F-35A Lightning II na FAP

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4095 em: Dezembro 03, 2025, 02:44:43 pm »
20 de cada e resolve-se a maior parte dos problemas.





Saudações

20 de cada não. Mas 27 + 12 já fazia sentido, apesar de achar o M-346FA caro. A não ser que viesse como parte de um pacote favorável, associado às fragatas.

27 F-35 = 24 + 3 nos EUA.

Podíamos adquirir 31, para ser 28 + 3 nos EUA.

Citar
The MoD says the unit price of the aircraft is €80 million, while the entire package, including armament, simulator, training, and maintenance, costs around €1.5 billion. Defense Minister Klaudia Tanner explained the M-346 will be used both as an operational aircraft and as a training aircraft.

Acho que o Gripen é capaz de ficar mais barato e é melhor.

Mais barato não é de certeza. O custo unitário do Gripen ultrapassa os 100M de média jos contratos, sem armamento nem manutenção incluída.

https://theaviationist.com/2025/12/01/austria-finalizes-m-346fa-acquisition/

O contrato também inclui armamento e manutenção.
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4096 em: Dezembro 03, 2025, 03:41:23 pm »
20 de cada e resolve-se a maior parte dos problemas.





Saudações

20 de cada não. Mas 27 + 12 já fazia sentido, apesar de achar o M-346FA caro. A não ser que viesse como parte de um pacote favorável, associado às fragatas.

27 F-35 = 24 + 3 nos EUA.

Podíamos adquirir 31, para ser 28 + 3 nos EUA.

Citar
The MoD says the unit price of the aircraft is €80 million, while the entire package, including armament, simulator, training, and maintenance, costs around €1.5 billion. Defense Minister Klaudia Tanner explained the M-346 will be used both as an operational aircraft and as a training aircraft.

Acho que o Gripen é capaz de ficar mais barato e é melhor.

Mais barato não é de certeza. O custo unitário do Gripen ultrapassa os 100M de média jos contratos, sem armamento nem manutenção incluída.

https://theaviationist.com/2025/12/01/austria-finalizes-m-346fa-acquisition/

O contrato também inclui armamento e manutenção.

Se forem Gripen N(ou P) ainda mais caro ficam.  :mrgreen:
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4097 em: Dezembro 03, 2025, 03:55:29 pm »
Ah pois, temos aquele desconto especial da Embraer em que pagamos 120 por algo que custa 100
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4098 em: Dezembro 03, 2025, 11:49:35 pm »
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4099 em: Dezembro 05, 2025, 10:36:09 pm »
João Pereira
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4100 em: Dezembro 05, 2025, 11:02:51 pm »
Grato pelos comentários...


https://x.com/JayinKyiv/status/1997010530742202456?t=WXs39Mgh1meh4I2bnofNmQ&s=19

1)  Não me parece que o tipo esteja "wasted". O entrevistador até há pouco era um conhecido congressista.

2) É pena ninguém no FD querer saber disto, mas...

3) É fixe que ninguém a aqui do FD tem qualquer influência na escolha do F-35.

4) Os criadores do F-35 são da mesma geração de Fuck-ups que os criadores do:
- Constellation fuck-up
- Zumwalt fuck-up
- Littoral Ship fuck-up
- 6.8mm Rifle fuck-up
- Optionally Manned Combat Vehicle  fuck-up
- Marines Amfibious Vehicle  fuck-up
- Aquele helicóptero stealth  fuck-up

Perde-se a conta.
Os tempos gloriosos dos Engenheiros geniais do Skunk Works acabaram antes do F-35 começar a ser concebido.

O espírito desses Engenheiros vive hoje em empresas como a SAAB (e outras).
Não conheço nenhum Swedish Arms Industry Fuck-up.
Tudo funciona.

Disse.



« Última modificação: Dezembro 05, 2025, 11:08:11 pm por saabGripen »
 
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yuwanko

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4101 em: Dezembro 05, 2025, 11:54:54 pm »
Grato pelos comentários...


https://x.com/JayinKyiv/status/1997010530742202456?t=WXs39Mgh1meh4I2bnofNmQ&s=19

Parece que os novos chefes do Pentágono têm todos um probleminha com o álcool...
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4102 em: Hoje às 10:12:47 am »
Por muitas voltas e voltas que se dêem, a verdade é que se o nosso país quiser ter ao dispôr brevemente um caça que proporcione um salto tecnológico para a geração seguinte, não há como escapar ao Lockheed Martin F-35A Lightning II. Mesmo os detratores da "Fat Amy" têm que convir que isto é praticamente uma verdade absoluta.

