia? Como é que explicas que se deu prioridade a negociatas, ao invés de se ir buscar mais uns quantos F-16 para fazer MLU, e render os aviões que estão alegadamente em pior estado?

O timing de tudo isto é estranho.

Depois querem falar de pragmatismo?

Se assumirmos que o estado da frota F-16 é como descrito, onde é que está o pragmatismo ao se dar prioridade a avionetas COIN e a aumentar ainda mais o número de aeronaves de transporte táctico para 10?
Porque é que não se aplicou a mesma lógica que levou à compra dos P-3 alemães? Esqueceram-se que isso era opção?

Realmente pragmatismo é fantasiar com 2 modelos de caças diferentes, com custos de aquisição astronómicos, operacionalidade duvidosa, custos de sustentação das duas frota elevadíssimos, e depois ainda fantasiar que 15 anos depois vamos comprar 6G novos ainda mais caros. Tudo por apenas 11/12 mil milhões de euros.

Já esticar a operação dos F-16 por mais uns anos, nem que fosse necessário comprar mais meia dúzia de MLU para desenrascar, não é pragmatismo. Make it make sense.

*

LM

• Investigador
  • 3948
  • Recebeu: 2003 vez(es)
  • Enviou: 5025 vez(es)
  • +2992/-239
« Responder #493 em: Hoje às 04:38:19 pm »
Vou repetir-me... não comparem a posição de quem já tinha contratos assinados (ou concursos e negociações já decididas) com quem (nós!) estava a começar o processo; e não comparem um avião ter motores, parafusos, alguns sensores de empresas americanas com a "dependência" do F-35 em "ligar-se" aos servidores do fabricante (e ser 5G, com o desconhecimento da "dependência" que isso acarreta).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Ghidra

• Analista
  • 603
  • Recebeu: 328 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +351/-313
  • 🙈🙉🙊
« Responder #494 em: Hoje às 04:39:26 pm »
O CEMFA disse na entrevista que espera uma decisão do governo até ao fim do ano, eu interpreto isso como uma espera para as eleições americanas, se os resultados  não forem uma derrota histórica do movimento MAGA acho podem ir por outro caminho...