F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4020 em: Novembro 11, 2025, 10:36:51 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço


A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

A única solução teórica que conheço para detetar aparelhos stealth como se não fossem stealth é a de Quantum Radars.
Há quem pensa que os Chineses estão perto de o operacionalizar.
No centro da tecnologia estará o fenómeno de "Quantum Entanglement".
Manda-se "para lá" um feixe de particulas emparelhadas com partículas que "ficam aqui connosco" e monitorizamos as que estão aqui em vez de captar as que voltam.

É uma tecnologia tão prá-frentex que o que o JohnM afirma em cima a bold poderá ser falso.
Em teoria detetaria um F-35, um B-52 e um F-35 perfeitinho do tamanho de um mosquito --- todos igual.

This too is a lie.
Tom Waits [You're Innocent When You Dream]



« Última modificação: Novembro 11, 2025, 10:40:38 pm por saabGripen »
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4021 em: Novembro 11, 2025, 10:55:11 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço


A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

A única solução teórica que conheço para detetar aparelhos stealth como se não fossem stealth é a de Quantum Radars.
Há quem pensa que os Chineses estão perto de o operacionalizar.
No centro da tecnologia estará o fenómeno de "Quantum Entanglement".
Manda-se "para lá" um feixe de particulas emparelhadas com partículas que "ficam aqui connosco" e monitorizamos as que estão aqui em vez de captar as que voltam.

É uma tecnologia tão prá-frentex que o que o JohnM afirma em cima a bold poderá ser falso.
Em teoria detetaria um F-35, um B-52 e um F-35 perfeitinho do tamanho de um mosquito --- todos igual.

This too is a lie.
Tom Waits [You're Innocent When You Dream]
É uma excelente observação, obrigado. Os radares quânticos podem em Teoria, anular muitas das vantagens do stealth, especialmente a distâncias relativamente curtas e em ambiente de empastelamento eletrónico intenso.O problema são as barreiras práticas (a FísicaTeórica é-o por algum motivo); usar radares quânticos para detetar e obter soluções de fogo a centenas de Km de distância é ficção científica, não quero saber o que os Chineses afirmem.

As vantagens do photon entanglement que está na base dos radares quânticos degradam-se rapidamente com a distância, a absorção atmosférica, a dispersão e o ruído térmico de fundo. Como tudo na vida tem que haver trade-offs, neste caso entre alcance e potência. A deteção furtiva requer geralmente uma potência elevada transmitida e/ou longos tempos de permanência, coisas que não são o forte da iluminação quântica, que tendem a ser para cenários de curto alcance e ruído elevado. Quando se escala para centenas de quilómetros, as vantagens desaparecem ou tornam-se impraticáveis. Como disse antes, se tens um míssil standoff de 300 Km de alcance e um radar quântico precisa de te ter a 100 Km para obter solução de tiro, a vantagem é tua.  E, mais uma vez, tudo o que contribua para aumentar a capacidade deteção furtiva, fá-lo muito mais para alvos não furtivos. Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4022 em: Novembro 11, 2025, 10:56:59 pm »
Os Ucranianos possuem os Kolchuga desde o final dos anos 90, anti-stealth, mas como diz o nosso JohnM, é uma questão também de táticas.
Cps
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4023 em: Novembro 11, 2025, 11:07:42 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço


A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

A única solução teórica que conheço para detetar aparelhos stealth como se não fossem stealth é a de Quantum Radars.
Há quem pensa que os Chineses estão perto de o operacionalizar.
No centro da tecnologia estará o fenómeno de "Quantum Entanglement".
Manda-se "para lá" um feixe de particulas emparelhadas com partículas que "ficam aqui connosco" e monitorizamos as que estão aqui em vez de captar as que voltam.

É uma tecnologia tão prá-frentex que o que o JohnM afirma em cima a bold poderá ser falso.
Em teoria detetaria um F-35, um B-52 e um F-35 perfeitinho do tamanho de um mosquito --- todos igual.

This too is a lie.
Tom Waits [You're Innocent When You Dream]
É uma excelente observação, obrigado. Os radares quânticos podem em Teoria, anular muitas das vantagens do stealth, especialmente a distâncias relativamente curtas e em ambiente de empastelamento eletrónico intenso.O problema são as barreiras práticas (a FísicaTeórica é-o por algum motivo); usar radares quânticos para detetar e obter soluções de fogo a centenas de Km de distância é ficção científica, não quero saber o que os Chineses afirmem.