Dito isto, a Estratégia de Segurança Nacional norte-americana que ontem começou a ser conhecida, constitui uma clara ameaça à Europa e estabilidade do Velho Continente, parecendo mesmo eleger a União Europeia como o principal adversário dos Estados Unidos neste momento. É uma mudança súbita e sísmica, que dará muitas dores de cabeça aos líderes europeus e fará correr muita tinta. E com esta Casa Branca, repito, com esta Casa Branca, é mais que compreensível que se fique com pé e meio atrás.

https://www.whitehouse.gov/wp-content/uploads/2025/12/2025-National-Security-Strategy.pdf

Por um lado, fica agora claro o que pensa e pretende implementar a atual administração norte-americana, por outro será um tiro nos pés que levará talvez mais do que uma geração a sarar. E é por essa razão que dou a mão à palmatória e assumo que o nosso Governo, goste-se mais ou menos dele, está a fazer bem ao supostamente estar a estudar as opções existentes no mercado, seja por razões geopolíticas, táticas ou simplesmente economicistas.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Mentat

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4103 em: Hoje às 10:31:40 am »
E com esta Casa Branca, repito, com esta Casa Branca, é mais que compreensível que se fique com pé e meio atrás.

https://www.whitehouse.gov/wp-content/uploads/2025/12/2025-National-Security-Strategy.pdf

Por um lado, fica agora claro o que pensa e pretende implementar a atual administração norte-americana, por outro será um tiro nos pés que levará talvez mais do que uma geração a sarar.

O desmame europeu do Tio Sam será um processo longo, difícil e cheio de obstáculos eivados de interesses políticos e financeiros. É um assunto que mexe com demasiados milhares de milhões. Mas é, para mim, um processo absolutamente irreversível e que deverá ser encarado como tal, à porta fechada. Por muito que publicamente se coloque àgua na fervura e se continuem a fazer acordos com o complexo industrial-militar estadunidense, o longo e sinuoso caminho tem que ser o da independência total. Sabendo que dificilmente é alcançável, a não ser em caso de rutura total.
Esta administração reforçou, de forma brusca e assertiva, uma verdade que alguns no Velho Continente há muito apregoaram. A  segurança europeia tem de depender das nossas capacidades.
Nada será absolutamente preto ou branco. A geopolítica e os magnatas do armamento nunca deixarão de operar nos vários tons de cinzento. Cabe aos europeus aceitar que a nossa independência em matéria de segurança é vital para a nossa sobrevivência.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4104 em: Hoje às 10:48:21 am »
Por muitas voltas e voltas que se dêem, a verdade é que se o nosso país quiser ter ao dispôr brevemente um caça que proporcione um salto tecnológico para a geração seguinte, não há como escapar ao Lockheed Martin F-35A Lightning II. Mesmo os detratores da "Fat Amy" têm que convir que isto é praticamente uma verdade absoluta.

Dito isto, a Estratégia de Segurança Nacional norte-americana que ontem começou a ser conhecida, constitui uma clara ameaça à Europa e estabilidade do Velho Continente, parecendo mesmo eleger a União Europeia como o principal adversário dos Estados Unidos neste momento. É uma mudança súbita e sísmica, que dará muitas dores de cabeça aos líderes europeus e fará correr muita tinta. E com esta Casa Branca, repito, com esta Casa Branca, é mais que compreensível que se fique com pé e meio atrás.

https://www.whitehouse.gov/wp-content/uploads/2025/12/2025-National-Security-Strategy.pdf

Por um lado, fica agora claro o que pensa e pretende implementar a atual administração norte-americana, por outro será um tiro nos pés que levará talvez mais do que uma geração a sarar. E é por essa razão que dou a mão à palmatória e assumo que o nosso Governo, goste-se mais ou menos dele, está a fazer bem ao supostamente estar a estudar as opções existentes no mercado, seja por razões geopolíticas, táticas ou simplesmente economicistas.

Concordo em absoluto, em particular com as conclusões do último parágrafo. Não podemos confiar num parceiro que se comporta desta forma e, ergo, adquirir e ficar dependente de material com essa origem. Com ou sem 5G.
E se é certo que Trump não é eterno e se calhar não está em condições mínimas de permanecer na vido política activa após o termo do seu actual mandato (e cada vez mais há evidências disso), o mesmo não podemos dizer da cambada que o rodeia, todos escolhidos a dedo. Ou da base de suporte de rednecks que nele votou. E pelas muitos estranhas ligações a Putin.
Por isso acho que se deveria pensar em abandonar o F-35 e adquirir uma única frota de eurocanards. Até poderia ser um mix de novos/usados EF's, já antecipando a introdução do  6G.
Saltava-se uma geração, afinal nada a que não estejamos habituados na FAP  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4105 em: Hoje às 11:01:08 am »
Good luck on that !
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4106 em: Hoje às 11:22:42 am »
O pior vai ser quando o Califado da Europa tomar conta do armamento

Espero já cá não estar para ver
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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4107 em: Hoje às 12:10:44 pm »
Pessoal...
Vamos lá ver,

 não se toma uma decisão que tem repercussões nos próximos 30 anos por causa de um tiririca americano que está lá temporariamente. Ainda mais com a guerra civil dentro dos dems e reps, tudo muda outra vez quando peça principal cair.
Todas as crises têm um lado positivo, após as quais se observa um período de renovação. No caso da Europa será a reconstrução, e o replaneamento da defesa. E por mais que queiram ignorar isto o F-35 é um projecto de desenvolvimento e fabrico que também europeu e uma peça fundamental até a vinda do 6G. Se o caça principal da FAP for outra vez um jato que já está em serviço há 30 anos então não sairemos da cepa torta.

