F-35A Lightning II na FAP

• 4538 Respostas
  • 1114661 Visualizações
*

JohnM

• Investigador
  • 2097
  • Recebeu: 1591 vez(es)
  • Enviou: 658 vez(es)
  • +421/-138
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4530 em: Hoje às 01:31:16 pm »
Não me digas que o "Estado" não ganha... a sério?
Directa ou indirectamente sabes que sim, por isso não sei porque teimas.

Só falta agora dizeres que todos os fornecedores europeus de peças para o F35 também.  E todos aqueles que trabalham nas fábricas da Europa...

São números "parecidos"...

Podes sempre entreter-te...
https://share.google/aimode/MpcD3ezGSwjdtsY9E
Ui, onde já vai o argumento… já ouviste a expressão “grasping at straws”? É o que estás a fazer ao dizer que o imposto acrescido pago pela LM os Estado Americano vai contribuir para o fosso tecnológico. Então porque é que não fazemos um embargo comercial aos States? Ai garantias que não davas dinheiro nenhum aos cofres das Finanças americanas… ai é que os malandros iam ver como elas mordem… excelente ideia… ou então melhor ainda, vamos vender o excesso de produção de vinho do Porto aos Américas e, com o dinheiro dos impostos cobrados, desenvolver o 6G português. Até já tenho designação, proponho LUS-666 para ninguém ter dúvidas que é mesmo 6G e porque vai ser um avião dos diabos…

P.S. - Caso não saibas, cerca de 25% em valor de cada F-35 é feito fora dos Estados Unidos, maioritariamente na Europa…

P.P.S. – Antes que os moderadores se chateiem, o que eu acabei fazer foi provar um ponto por redução ao absurdo (reductio ad absurdum) e é uma técnica comum em variadíssimos campos, principalmente Matemática, mas também, obviamente, em debates. Não o fiz para ofender ninguém, muito menos o Lampuka, que é dos foristas que mais respeito.
« Última modificação: Hoje às 02:25:52 pm por JohnM »

*

P44

• Investigador
  • 22707
  • Recebeu: 8163 vez(es)
  • Enviou: 9289 vez(es)
  • +8233/-14410
« Responder #4531 em: Hoje às 01:32:20 pm »
Don't worry, nunca seremos como a Hungria, já que Bruxelas diz salta e nós perguntamos a que altura...

A Hungria detesta tanto a UE que não sai dela por motivos €speciais!
Eu não sei se queria estar na pele de um país que actua por chantagem! "Ou dão-me mais dinheiro ou voto contra!"

Como é que se chama isto? ...... Subsídio-dependência?! É não é?

Nós também o somos, a questão é que nem tomates temos...

E apesar da nossa subsídio dependência parecemos o caranguejo, sempre a andar para trás

https://x.com/i/status/2026009101147214055
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Ghidra

• Analista
  • 638
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +403/-333
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4532 em: Hoje às 02:22:53 pm »
Don't worry, nunca seremos como a Hungria, já que Bruxelas diz salta e nós perguntamos a que altura...

A Hungria detesta tanto a UE que não sai dela por motivos €speciais!
Eu não sei se queria estar na pele de um país que actua por chantagem! "Ou dão-me mais dinheiro ou voto contra!"

Como é que se chama isto? ...... Subsídio-dependência?! É não é?

Nós também o somos, a questão é que nem tomates temos...

E apesar da nossa subsídio dependência parecemos o caranguejo, sempre a andar para trás

https://x.com/i/status/2026009101147214055
Neste caso a comparação não é muito boa a Hungria está atrás de Portugal apesar dos anos que leva o grande líder orban a bater o pé foi ultrapassado pelos vizinhos todos.
« Última modificação: Hoje às 02:26:27 pm por Ghidra »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Lampuka

• Investigador
  • 2108
  • Recebeu: 989 vez(es)
  • Enviou: 950 vez(es)
  • +479/-2253
« Responder #4533 em: Hoje às 02:57:32 pm »
Johnny Johnny, não sei o que faça contigo.
Então sou eu que me agarro a tudo? Eu mesmo? Para mim estava decidido,  sabes disso.

