6 Geração

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Subsea7

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Re: 6 Geração
« Responder #240 em: Setembro 21, 2025, 11:13:57 pm »
Estive a procurar alguma informação sobre os 2 projectos,  GCAP e FCAS, e daquilo que encontrei,  que é sempre muito relativo,  fala-se num raio operacional do FCAS a rondar os 2700km sem reabastecimento. 
Do GCAP não encontrei nada, não sei se alguém tem essa informação.
Se marcarem um ponto no Maps, simulando uma qualquer base aérea no nosso território, e "brincarem" com esse raio, vão reparar que, por exemplo,  os países do norte de África mais susceptíveis de se tornarem perigosos, estão perfeitamente ao nosso alcance.
Mesmo o leste fica coberto até aos países que fazem fronteira com a Rússia e Ucrânia. 
E a norte cobrimos a Dinamarca e a saída do Báltico.
Obviamente que é necessário verificar mais tarde as condições em que o faríamos, mas não podemos ignorar ainda a capacidade de reabastecimento aéreo e, sobretudo,  a potencial utilização de drones asa.
Parece muita areia para o nosso camião...
Mas também operarmos a estas distâncias, diretamente, me parece.
Eu continuo a pensar que a prioridade deveria ser a defesa. 
Investir em cobertura radar, sistemas antiaéreos, AEW&C... e cobrimos conveniente os flancos sul e oeste da Europa.
Mar e Ar.

Há alguns manda chuva na FAP que defendem um reforço da capacidade de radar, reabastecimento em voo, AEW/C e defesa aérea a alta altitude... Mas não está fácil vingar...

Diz que estão a tentar preparar o reabastecimento aéreo dos KC390.

Pois, mas quem paga a certificação ? E a campanha de testes?
Se forem inteligentes, comprar 1 767 ou A-330 e convertem em tanker.
Cps
 

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Lampuka

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Re: 6 Geração
« Responder #241 em: Setembro 21, 2025, 11:18:45 pm »
A utilização desta capacidade do KC-390 deveria ser prioritária.
Inicialmente em aviões dos nossos aliados,  destacando o meio para os TO's atuais.
E desenvolver o mais rapidamente possível a integração de um flying boom que aumentaria substancialmente as capacidades do avião.
Ponham dinheiro na engenharia portuguesa,  vão ver que as soluções vão aparecer...
E seria mais um contributo com retorno económico.
Essa mania de que só os outros têm capacidade é injusta,  porque não falta engenharia portuguesa em projectos bem mais complexos.
Metam dinheiro para investigação nas universidades.
João Pereira
 
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Re: 6 Geração
« Responder #242 em: Setembro 21, 2025, 11:27:02 pm »
Citar
Pois, mas quem paga a certificação ? E a campanha de testes?
Se forem inteligentes, comprar 1 767 ou A-330 e convertem em tanker.
Investe o Estado, que é diferente de pagar.
No fim, potencia vendas de mais aviões,  com retorno direto na nossa economia.
E, caso sejamos capazes de encontrar e implementar a solução,  vendemos o próprio sistema.
A L3Harris anda à volta do assunto,  mas para já parece não ter solução.
Comprar aviões é mais simples,  mas não nos traz nada.
João Pereira
 

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Subsea7

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Re: 6 Geração
« Responder #243 em: Setembro 21, 2025, 11:35:35 pm »
A utilização desta capacidade do KC-390 deveria ser prioritária.
Inicialmente em aviões dos nossos aliados,  destacando o meio para os TO's atuais.
E desenvolver o mais rapidamente possível a integração de um flying boom que aumentaria substancialmente as capacidades do avião.
Ponham dinheiro na engenharia portuguesa,  vão ver que as soluções vão aparecer...
E seria mais um contributo com retorno económico.
Essa mania de que só os outros têm capacidade é injusta,  porque não falta engenharia portuguesa em projectos bem mais complexos.
Metam dinheiro para investigação nas universidades.

O flying boom, é algo de comum, não é preciso inventar a roda...
Além disso as nações aliadas, preferem investir em meios testados e que funcionam como o A-330 MRTT ou o KC-767...
A pool NATO em Eindhoven é com A-330 MRTT...
Assim de repente, UK, Espanha, Holanda, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França,Rép Checa,Noruega... com MRTT A-330, Itália com KC-767...
Por cá queremos "Inventar"...
« Última modificação: Setembro 21, 2025, 11:38:16 pm por Subsea7 »
 

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Lampuka

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Re: 6 Geração
« Responder #244 em: Setembro 22, 2025, 12:23:46 am »
Não é preciso inventar, mas o certo é que ainda não está disponível no KC390.
E porque não podemos aproveitar e desenvolver capacidades num avião em que somos parte do consórcio que o constrói e teremos pelo menos 6 unidades, e devemos comprar outro modelo, novo ou usado?
Além de que poderá explorar um nicho específico,  Agile Tanker?
Mas estamos a desviar-nos do assunto.
G6, 25 a 30 anos.
Pode ser que nos calhe alguma coisa.
João Pereira
 

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Duarte

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Re: 6 Geração
« Responder #245 em: Setembro 22, 2025, 12:57:23 am »
Germany explores how to replace France in Europe’s flagship fighter jet project

https://www.politico.eu/article/germany-france-europe-fighter-jet-defense-aviation/
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

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Red Baron

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Re: 6 Geração
« Responder #246 em: Setembro 22, 2025, 05:01:26 pm »
Analisando aquelas que aqui se dizem ser as principais diferenças entre o GCAP e o FCAS, nitidamente parece-me que as nossa necessidades operacionais se enquadram mais no último.
Tal como a Suécia.
Por isso, não sei se não deveríamos ir por aí,  caso exista possibilidade.