A marinha e o exercito estão a dar passos enormes de renovação (mais uma completa reclassificação dos seus meios). Não queiramos que o da FAP seja um remendo e fique atrás. Aceito que a vinda do Eurofighter seja um stopgap para a retirada do F-16, mas o F-35 tem de ser a pedra basilar da FAP. A nossa versão já será a block 4 para a qual todas as outras FA's estão a planear migrar e uniformizar as suas frotas (o que existe é uma mescla de versões umas mais e outras com menos problemas de fiabilidade).
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4108 em: Hoje às 01:29:34 pm »
Pessoal...
Vamos lá ver,

 não se toma uma decisão que tem repercussões nos próximos 30 anos por causa de um tiririca americano que está lá temporariamente. Ainda mais com a guerra civil dentro dos dems e reps, tudo muda outra vez quando peça principal cair.
Todas as crises têm um lado positivo, após as quais se observa um período de renovação. No caso da Europa será a reconstrução, e o replaneamento da defesa. E por mais que queiram ignorar isto o F-35 é um projecto de desenvolvimento e fabrico que também europeu e uma peça fundamental até a vinda do 6G. Se o caça principal da FAP for outra vez um jato que já está em serviço há 30 anos então não sairemos da cepa torta.

A marinha e o exercito estão a dar passos enormes de renovação (mais uma completa reclassificação dos seus meios). Não queiramos que o da FAP seja um remendo e fique atrás. Aceito que a vinda do Eurofighter seja um stopgap para a retirada do F-16, mas o F-35 tem de ser a pedra basilar da FAP. A nossa versão já será a block 4 para a qual todas as outras FA's estão a planear migrar e uniformizar as suas frotas (o que existe é uma mescla de versões umas mais e outras com menos problemas de fiabilidade).

Eu até acho que será para os próximos 40 anos, pelo menos. :mrgreen:

Atenção que o meu post não é uma viragem de 180º naquilo que penso, isto é, que se Portugal - e a FAP, por conseguinte - imperiosamente julgarem que o salto para a 5ª Geração é fundamental para o quadro estratégico nacional, europeu e da Aliança Atlântica, então não há como não encomendar o Lightning II e a breve trecho. E sim, o F-35 é um projeto multinacional, não apenas norte-americano.

A ênfase na minha anterior publicação era mais com as "cautelas e caldos de galinha" que o Ministério da Defesa tem demonstrado face à questão do substituto do F-16, seja como disse por razões geopolíticas, táticas ou economicistas. Até me custa a crer que estou a elogiar este Governo, porém nesta questão, e com os ventos que sopram de Washington, é de todo aconselhável fazê-lo. Portugal é o país europeu por excelência de cariz transatlântico, "entalado" entre os Estados Unidos e a velha Europa a que pertence, e a solução de que se fala (Eurofighter Typhoon usados + F-35A Block 4 novos) é até, de certa forma, uma espécie de maneira de agradar a gregos e troianos.

Sim, Donald Trump e o seu delfim J.D. Vance, que pessoalmente acho mais perverso e perigoso que o Dementia Don, não durarão para sempre, e as eleições intercalares/primárias no ano que vem nos Estados Unidos poderão ditar um reforço substancial dos Democratas, que dessa forma poderá atenuar os efeitos nocivos desta administração atual. Todavia, ficámos a conhecer na quinta-feira o que do outro lado do Atlântico pensam e querem fazer na Europa, e por muito que nalguns pontos até se possa ser levado a concordar com alguma parte do que está escrito, não se pode permitir a ingerência norte-americana na política europeia, tal como a Europa não interfere na política interna dos Estados Unidos. Isto já sem falar na questão da Ucrânia, do querer praticamente passar uma borracha em tudo o que a Rússia fez e faz, etc, etc.

Estamos ainda na fase inicial do choque, choque esse que muitos já esperavam dadas as recentes declarações e atitudes de Washington. Vamos ver agora na prática se isso alterará alguma coisa ou não no procurement militar europeu, nomeadamente na compra de armamento Made in the US. Creio que não, mas cá estaremos para ver.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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