As vantagens do photon entanglement que está na base dos radares quânticos degradam-se rapidamente com a distância, a absorção atmosférica, a dispersão e o ruído térmico de fundo. Como tudo na vida tem que haver trade-offs, neste caso entre alcance e potência. A deteção furtiva requer geralmente uma potência elevada transmitida e/ou longos tempos de permanência, coisas que não são o forte da iluminação quântica, que tendem a ser para cenários de curto alcance e ruído elevado. Quando se escala para centenas de quilómetros, as vantagens desaparecem ou tornam-se impraticáveis. Como disse antes, se tens um míssil standoff de 300 Km de alcance e um radar quântico precisa de te ter a 100 Km para obter solução de tiro, a vantagem é tua.  E, mais uma vez, tudo o que contribua para aumentar a capacidade deteção furtiva, fá-lo muito mais para alvos não furtivos. Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.


O que o JohnM do passado disse:
A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

É diferente do que o JohnM do futuro (em relação a esse passado) disse:
Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.

Quantum Entanglement é a base para Tele-Transporte á-la Star Trek.
E se não estou enganado, os da Universidade de Aveiro já demonstraram o Tele-Transporte de um bit de informação (aou qualquer coisa assim) a uma distância de uns quantos de metros.

Pode ser que a SAAB esteja interessada em falar com a UA...    e  TAUUUU   ....  Gripen E na FAP.


 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4024 em: Novembro 11, 2025, 11:20:19 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço


A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

A única solução teórica que conheço para detetar aparelhos stealth como se não fossem stealth é a de Quantum Radars.
Há quem pensa que os Chineses estão perto de o operacionalizar.
No centro da tecnologia estará o fenómeno de "Quantum Entanglement".
Manda-se "para lá" um feixe de particulas emparelhadas com partículas que "ficam aqui connosco" e monitorizamos as que estão aqui em vez de captar as que voltam.

É uma tecnologia tão prá-frentex que o que o JohnM afirma em cima a bold poderá ser falso.
Em teoria detetaria um F-35, um B-52 e um F-35 perfeitinho do tamanho de um mosquito --- todos igual.

This too is a lie.
Tom Waits [You're Innocent When You Dream]
É uma excelente observação, obrigado. Os radares quânticos podem em Teoria, anular muitas das vantagens do stealth, especialmente a distâncias relativamente curtas e em ambiente de empastelamento eletrónico intenso.O problema são as barreiras práticas (a FísicaTeórica é-o por algum motivo); usar radares quânticos para detetar e obter soluções de fogo a centenas de Km de distância é ficção científica, não quero saber o que os Chineses afirmem.

As vantagens do photon entanglement que está na base dos radares quânticos degradam-se rapidamente com a distância, a absorção atmosférica, a dispersão e o ruído térmico de fundo. Como tudo na vida tem que haver trade-offs, neste caso entre alcance e potência. A deteção furtiva requer geralmente uma potência elevada transmitida e/ou longos tempos de permanência, coisas que não são o forte da iluminação quântica, que tendem a ser para cenários de curto alcance e ruído elevado. Quando se escala para centenas de quilómetros, as vantagens desaparecem ou tornam-se impraticáveis. Como disse antes, se tens um míssil standoff de 300 Km de alcance e um radar quântico precisa de te ter a 100 Km para obter solução de tiro, a vantagem é tua.  E, mais uma vez, tudo o que contribua para aumentar a capacidade deteção furtiva, fá-lo muito mais para alvos não furtivos. Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.


O que o JohnM do passado disse:
A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

É diferente do que o JohnM do futuro (em relação a esse passado) disse:
Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.

Quantum Entanglement é a base para Tele-Transporte á-la Star Trek.
E se não estou enganado, os da Universidade de Aveiro já demonstraram o Tele-Transporte de um bit de informação (aou qualquer coisa assim) a uma distância de uns quantos de metros.

Pode ser que a SAAB esteja interessada em falar com a UA...    e  TAUUUU   ....  Gripen E na FAP.
Tu tens piada, gosto de discutir contigo quando falas a sério…

O JohnM do passado é do futuro são o mesmo, já que ambas as frases continuam a ser verdadeiras (ver post acima).

Quanto ao comentário da UA, é capaz de ir um bocadinho entre trasmitir um hit a um metro de distância num laboratório e detetar e obter uma solução de fogo num F-35 a 300 Km de distância no meio de uma tempestade no Mar do Sul da China e com o espectro eletromagnético saturado, concordas?  Há a Física Teórica e a Física Aplicada e este exemplo mostra bem a diferença entre ambas…

Abraço, vou jantar e passar o resto da noite em família.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4025 em: Novembro 11, 2025, 11:31:04 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço


A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

A única solução teórica que conheço para detetar aparelhos stealth como se não fossem stealth é a de Quantum Radars.
Há quem pensa que os Chineses estão perto de o operacionalizar.
No centro da tecnologia estará o fenómeno de "Quantum Entanglement".
Manda-se "para lá" um feixe de particulas emparelhadas com partículas que "ficam aqui connosco" e monitorizamos as que estão aqui em vez de captar as que voltam.

