UH-60A Black Hawk na FAP

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yuwanko

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #375 em: Dezembro 09, 2024, 11:07:47 am »
Penso que não seja habitual as Associações Militares criticarem decisões operacionais, aquisição deste ou daquele equipamento, fecho de uma unidade ou criação de outra unidade.

Não são sindicatos, são Associações, e os militares da associação, que tentam defender os seus associados, praças, sargentos e oficiais, mas tem na mesma todas as obrigações dos militares, como obediência à sua estrutura de comando.

Se calhar um militar de uma Associação criticar qualquer coisa feita pelo seu Estado-Maior e generais, pode-se enquadrar numa desobediência aos seus superiores.

Do ponto de vista jurídico não me parece que criticar seja uma impossibilidade, mas não sou jurista.

E não estou a falar de criticar a compra de helicópteros com 40 anos, estou a falar da assunção, por parte da FA de competências que não são suas, para as quais tem competências limitadas, principalmente quando as suas competências constucionais não estão a ser cumpridas.

Eu diria até que se está a levar longe demais a utilização das forças armadas para estas missões, inclusivamente do ponto de vista jurídico. Dou de barato que seja admissível a Força Aérea dar uma mãozinha no combate aos grandes incêndios, esgotados os meios civis, agora a utilização da FA como agência de procurement para contratos de aluguer de helicópteros para utilização por parte de agências civis em ações exclusivamente de protecção civil, é fazer uma leitura muito criativa da constituição e legislação.

Como já há uns tempos tinha dito, o duplo uso vai acabar por matar as FA e transformá-las num ramo musculado da Protecção Civil. E se calhar é esse o plano

Nos States toda a gente apaga fogos e não precisam de ter helicópteros dedicados e com pinturas berrantes. Cá é a trampa que se vê. Somos especiais e de corrida.



Saudações

P.s. Espanha, França e Grécia têm esquadras dedicadas aos fogos e não deixaram de ter F.A. por isso. O problema é que em Portugal, entre a procura de tachos, capelinhas, lambe botices e "maçonarias", ninguém que decide quer saber do pais. Ponto.



Exacto, e aí está a diferença!

Nos EUA as forças armadas usam os seus meios em complemento aos meios civis, apenas esgotados os meios dos Estados e frequentemente usando a Guarda Nacional.

Na Grécia quem gere os meios é o Corpo Nacional de Bombeiros, e a Força Aérea intervém em complementaridade e com uma separação de funções relativamente clara.

Sobre Espanha nem me apetece falar muito, porque é uma aberração em termos de Proteção Civil. Para mim, o pior sistema de socorro da Europa, é relativamente bom se as emergências não saírem do âmbito local ou regional mas se passarem para o âmbito nacional pode ser o caos, e as cheias deste Outono mostram isso. Acompanhei de muito perto e foi completamente terceiro-mundista.
Ainda assim, em Espanha quem gere e aluga, em grande medida, os meios aéreos são os governos regionais e o MITECO, não é a Força Aérea.

Assim, na Europa e no mundo Ocidental, dos países que conheço (conhecendo muitos mas não todos) Portugal será o único em que os meios aéreos de socorro são geridos exclusivamente pelas FA.

Todos os países fizeram o caminho contrário, pelo princípio da especialização, da complementaridade e para haver redundância.
Nós gostamos muito de andar para trás.
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #376 em: Dezembro 09, 2024, 11:30:06 am »
A participação da FA em ações de  proteção civil só vai criar mais prestigio das mesmas junto da população, não é por acaso que nas ilhas as FA tem maior reconhecimento na população que no continente... Acho que aqui estão ver a situação a curto prazo... Mesmo a ideia dos políticos seja poupar dinheiro no futuro a situação pode alterar com as FA terem mais poder de revindicação

Mas a questão é que as FA não têm como objectivo principal ganhar concursos de popularidade junto da população civil e muito menos justificarem a sua existência principalmente pelo exercício de funções de apoio à população-
Neste momento já fazem com carácter de regularidade SAR, transporte inter-ilhas (de doentes, grávidas ,prisioneiros, etc), evacuações aero-médicas para o continente, transporte de altas individualidade do Estado, combate ao tráfico de droga, polícia marítima. vigilància e combate de incèndios, abertura de estradas e estradóes , etc, etc.
Para breve o combate aos incèndios com meios aéreos próprios e não só.
Não me refiro ao apoio a emergências e calamidades, apesar de até ser sido criada uma unidade nova para o efeito.
E aqui há um mês tivemos a tonta de uma ministra da saúde a propor que a FAP também fizesse evacuações heli de doentes e acidentados rodoviários, em substituição de um INEM com problemas.

