Neste aspeto sou tão critico dos politicos como sou do povo que os elege. Quer nacional quer europeu.
Os politicos não falam de defesa porque ninguém quer falar de defesa, andamos anos a ver filmes de heróis e todos achamos que não temos que fazer nada para mantermos o que é nosso, pois alguém o fará.
O que é "nosso" é relevante e nada tem a ver com cheguismos... Falo de tudo aquilo que considero garantido mas só existe (com a nossa extensão) por bandas desta zona do planeta sob a bandeira azul com estrelas...
Qualquer conversa sobre defesa antes da Ucrânia acabava invariavelmente em bate boca de submarinos, e não era na AR ou nas TV, era mesmo no café.
Hoje devido à Ucrânia, ao laranja e outros que tais, tornou-se possível falar no assunto. Não acredito mesmo que as recentes decisões sobre defesa, dos países europeus, não estão alavancados nesta nova realidade dos cidadão europeus que hoje aceitam falar do tema pois estão a ver o que podem perder com alguma rapidez se se puserem a jeito.
Muito sinceramente espero que se faça algo bem feito. Creio que por aqui todos queremos o mesmo com algumas formas diferentes de chegar aos resultados.
O meu ponto é que temos de escolher bem o aliados.
- Aliados com problemas idênticos são para mim mais fiáveis.
- Preocupo-me mais com as decisões dos povos do que dos tipos que estão a mandar num dado momento.
- A Europa está a fazer diferente e muito melhor. Há 4 anos andávamos a raspar o fundo dos paióis para arranjar munições, hoje estamos a chegar a uma capacidade de produção maior do que jamais foi esperado da Europa... Com uma industria de defesa a crescer a olhos vistos que está a deixar quem queria crescer à nossa custa, desesperado.
- Estamos a criar empregos, ciência e tecnologia cá dentro.
Escrevi um longo texto para publicar, mas arrependi-me e pergunto só isto, como dúvida real.
Quem podemos ter de defender, e contra que inimigos que tem que capacidade aérea?
Ou seja na vossa opinião, os nossos caças vão ter de lidar com quem?
Há algumas paginas atrás eu referi que a maioria das pessoas pensa assim.
Quem te traiu não foi a FAP mas sim os dirigentes politicos da europa e deste país (em pior grau) i.e. aqueles em que andamos a votar (não que os outros extremófilos tivessem feito melhor) ao abandonar a defesa, aliás esse sentido de abandono afecta a opinião publica em geral porque eu cada vez que levantava o tema a resposta era invariavelmente "porque precisamos de F-16???" . Esse sentimento levou os politicos a temer pelos seus votos (em vez de fazer o seu trabalho com objectividade) e batem-lhes os joelhos cada vez que em entrevistas lhes perguntam sobre os investimentos (gastos) na defesa. E por aqui está tudo dito.
A tua pergunta foi o que nos levou à situação atual, nós e a Europa, mas o exemplo de Portugal é pior. Logo a resposta é simples: fazer algo diferente desta vez. Sermos sérios.