É uma tecnologia tão prá-frentex que o que o JohnM afirma em cima a bold poderá ser falso.
Em teoria detetaria um F-35, um B-52 e um F-35 perfeitinho do tamanho de um mosquito --- todos igual.

This too is a lie.
Tom Waits [You're Innocent When You Dream]
É uma excelente observação, obrigado. Os radares quânticos podem em Teoria, anular muitas das vantagens do stealth, especialmente a distâncias relativamente curtas e em ambiente de empastelamento eletrónico intenso.O problema são as barreiras práticas (a FísicaTeórica é-o por algum motivo); usar radares quânticos para detetar e obter soluções de fogo a centenas de Km de distância é ficção científica, não quero saber o que os Chineses afirmem.

As vantagens do photon entanglement que está na base dos radares quânticos degradam-se rapidamente com a distância, a absorção atmosférica, a dispersão e o ruído térmico de fundo. Como tudo na vida tem que haver trade-offs, neste caso entre alcance e potência. A deteção furtiva requer geralmente uma potência elevada transmitida e/ou longos tempos de permanência, coisas que não são o forte da iluminação quântica, que tendem a ser para cenários de curto alcance e ruído elevado. Quando se escala para centenas de quilómetros, as vantagens desaparecem ou tornam-se impraticáveis. Como disse antes, se tens um míssil standoff de 300 Km de alcance e um radar quântico precisa de te ter a 100 Km para obter solução de tiro, a vantagem é tua.  E, mais uma vez, tudo o que contribua para aumentar a capacidade deteção furtiva, fá-lo muito mais para alvos não furtivos. Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.


O que o JohnM do passado disse:
A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth.

É diferente do que o JohnM do futuro (em relação a esse passado) disse:
Continuo a dizer que não há cenário nenhum que torne o F-35 mais vulnerável, que não seja válido também para caças não furtivos.

Quantum Entanglement é a base para Tele-Transporte á-la Star Trek.
E se não estou enganado, os da Universidade de Aveiro já demonstraram o Tele-Transporte de um bit de informação (aou qualquer coisa assim) a uma distância de uns quantos de metros.

Pode ser que a SAAB esteja interessada em falar com a UA...    e  TAUUUU   ....  Gripen E na FAP.
Tu tens piada, gosto de discutir contigo quando falas a sério…

O JohnM do passado é do futuro são o mesmo, já que ambas as frases continuam a ser verdadeiras (ver post acima).

Quanto ao comentário da UA, é capaz de ir um bocadinho entre trasmitir um hit a um metro de distância num laboratório e detetar e obter uma solução de fogo num F-35 a 300 Km de distância no meio de uma tempestade no Mar do Sul da China e com o espectro eletromagnético saturado, concordas?  Há a Física Teórica e a Física Aplicada e este exemplo mostra bem a diferença entre ambas…

Abraço, vou jantar e passar o resto da noite em família.


Falo sempre a sério.
Perguntem ao sivispacem.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4026 em: Novembro 12, 2025, 10:58:34 am »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.

Eu vou fazer como o Manuel Serrão...  ;)
Alguém que diga o nome de UM único programa de aparelho de combate tripulado de nova geração que não tenha nos seus KPP's (Key Performance Parameters) um baixissimo RCS (Radar Cross Section)...
Europeu, Chinês, Americano, Marciano, whatever...
Digam um.

Aliás,  estou desconfiado que o Francês que fez o vídeo não pôs os pés no Stand da Dassault em Junho/Le Bourget.

I rest my case
« Última modificação: Novembro 12, 2025, 11:10:50 am por Sintra »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4027 em: Novembro 12, 2025, 09:25:41 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.

Eu vou fazer como o Manuel Serrão...  ;)
Alguém que diga o nome de UM único programa de aparelho de combate tripulado de nova geração que não tenha nos seus KPP's (Key Performance Parameters) um baixissimo RCS (Radar Cross Section)...
Europeu, Chinês, Americano, Marciano, whatever...
Digam um.

Aliás,  estou desconfiado que o Francês que fez o vídeo não pôs os pés no Stand da Dassault em Junho/Le Bourget.