O FCAS é a alternativa ao F-35. O GCAP é muito influenciado pelo Mitsubishi F-X  ou seja uma alternativa ao F-22.

Quanto o que é melhor para nós depende se compramos o F-35 agora ou esperamos.

Se não comprarmos, defendes o quê? GCAP?

Estamos a falar apenas de projectos que ainda existem dentro de computadores e com dados de estimativas.

Mas o combo GCAP+F-35 parece ser bastante interessante. Já o FCAS+F-35 não parece fazer muito sentido.
 
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Re: 6 Geração
« Responder #247 em: Setembro 22, 2025, 06:05:07 pm »
Pois...
Eu, não defendendo a vinda do F35, mas sim de um G4.5 até à chegada de um G6, vejo melhor o FCAS.
Qualquer coisa a rondar os 40 G4.5, duas esquadras,  modelos diferentes, bem armados e distribuídos no país, não se limitando a missões de policiamento e supremacia aérea, desenvolvendo as capacidades de ASuW e ASM.
Daqui a 25/30 anos integração do G6 com o mesmo tipo de valências, mas devidamente apoiados pelos meios complementares necessários.
São visões...
« Última modificação: Setembro 22, 2025, 06:05:43 pm por Lampuka »
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Pilotasso

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Re: 6 Geração
« Responder #248 em: Setembro 22, 2025, 06:30:47 pm »
Analisando aquelas que aqui se dizem ser as principais diferenças entre o GCAP e o FCAS, nitidamente parece-me que as nossa necessidades operacionais se enquadram mais no último.
Tal como a Suécia.
Por isso, não sei se não deveríamos ir por aí,  caso exista possibilidade.

O FCAS é a alternativa ao F-35. O GCAP é muito influenciado pelo Mitsubishi F-X  ou seja uma alternativa ao F-22.

Quanto o que é melhor para nós depende se compramos o F-35 agora ou esperamos.

Não sei se concordo com isto. Geralmente 2 aviões de gerações diferentes não são alternativos. Quando o FCAs chegar o F-35 já estará a precisar de MLU, pelo menos os que já foram entregues.
« Última modificação: Setembro 22, 2025, 06:31:22 pm por Pilotasso »
 
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Re: 6 Geração
« Responder #249 em: Setembro 22, 2025, 06:37:51 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

Cps
 
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Re: 6 Geração
« Responder #250 em: Setembro 22, 2025, 06:42:48 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

Cps

Typhoon melhor que o Rafale F5 ?  Não me parece ! Nem do F4 !

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Re: 6 Geração
« Responder #251 em: Setembro 22, 2025, 06:44:06 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

Cps

Typhoon melhor que o Rafale F5 ?  Não me parece ! Nem do F4 !

Pelo menos não precisa de integrar as JDAM, Litening, AMRAAM etc...
 

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Re: 6 Geração
« Responder #252 em: Setembro 22, 2025, 06:46:42 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

Cps

Typhoon melhor que o Rafale F5 ?  Não me parece ! Nem do F4 !
O Typhoon Tranche 4 com o Captor Mk2 bate todos os outros aparelhos G4.5 e nem sequer tem piada...
 
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Re: 6 Geração
« Responder #253 em: Setembro 22, 2025, 06:51:17 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

Cps

Typhoon melhor que o Rafale F5 ?  Não me parece ! Nem do F4 !
O Typhoon Tranche 4 com o Captor Mk2 bate todos os outros aparelhos G4.5 e nem sequer tem piada...
O Tranche 4 e feito para alta altitude e velocidade para interceptar, o F5 e mais para baixa altitude e maior payload para missões complexas !

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Re: 6 Geração
« Responder #254 em: Setembro 22, 2025, 07:02:38 pm »
A força aérea portuguesa, sabe uma coisa, que terá de receber F-35A se quiser manter a paridade com os aliados, pois se esperar pelo 6g (que provavelmente nunca virá), só lá para 2050...
Como já disse...
Poderá ser F-35A e Typhoon II, o melhor do mundo USA e EU...
Caso não saibam o diretor do programa do FCAS veio dizer que não permite que a Bélgica entre porque comprou F-35... E eles estavam dispostos a entrar com muitos EUR....
Nós não, pois o estado social não pode perder 1 centimo.

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Typhoon melhor que o Rafale F5 ?  Não me parece ! Nem do F4 !
O Typhoon Tranche 4 com o Captor Mk2 bate todos os outros aparelhos G4.5 e nem sequer tem piada...
O Tranche 4 e feito para alta altitude e velocidade para interceptar, o F5 e mais para baixa altitude e maior payload para missões complexas !
Como se diz nos States “Jack of all trades, Master of none”, quando se é bom a tudo, não se é ótimo a nada… Mas hoje não me apetece discutir… como diz o Subsea, o Typhoon tem acesso a um panóplia de armamento bem superior (exceto armas nucleares, obviamente), incluindo (as poucas) que temos.
 
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