F-35A Lightning II na FAP

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3555 em: Setembro 04, 2025, 09:06:51 am »
Ao que parece, mais um atraso no programa do F35.

A famosa atualização do Block4  adia até 2031 e virá incompleta.

A parte respeitante ao motor nunca ficará pronta antes de 2033.

Depois é só acabar mais umas coisinhas e a correr bem... 2035.

Bem a tempo de uma MLU. 😉

Abraços
João Pereira
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3556 em: Setembro 04, 2025, 02:03:40 pm »
Ao que parece, mais um atraso no programa do F35.

A famosa atualização do Block4  adia até 2031 e virá incompleta.

A parte respeitante ao motor nunca ficará pronta antes de 2033.

Depois é só acabar mais umas coisinhas e a correr bem... 2035.

Bem a tempo de uma MLU. 😉

Abraços

Ou seja, se encomendarmos agora recebemos lá para 2030/32, ou seja, será ainda o TR-3?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3557 em: Setembro 04, 2025, 02:22:21 pm »
Isso não sei responder.  Mas há aqui quem o possa fazer.
Sinceramente,  o que me parece e desculpem os mais entendidos, é que este avião cada vez mais se parece aos Boieng 737 mais recentes.
Nasceram tortos, limitados, estão constantemente a ser corrigidos com atualizações,  demasiado dependentes... e a atrasar, sempre a atrasar.
Se me perguntarem, falando do 737, se é um bom avião? Supostamente sim, mas a realidade é essa...
Que o diga a Airbus que colheu os frutos. 😉
Voltando ao F35, provavelmente feito à pressa para ser o primeiro e por agora único no que diz respeito à NATO.
Foi um risco e uma estratégia comercial que funcionou,  basta ver os números.
Já quanto ao resto...
João Pereira
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3558 em: Setembro 04, 2025, 03:01:18 pm »
O F-35 não foi feito "para ser o primeiro". Isso já foi o F-22.
Os problemas do F-35 remetem-se à complexidade sa plataforma, e ao facto de terem que basear no mesmo avião 3 variantes bastante distintas, em particular o F-35B.

As constanstes actualizações é algo normal hoje em dia, e até aconselhável para manter as aeronaves actualizadas face a novos avanços tecnológicos (particularmente a nível de software).

De qualquer maneira o TR-3 continua a fazer do F-35 o caça mais avançado disponível para se comprar.

De qualquer maneira ninguém acredita que vamos encomendar F-35 nos próximos 2/3 anos, logo, para já, atrasos relativos ao TR-4 não nos afectam em nada.

Actualmente o nosso problema é outro, é o atraso mental de não se modernizar nada nas FA, nem tão pouco capacitar os meios que temos para que cumpram as missões com mais eficácia (F-16).
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3559 em: Setembro 04, 2025, 03:06:25 pm »
Meu caro, o F-22,  como o meu amigo sabe,  não é para vender. 😉
Portanto,  não conta.
Abraço
João Pereira
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3560 em: Setembro 04, 2025, 03:28:51 pm »
Continua a ser o primeiro caça 5G operacional.

Em lado nenhum a ideia era o F-35 ser o primeiro do que quer que seja.

Se a intenção fosse "ser o primeiro para fins de exportação", teriam desenvolvido apenas a versão A, ignorando as versões B e C, e teriam um produto finalizado muito mais cedo e com muitos menos problemas.

O concurso que deu origem ao F-35, foi feito para dar às FA americanas um caça 5G capaz de substituir uma carrada de aeronaves no seu inventário, com um mercado interno de pelo menos 2400 aviões. Números muito superiores ao potencial de exportação.
Não há qualquer racional em insinuar que foram desenvolver o F-35 para ser o primeiro no mercado de exportação, quando este mercado é "secundário" em termos de número de encomendas previstas.
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3561 em: Setembro 04, 2025, 03:34:06 pm »
Citar
Não há qualquer racional em insinuar que foram desenvolver o F-35 para ser o primeiro no mercado de exportação, quando este mercado é "secundário" em termos de número de encomendas previstas.
Essa é a tua opinião.
Não tem de ser a única. Nem muito menos ser a mais correta.
Já agora, porque é que as opiniões diferentes da tua têm de ser "insinuações"?
João Pereira
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3562 em: Setembro 04, 2025, 03:43:26 pm »
O que tu estás a dizer não é uma opinião. É uma insinuação/teoria da conspiração. Quanto muito uma suposição.

Dizeres que carapau é melhor que sardinha é uma opinião.
Dizeres que o carapau é um pássaro não é uma opinião.
 

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3563 em: Setembro 04, 2025, 04:03:54 pm »
Já estás a divagar... como de costume.
Guarda lá as tuas sardinhas e carapaus.
Entretanto,  e recorrendo à IA que provavelmente será mais "racional" do que eu...
"Sim, ouvir as opiniões dos outros é considerado um sinal de inteligência, pois demonstra mente aberta, capacidade de aprender com novas ideias, segurança e inteligência emocional. Pessoas inteligentes estão dispostas a considerar pontos de vista diferentes, o que expande seu conhecimento, melhora o pensamento crítico e fortalece os relacionamentos, ao invés de serem teimosas e reativas. "
Não custa muito, vais ver. 😉
Abraços
João Pereira
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3564 em: Setembro 04, 2025, 05:56:15 pm »
Ao que parece, mais um atraso no programa do F35.

A famosa atualização do Block4  adia até 2031 e virá incompleta.

A parte respeitante ao motor nunca ficará pronta antes de 2033.

Depois é só acabar mais umas coisinhas e a correr bem... 2035.

Bem a tempo de uma MLU. 😉

Abraços

A parte mais importante era o TR-3, que depois de muitos atrasos parece que entrou em produção normal.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3565 em: Setembro 04, 2025, 06:33:13 pm »
Duvido que a evolução pare até o block 4 acontecer. Muito provavelmente vai haver passos intermédios, todos preparados para atualização ao 4.
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3566 em: Setembro 04, 2025, 06:48:07 pm »
Ao que parece, mais um atraso no programa do F35.

A famosa atualização do Block4  adia até 2031 e virá incompleta.

A parte respeitante ao motor nunca ficará pronta antes de 2033.

Depois é só acabar mais umas coisinhas e a correr bem... 2035.

Bem a tempo de uma MLU. 😉

Abraços

O F-35 é como cristiano Ronaldo, pode-se dizer mal dele mas com uma perna já parte o adversário todo.
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3567 em: Setembro 04, 2025, 07:51:04 pm »
Duvido que a evolução pare até o block 4 acontecer. Muito provavelmente vai haver passos intermédios, todos preparados para atualização ao 4.

A LM esta focada na versão "Ferrari", que segundo eles vai ser o primeiro geração 5.5 ou melhor 80% de um 6ª geração.
 

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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3568 em: Setembro 04, 2025, 07:53:57 pm »
O contrato do F-35, será assinado até ao final do próximo ano, totalizando uma esquadra de combate.
Entretanto teremos outro PR, e a força aérea mais interveniente nos fogos, o que irá calar um pouco a OP.

Cumprimentos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3569 em: Setembro 04, 2025, 08:59:33 pm »
Portanto para aí 14 caças?
Não haverá nenhum eurocanard como stopgap?