A questão é: e onde é que isto irá acabar? Quando é que o Estado irá assumir as suas responsabilidades e deixar de encarar as FA's como uma despesa e repositório de funçóes avulsas que não pretende desempenhar e que, logo, 'chuta para canto'??
« Última modificação: Dezembro 09, 2024, 11:45:23 am por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #377 em: Dezembro 09, 2024, 06:01:16 pm »
Voltando ao tópico.....


Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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LM

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #378 em: Dezembro 09, 2024, 06:27:29 pm »
Como se compara - para o uso puramente militar - um UH-60L da ACE, com o "ACE DECK VL-60" (ie com o Garmin G5000H), face ao UH-60V?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #379 em: Dezembro 09, 2024, 09:15:10 pm »

Esta conversa foi muito interessante de seguir.

Mas deixa uma pergunta por responder;

Terminada toda esta paneleir@gem do duplo uso, o que é que os que se manifestam aqui esperam que as FFAA possam receber que julgam estar a ser negado com a vigência da filosofia do duplo uso?

A LPM contempla 5MM de 2023 até 2023+12.
Depois de uma campanha bem pensada que leva o Povo a regeitar o duplo uso, os 5MM passam a quanto.

Sabem o que é que acaba como duplo uso?
O Donald Trump.

Assim como vai acabar com a moda das mulheres Ministras de Defesa.
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #380 em: Dezembro 09, 2024, 09:21:37 pm »

Esta conversa foi muito interessante de seguir.

Mas deixa uma pergunta por responder;

Terminada toda esta paneleir@gem do duplo uso, o que é que os que se manifestam aqui esperam que as FFAA possam receber que julgam estar a ser negado com a vigência da filosofia do duplo uso?

A LPM contempla 5MM de 2023 até 2023+12.
Depois de uma campanha bem pensada que leva o Povo a regeitar o duplo uso, os 5MM passam a quanto.

Sabem o que é que acaba como duplo uso?
O Donald Trump.

Assim como vai acabar com a moda das mulheres Ministras de Defesa.

É "rejeitar", com j.....
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #381 em: Dezembro 09, 2024, 10:18:52 pm »
É com cada pontapé na gramática...
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #382 em: Dezembro 09, 2024, 10:58:33 pm »
É com cada pontapé na gramática...


O Pneu!

O colega forista que nos deu esta frase;

"Caro user Lampuka, basta a escolha ser um avião que durante a sua duração na FAP (que se prevê que seja para uns 30/40 anos, como o F16) não chegue ao fim perto da obsolescência que a única escolha possível será o F35."

Digna de um "membro"!
« Última modificação: Dezembro 09, 2024, 10:59:49 pm por saabGripen »
 

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #383 em: Dezembro 09, 2024, 11:05:44 pm »

E esta Pneu?

"Então se mal seria, porque diacho querem ir para uma solução menos duradoura? Para depois se gastar ainda mais num de 6ª geração?
Sobre o F16V não ponho porque é o que se tem fazendo o upgrade, é o ideal enquanto não chegam os F-35 e para depois ter um esquadra com eles."

19 de Novembro em  Re: Substituiçao dos F-16's

Até dói a ler.


   
 

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Pneucareca

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #384 em: Dezembro 10, 2024, 06:52:45 pm »
Evidentemente! Em vez de se admitir os erros, toca a ver os erros dos outros onde não há erro nenhum.
 

