O que tu chamas de "anti-americanismo" é, na realidade, pragmatismo, cautela, experiência... de quem anda por cá há tempo suficiente para perceber que para eles não há amigos, aliados, regras... tudo se resume aos seus interesses diretos e nada mais.
Hipocrisia, incoerência, mentira, desrespeito pelas entidades e países... já os vi fazer de tudo um pouco. Não me contaram, vi. Assim como os vi "trairem" grandes amigos (e clientes) quando lhes deu jeito.
Não, tu és ideologicamente anti-americano.
Mas não se poderia esperar outra coisa de uma pessoa que era contra o apoio militar à Ucrânia contra a Rússia, achando preferível continuar a ser "bons amigos" com os russos.
Se eu me fio nos russos ou chineses? Nunca, mas pôr-me numa posição de total dependência dos teus amigos como a cúpula (leia-se corja) europeia fez, é totalmente estúpido. Os resultados estão à vista.
Comprar F-35 não é "total dependência", quando 95% dos programas até agora têm trazido às FA produtos não-americanos.
Mas já sei, que nessa matemática de homem das cavernas, ter 1 programa no meio de vários em que o país opta por um avião americano, representa dependência total dos mesmos.
Como todos sabemos, 1 programa em 10 = 100% dos programas.

De facto tens razão, os resultados (da tua matemática) estão à vista.
Mas, diga-se de passagem, se todos pensarem como tu, desvalorizando o maior ataque das últimas décadas à Europa, europeus e inclusivamente à tua NATO, que também sabes a minha opinião sobre ela, provavelmente merecemos mesmo fazer o papel de palhaços a que nos estão a submeter, marionetas nas mãos de todos os que realmente têm poder.
Tu desvalorizaste vezes sem conta o maior ataque feito à Europa das últimas 3 décadas por parte da Rússia, mas queres valorizar os ataques de um lunático, que cada vez que abre a boca perde popularidade no próprio país?
Para ti, total dependência energética da Rússia não tem problema, mas a FAP ter um avião americano é que não!!!!!!
Eu sei qual é a tua opinião da NATO. Nesse aspecto tens algo em comum com o BE e PCP, que era Portugal sair da aliança.
A parte que te esqueces é que Portugal em 10-20 anos Portugal perdia a independência ou perdia algum território.
Não te preocupes comigo, com o Trump ou com o Putin. Não somos nós o perigo.
Incluíres-te nesse grupo, com Trump e Putin, tem a sua piada.

Uma pessoa já não precisa de ofender, que a malta ofende-se a si própria.
Para isso estão cá tu e outros que se prestam a qualquer figura em prol de quem nos ofende e ataca.
Manda vir F35's com ou sem interruptor, paletes. E faz de conta que não se passou nada.
Ou então aguentas os F-16 mais uns anos a ver o que realmente acontece.
It's a simple fucking conceptAté pões em causa a FAP para defenderes o indefensável. Se calhar são eles os mentirosos, os F16 não têm nada, é só tanga.
Não sei se são mentirosos. Mas sei que na LPM de 2019 não havia problema com os F-16, e na revisão de 2023 também não.
De repente "lembraram-se"? Ou seja, em 2023 estava tudo bem, e a expectativa era caças só em 2035. 2024/25 está tudo a cair de podre.
O que me cheira, é que acharam que com a saída do PS, iam ter mais sorte com a compra de caças.
Mas podemos perguntar antes, o que é que falhou para não se ter identificado em 2023 tais problemas?
Ou será que a FAP foi ofuscada pela compra de ST, do 6⁰ KC e do 2⁰ simulador, tudo por uma verba superior a 400M, e esqueceu-se de alertar para os problemas dos F-16, que na altura, ainda sem Trump, teriam sido facilmente resolvidos com uma compra de oportunidade de mais F-16 para desenrascar e assim manter o plano de novos caças com entregas em 2035?
Como é que explicas que tenham sido cancelados os 3 F-16MLU que vinham render alguns que foram vendidos à Roménia? Como é que explicas que se deu prioridade a negociatas, ao invés de se ir buscar mais uns quantos F-16 para fazer MLU, e render os aviões que estão alegadamente em pior estado?
O timing de tudo isto é estranho.
Depois querem falar de pragmatismo?
Se assumirmos que o estado da frota F-16 é como descrito, onde é que está o pragmatismo ao se dar prioridade a avionetas COIN e a aumentar ainda mais o número de aeronaves de transporte táctico para 10?
Porque é que não se aplicou a mesma lógica que levou à compra dos P-3 alemães? Esqueceram-se que isso era opção?
Realmente pragmatismo é fantasiar com 2 modelos de caças diferentes, com custos de aquisição astronómicos, operacionalidade duvidosa, custos de sustentação das duas frota elevadíssimos, e depois ainda fantasiar que 15 anos depois vamos comprar 6G novos ainda mais caros. Tudo por apenas 11/12 mil milhões de euros.
Já esticar a operação dos F-16 por mais uns anos, nem que fosse necessário comprar mais meia dúzia de MLU para desenrascar, não é pragmatismo. Make it make sense.