F-35A Lightning II na FAP

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4215 em: Dezembro 18, 2025, 11:24:51 am »
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Pergunta-se: e porque é que os actuais F-16 FAP, mais novos e com (supostamente) melhores tratos não poderão aguentar mais uns anitos? Problemas de manutenção? De sobresselentes? De tudo?
Ainda há muito por explicar - ou melhor dizendo, por compreender na actual situação dos nossos F-16, pelo menos pela parte que toca...

Asaim de repente,  ocorresse-me duas coisas.

Ou é esquema da FAP para acelerar o processo de substituição.

Ou enfiaram-nos um barrete com as células que nos venderam.

Porque para os nossos estarem "rachados" e esgotados, que seriam de outros a operar em ambientes muito mais agressivos e exigentes...

A maior parte das células remanescentes na FAP são PAI i.e. como foi dito acima os que foram vendidos eram todos PAII, i.e. os que temos agora foram na sua maior parte de fábrica, e só nós somos responsáveis pelo estado operacional em que se encontram.
« Última modificação: Dezembro 18, 2025, 11:25:51 am por Pilotasso »
 
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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4216 em: Dezembro 18, 2025, 11:39:57 am »
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Pergunta-se: e porque é que os actuais F-16 FAP, mais novos e com (supostamente) melhores tratos não poderão aguentar mais uns anitos? Problemas de manutenção? De sobresselentes? De tudo?
Ainda há muito por explicar - ou melhor dizendo, por compreender na actual situação dos nossos F-16, pelo menos pela parte que toca...

Asaim de repente,  ocorresse-me duas coisas.

Ou é esquema da FAP para acelerar o processo de substituição.

Ou enfiaram-nos um barrete com as células que nos venderam.

Porque para os nossos estarem "rachados" e esgotados, que seriam de outros a operar em ambientes muito mais agressivos e exigentes...

Pois... mas a segunda alternativa nem é possível, pois os que temos são do PA I, que foram comprados novos...
ENfim.....  :(
Cumprimentos,
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4217 em: Dezembro 18, 2025, 11:40:42 am »
A Roménia não nos pode revender?  :mrgreen:

Por acaso também me tinnha lembrado dessa possibilidade.....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4218 em: Dezembro 18, 2025, 01:41:55 pm »
A questão é que mesmo os PA I têm 30 anos. Uma modernização de mesmo 20 F16A comprados novos 3 décadas atrás, vai dar quanto? Dois mil milhões  Euros de electrónica e novos sistemas de armas? 4 mil milhões com novo motor e reforço estrutural, para voar mais 20 ou 30 anos? Isso é o preço de 20 F35.

É evidente que pode ser feito, ou mesmo uma GAP com Typhoon, Gripen ou Rafale. Mesmo tranches usadas e com upgade não vão ficar mais barato que 3000 a 4000 mil milhões de Euros, sobretudo se tivermos a falar de sistemas de armas e uma logistica/treino diferente para umas 20 a 28 unidades. Se for novo, provavelmente mais sobe o valor. É só isto.

Saudações
« Última modificação: Dezembro 18, 2025, 01:46:04 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4219 em: Dezembro 18, 2025, 02:27:37 pm »
o meu receio é que esta historia do conceito de stop gap por algo da 4G ou 4.5G, sabendo como é a cultura da nossa liderança se pode transformar numa solução duradoura derrotando a nossa tentativa de substituir os nossos F-16 por algo da geração seguinte.

Aceitava aluguer Eurofighters até receber F-35. Todas as outras soluções intermédias de um mix Erocanard+F-35 que implique ter menos de 20 unidades de F-35 (não seria possível ter disponibilidade de unidades suficientes a qualquer momento) iria condenar-nos a uma situação em que apenas estávamos com um pé na 5G, uma vez que teoricamente tínhamos os aviões mas tal como aquele sketch do Raúl Solnado só os poderíamos utilizar de vez em quando aos fim-de-semanas.  :mrgreen:
Nem a Lockheed nem a AIRBUS terá interesse em contrapartidas significativas  se não encomendarmos uma quantidade minima. A situação de mix <20 un. cada é loose-loose.
« Última modificação: Dezembro 18, 2025, 02:29:08 pm por Pilotasso »
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4220 em: Dezembro 18, 2025, 02:39:50 pm »
Se não estão interessadas é simples... também não interessam. Ou fazem-nos um favor em vender aviões por MM€?
Por isso existem outras opções,  porque nem tudo é G5.
2 GLOBALEYE's e 40 GRIPEN's fazem um figurão...

Com as sobras AA de longo alcance e esperar pelo que nos trará o futuro.

Isso de mendigar para pagar é passado... espero eu.

De qualquer das formas,  acredito que a AIRBUS poderá ter uma forte posição neste negócio.
João Pereira
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4221 em: Dezembro 18, 2025, 04:17:31 pm »
Deve haver nalgum local uns F16 usados, mas como novos (ou ainda melhores), mesmo a jeito daquilo que nós precisamos.
Estilo "carro da professora velhinha que quase não andava"...
Desde que seja de fora da Europa,  e de preferência dos States, até podem vir P-51 Mustangs, que certamente serão muito úteis e, sobretudo,  um grande negócio.
Hoje parece a Páscoa,  é só ressurreições...

Lá vem o Lampuka que todos conhecemos, obcecado com os States.

Obviamente que isso é mais importante do que ter a serenidade de esperar os tais "4 anos" antes de se tomar uma decisão precipitada.

Dc, olha o que eu encontrei!!!
Nem de propósito 🤣🤣🤣

Haverão sinais... há que ter fé.

https://www.facebook.com/share/r/17b1Q9HdTb/
João Pereira
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4222 em: Dezembro 18, 2025, 10:48:47 pm »
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Rising costs, attributed to inflation and supply chain price increases, now have thwarted Switzerland’s ability to complete the full buy of 36 aircraft. These additional costs, foreseen in advance, have the full order not financially viable, but the Swiss Air Force intends to procure as many airframes as it can afford within the approved budget. An exact number expected to be ordered in total has not been provided, likely due to ongoing negotiations and the fact further price adjustments could hit the later batches of aircraft.

É estar atento. c56x1
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4223 em: Dezembro 18, 2025, 11:04:48 pm »
fonte?
 

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wyldething

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4224 em: Dezembro 18, 2025, 11:21:36 pm »
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Pergunta-se: e porque é que os actuais F-16 FAP, mais novos e com (supostamente) melhores tratos não poderão aguentar mais uns anitos? Problemas de manutenção? De sobresselentes? De tudo?
Ainda há muito por explicar - ou melhor dizendo, por compreender na actual situação dos nossos F-16, pelo menos pela parte que toca...

Asaim de repente,  ocorresse-me duas coisas.

Ou é esquema da FAP para acelerar o processo de substituição.

Ou enfiaram-nos um barrete com as células que nos venderam.

Porque para os nossos estarem "rachados" e esgotados, que seriam de outros a operar em ambientes muito mais agressivos e exigentes...

A maior parte das células remanescentes na FAP são PAI i.e. como foi dito acima os que foram vendidos eram todos PAII, i.e. os que temos agora foram na sua maior parte de fábrica, e só nós somos responsáveis pelo estado operacional em que se encontram.

Os PA I e II têm atualmente já praticamente a mesma média de horas, dado que os PA I tiveram uma taxa de utilização muito mais elevada que os II na FAP.
A única vantagem das PA I atualmente será as células serem de construção mais recente.