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Charlie Jaguar

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #385 em: Dezembro 12, 2024, 08:10:01 pm »
Voou esta tarde pela primeira vez em Portugal o UH-60A N224XA/29803. Como ainda opera com o código de transponder americano, deverá ainda ser um voo a cargo da United Aero Group / Arista Aviation.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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goldfinger

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #386 em: Dezembro 13, 2024, 06:25:03 am »
Siguen las entregas de los Black Hawk a la Fuerza Aérea de Portugal a bordo de sus aviones de transportes KC-390



Citar
La Fuerza Aérea de Portugal acaba de recibir por vía aérea desde Estados Unidos un nuevo helicóptero Sikorsky UH-60A Black Hawk. Con la matrícula militar 29803, llegaba la mañana del pasado 6 de diciembre a bordo de uno de los también recién recibidos Embraer KC-390 Millennium.

La aeronave aterrizaba a las 7:40 horas en la Base Aérea nº 8 (BA8) de Ovar con el tercer UH-60 Black Hawk destinado a la Fuerza Aérea de Portugal. Se asignará a la Esquadra (Escuadrón) 551 “Panteras”, reactivado a finales del año pasado, con la misión principal de extinguir incendios forestales, como ya adelantó defensa.com.

El helicóptero fue transportado por un  KC-390 de la Fuerza Aérea de Portugal, que despegó desde su Base Aérea (BA11) de Beja el miércoles 4 de diciembre con destino a Dothan (Alabama), en los Estados Unidos, con escalas técnicas en la Base Aérea (BA4) de Lajes (Azores) y Providence (Rhode Island), ya en Estados Unidos.

El vuelo de regreso comenzó al día siguiente, haciendo escalas técnicas en Providencia y en la BA11. El UH-60A Black Hawk destinado, además de a la extinción aérea de incendios, a la proyección de fuerzas en tierra, permite el transporte de 12 bomberos totalmente equipados y tiene capacidad para transportar hasta 2.950 litros de agua mediante un sistema de depósito externo tipo balde o bambi. Con una autonomía de vuelo de 2:30h, se trata de un helicóptero utilitario bimotor mediano, que puede recorrer 555 km y tiene una velocidad máxima de 314 km/h.



Siendo misiones que requieren de una experiencia extrema, hasta 2026 las tripulaciones responsables de operar el UH-60A Black Hawk pasarán por una fase de entrenamiento muy rigurosa. Cabe recordar que, en 2018, el Gobierno portugués transfirió a la Fuerza Aérea de Portugal la dirección y los recursos propios del Estado para apoyar desde el aire la extinción de los incendios forestales, muy duros, especialmente en verano, en el país.

Se firmaron en ese marco contratos para la adquisición de seis helicópteros Black Hawk, financiados en gran parte con fondos del Plan de Recuperación y Resiliencia (PRR) de la Unión Europea. Los dos primeros se entregaron en noviembre de 2023 y se espera que los demás lo hagan a lo largo de 2025.

Más recientemente, la Fuerza Aérea de Portugal firmó, en septiembre de este año, el contrato para la adquisición a Arista Aviation Services AAS de otros tres de UH-60A Black Hawk a través de la licitación pública autorizada por la Resolución del Consejo de Ministros de Portugal nº 27/2021, de 4 de marzo, permitirán aumentar la flota de la Esquadra 551 “Panteras” a nueve helicópteros. También se financian, en gran medida, con fondos comunitarios, estando prevista la entrega de este nuevo lote en el año 2026. (Julio Maíz)

https://www.defensa.com/otan-y-europa/siguen-entregas-black-hawk-fuerza-aerea-portugal-bordo-aviones
A España servir hasta morir
 
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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #387 em: Dezembro 18, 2024, 04:42:59 pm »
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AQUISIÇÃO DE FERRAMENTAS HABCO PARA O SISTEMA DE ARMAS UH-60   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Fonseca, Matos & Ferreira, Lda   195.509,42 €   18-12-2024
 

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goncalobmartins

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #388 em: Dezembro 19, 2024, 10:53:34 am »
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AQUISIÇÃO DE 3 MAIN ROTOR BLADE (MRB) PARA O SISTEMA DE ARMAS UH-60   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Ace Aeronautics LLC (ACE)   384.616,00 €   19-12-2024
 
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sivispacem

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Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #389 em: Dezembro 19, 2024, 10:58:54 am »
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AQUISIÇÃO DE 3 MAIN ROTOR BLADE (MRB) PARA O SISTEMA DE ARMAS UH-60   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Ace Aeronautics LLC (ACE)   384.616,00 €   19-12-2024

Já??????
Cumprimentos,