Já "vocêses" é porque é o único G5, porque o Trump é mau e vai taxar-nos, porque o amarelo é maluco e vai morrer, porque é caro mas no fim sai barato, porque os atrasos são relativos,  porque não tem switch mas pára na mesma, porque era urgente mas agora já não é... mas só pode ser F-35.
Uma talvez novidade para desenvolver amanhã,  no tópico da substituição do F16, que é mais adequado.
Disse-me um passarinho que a proposta da SAAB agarrada à venda do GRIPEN para a FAP, poderá "entalar" o NM... é que é muita fruta para deixar passar a oportunidade.
Os suecos olham para Portugal como uma prioridade de investimento por motivos vários.
Vamos ver se desvendam mais alguma coisa entretanto.

P.S. Não dormes? :mrgreen:
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 2097
  • Recebeu: 1591 vez(es)
  • Enviou: 658 vez(es)
  • +421/-138
« Responder #4534 em: Hoje às 03:07:49 pm »
Johnny Johnny, não sei o que faça contigo.
Então sou eu que me agarro a tudo? Eu mesmo? Para mim estava decidido,  sabes disso.

Já "vocêses" é porque é o único G5, porque o Trump é mau e vai taxar-nos, porque o amarelo é maluco e vai morrer, porque é caro mas no fim sai barato, porque os atrasos são relativos,  porque não tem switch mas pára na mesma, porque era urgente mas agora já não é... mas só pode ser F-35.
Uma talvez novidade para desenvolver amanhã,  no tópico da substituição do F16, que é mais adequado.
Disse-me um passarinho que a proposta da SAAB agarrada à venda do GRIPEN para a FAP, poderá "entalar" o NM... é que é muita fruta para deixar passar a oportunidade.
Os suecos olham para Portugal como uma prioridade de investimento por motivos vários.
Vamos ver se desvendam mais alguma coisa entretanto.

P.S. Não dormes? :mrgreen:
Durmo seis horinhas por dia, mas estou quatro horas atrás de ti (estás nos Açores, certo?), daí as horas dos meus posts 😊

Quanto a essa novidade potencial, não me surpreendia nada… já disse aqui que se é para cometer o erro de comprar 4.5G novos e esquecer 5G e 6G, então que se adquira o mais barato de operar e se conseguirmos uns GlobalEye adicionados ao pacote, melhor. Isso não me impede de achar que seria um brutal erro estratégico… A escolha de um modelo 4.5G para substituir os F-16 dirá tudo sobre os planos futuros para a FAP. Se não houver intenção de entrar no 6G e a prioridade fôr manter os custos de operação baixos, o Gripen E é o que faz mais sentido (têm é que comprar Meteor e RBS-15); se fôr para transitar mais tarde para o 6G, então EF é o candidato óbvio. Rafale, só se andarem a fumar umas coisas giras…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Duarte

• Investigador
  • 7344
  • Recebeu: 1462 vez(es)
  • Enviou: 3413 vez(es)
  • +3957/-1829
« Responder #4535 em: Hoje às 03:32:52 pm »
Neste caso a comparação não é muito boa a Hungria está atrás de Portugal apesar dos anos que leva o grande líder orban a bater o pé foi ultrapassado pelos vizinhos todos.

Para mais, acham que se não fosse a UE estávamos aqui sequer a discutir a compra de F-35 ou caças europeus? E se fosse no tempo a outra senhora, em que nem havia salário mínimo  ::)

Antes de 1975 Portugal não tinha um salário mínimo nacional, e os rendimentos eram estruturalmente baixos. Após a adesão à UE, o país consolidou um salário mínimo universal, regulado e em forte crescimento, apoiado por mecanismos institucionais e pela modernização económica.
O regime não tinha capacidade de modernização económica interna. 
A economia portuguesa de 1960–1974 crescia, mas era estruturalmente atrasada, fechada e dependente de mão‑de‑obra barata.