I rest my case


TYPHOON Tranche 5
GRIPEN E
RAFALE F5

São a última geração de cada modelo e não tiveram RCS como parâmetro importante.

Já agora, porque é que o METEOR só vai ser operacional no F-35 no início da década de 30?
Eu respondo:
Porque a LM é que manda.
E os americanos querem obrigar a carneirada do F-35 Users Group a comprar AMRAAMs durante muitos anos.
E todos a pagar forte e feio pelo upgrade Block4

Chama-se filha-da-putice.
Portugal precisa de mais disso.

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4028 em: Novembro 12, 2025, 09:30:40 pm »
Qual a tua solução para a FAP ?
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4029 em: Novembro 12, 2025, 09:33:32 pm »
Há semanas atrás a SAAB fez voar um GRIPEN E controlado por AI da HELSING ao fim de menos que um ano de desenvolvimento e a LM não consegue integrar um míssil?
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4030 em: Novembro 12, 2025, 09:43:16 pm »
Qual a tua solução para a FAP ?

Olha, será pagar os salários a um grupo de trabalho não-sei-onde para passar os últimos 4 ou 5 anos a não fazer mais nada a não ser "estudar o F-35"?

Tu alguma vez deste ao Forum a informação que "este mês estão a estudar o Gripen - vamos aguardar"?

O que eu quero estás farto de saber - e desde antes dos 2% e dos 3.5%:
Propostas de todos.
Contrapartidas de todos
Escolher a melhor proposta para o desenvolvimento da indústria de defesa portuguesa.

Se a proposta da LM for espetacularmente boa ----  então escolhe-se a LM.
YahOOO!

Tu não estás a par dos esforços deles para construírem essa proposta?

E afinal tu o que tens para propor?
Explica a tua solução. Anda lá.

Acho que vais acabar esta conversa a insultar-me e 3 ou 4 a meter um like no teu post.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4031 em: Novembro 12, 2025, 09:52:42 pm »
Qual a tua solução para a FAP ?

Olha, será pagar os salários a um grupo de trabalho não-sei-onde para passar os últimos 4 ou 5 anos a não fazer mais nada a não ser "estudar o F-35"?

Tu alguma vez deste ao Forum a informação que "este mês estão a estudar o Gripen - vamos aguardar"?

O que eu quero estás farto de saber - e desde antes dos 2% e dos 3.5%:
Propostas de todos.
Contrapartidas de todos
Escolher a melhor proposta para o desenvolvimento da indústria de defesa portuguesa.

Se a proposta da LM for espetacularmente boa ----  então escolhe-se a LM.
YahOOO!

Tu não estás a par dos esforços deles para construírem essa proposta?

E afinal tu o que tens para propor?
Explica a tua solução. Anda lá.

Acho que vais acabar esta conversa a insultar-me e 3 ou 4 a meter um like no teu post.

mas tu voltaste? não tinhas sido internado num manicómio ali para os lados como quem vai para o desterro, a caminho de Torres Vedras!?!?!
« Última modificação: Novembro 12, 2025, 09:54:01 pm por LightningBolt »
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4032 em: Novembro 12, 2025, 09:54:25 pm »
Qual a tua solução para a FAP ?

Olha, será pagar os salários a um grupo de trabalho não-sei-onde para passar os últimos 4 ou 5 anos a não fazer mais nada a não ser "estudar o F-35"?

Tu alguma vez deste ao Forum a informação que "este mês estão a estudar o Gripen - vamos aguardar"?

O que eu quero estás farto de saber - e desde antes dos 2% e dos 3.5%:
Propostas de todos.
Contrapartidas de todos
Escolher a melhor proposta para o desenvolvimento da indústria de defesa portuguesa.

Se a proposta da LM for espetacularmente boa ----  então escolhe-se a LM.
YahOOO!

Tu não estás a par dos esforços deles para construírem essa proposta?

E afinal tu o que tens para propor?
Explica a tua solução. Anda lá.

Acho que vais acabar esta conversa a insultar-me e 3 ou 4 a meter um like no teu post.

deixaram-te sair !?! :mrgreen:
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4033 em: Novembro 12, 2025, 10:01:03 pm »

Subsea7;

Está a chegar a tua "ajuda".
Quando chegarem mais, eu retiro-me.

 

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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4034 em: Novembro 12, 2025, 10:07:24 pm »

Subsea7;

Está a chegar a tua "ajuda".
Quando chegarem mais, eu retiro-me.

Enquanto não chega, vai até a Cairense aí em Braga e depois falamos, ya ?
 
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