Sem democracia, Portugal não teria entrado na CEE /UE
A CEE exigia democracia plena. Espanha só entrou depois da transição democrática; Portugal teria sido automaticamente excluído.
Sem CEE/UE, Portugal perderia fundos estruturais e de coesão, acesso ao mercado único, modernização institucional, convergência tecnológica, investimento estrangeiro massivo.

Sem a UE Portugal teria hoje um PIB per capita entre 40% e 55% do atual. Em vez de ~23 000–24 000 € (PPS), estaria provavelmente nos 10 000–14 000 € (PPS).

Seríamos claramente mais pobres do que a Bulgária atual. Os 2% seriam menos de que o equivalente a 1% em defesa atualmente e andávamos aqui a discutir onde comprar uma dúzia de caças 4G em segunda mão, e qual seria melhor para a FAP.   :bang:
« Última modificação: Hoje às 03:35:37 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
1917 - The Russian Empire collapsed. 1991 - The Soviet Union collapsed.  The collapse of the Russian Federation is next

*

Lampuka

• Investigador
  • 2108
  • Recebeu: 989 vez(es)
  • Enviou: 950 vez(es)
  • +479/-2253
« Responder #4536 em: Hoje às 04:08:29 pm »
Duarte, tem calma contigo... daqui a pouco estamos em Belém no nascimento de Cristo.

A ver se nos entendemos...

UE, super importante e indispensável,  não só para Portugal como para os restantes países europeus.

Comparar com o "antigamente", no mínimo injusto... outros tempos,  realidades, niveis de desenvolvimento,  contextos...

É tudo positivo? Não, infelizmente.

E aí separamos em duas partes.

As nossas próprias responsabilidades e dos nossos políticos em particular.  Muito mau em grande parte daquilo que deveríamos proteger no que diz respeito aos interesses nacionais.

E aquilo em que se têm tornado as agendas e decisões da cúpula que gere a própria UE. E aí,  infelizmente,  os factos estão à vista.

Decisões atrás de decisões que têm complicado a vida dos europeus e facilitado a de outros.

Se defendo a saída de Portugal? Nunca.
Defendo sim termos políticos europeus de nível muito superior aos actuais,  o que até não será difícil dado a miséria presente.

Voltemos ao F35... esse ( por mim) mal amado.  :G-bigun:  :G-beer2:
João Pereira

*

Bubas

• Analista
  • 677
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +230/-98
« Responder #4537 em: Hoje às 05:17:49 pm »
Não esquecer que os politicos europeus são eleitos como os outros, é votar com a mesma atenção que o fazer para as eleições nacionais.
Durante anos foram eleições secundárias a quem poucos ligavam. Não nos podemos queixar se não lhes damos relevância.
Creio que está a mudar, a ver vamos.

Duarte, tem calma contigo... daqui a pouco estamos em Belém no nascimento de Cristo.

A ver se nos entendemos...

UE, super importante e indispensável,  não só para Portugal como para os restantes países europeus.

Comparar com o "antigamente", no mínimo injusto... outros tempos,  realidades, niveis de desenvolvimento,  contextos...

É tudo positivo? Não, infelizmente.

E aí separamos em duas partes.

As nossas próprias responsabilidades e dos nossos políticos em particular.  Muito mau em grande parte daquilo que deveríamos proteger no que diz respeito aos interesses nacionais.

E aquilo em que se têm tornado as agendas e decisões da cúpula que gere a própria UE. E aí,  infelizmente,  os factos estão à vista.

Decisões atrás de decisões que têm complicado a vida dos europeus e facilitado a de outros.

Se defendo a saída de Portugal? Nunca.
Defendo sim termos políticos europeus de nível muito superior aos actuais,  o que até não será difícil dado a miséria presente.

Voltemos ao F35... esse ( por mim) mal amado.  :G-bigun:  :G-beer2:

*

Bubas

• Analista
  • 677
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 739 vez(es)
  • +230/-98
« Responder #4538 em: Hoje às 05:39:48 pm »
Escrevi um longo texto para publicar, mas arrependi-me e pergunto só isto, como dúvida real.

Quem podemos ter de defender, e contra que inimigos que tem que capacidade aérea?
Ou seja na vossa opinião, os nossos caças vão ter de lidar com quem?