F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3375 em: Julho 22, 2025, 07:18:21 am »
Colocar como prioritário 3 (2) fragatas (e submarino,  já agora), com boas capacidades ASW, parece-me também melhor.

E também não é boa política negocial anunciar previamente que queremos caças 5.0 e depois ir negociar com o único fabricante...
Duas ou três já é pouco depois de abrirem o apetite com Seis!

Para depois acabar em zero
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3376 em: Julho 22, 2025, 01:40:44 pm »
Fora de brincadeiras, até concordo com a prioridade as fragatas e de seguidas as defesas anti aereas,  sou a favor começar pelos materiais de maior obsolescência. Sim, pode ser um problema até porque é uma excelente desculpa para não se fazer nada e o o arrastar de muitos anos dos caças. Mas acho que esta decisão não é como as corvetas, pode revelar vamos pelo stop grap e esperar pela 6 geração e não estou tão confiante que a solução seja f16v... Embora era a melhor solução comprar uns f16 em segunda mão para mordenizar e juntar aos nossos com melhores condições

Certo. Eu também acho que a falta de defesas aéreas e a obsolescência das fragatas são problemas mais prioritários de resolver, quando comparados cokm os F-16, que com o devido armamento, ainda podem fazer alguma coisa na guerra moderna.

Os F-16 até podes substiuir em 2035, a questão é que a decisão terá que ser tomada muito mais cedo. Tem que haver uma decisão, mais tardar até 2030 se for esse o objectivo.

Se a intenção for substituir ainda mais tarde, entre 2040-45, para permitir a entrada num programa 6G, tudo bem. Mas também terá que se decidir a curto prazo a solução stop-gap, seja com a modernização dos actuais F-16, seja com a compra de caças em segunda-mão.

Se optarem por caças em segunda-mão, comprar F-16 mais recentes é o que faz mais sentido. Eventualmente juntar os nossos F-16 em melhor estado, e juntar uns quantos em segunda-mão para totalizar pelo menos 24, e modernizar tudo.

A outra alternativa também com F-16, passaria por contactar os Emirados, para ver se se querem desfazer de 24-30 dos seus Block 60, que nem precisavam de ser modernizados, ou que podiam receber uma modernização mais modesta, em cima de um avião que já vem com radar AESA.

Porquê F-16 e nenhum outro caça? Simples: rapidez, custos de transição e criação de nova logística. Não demoraríamos meia década a atingir FOC, como aconteceria com uma frota completam diferente.

Enquanto isto, a compra de armamento é absolutamente prioritária, seja qual for a decisão tomada. Mais AIM-9X, mais AMRAAM (ou integração dos Meteor no F-16), APKWS-II, integração dos Harpoon e/ou compra de JSM, SDB/Stormbreaker ou integração da família Brimstone/SPEAR 3, JASSM ou TAURUS...

Colocar como prioritário 3 (2) fragatas (e submarino,  já agora), com boas capacidades ASW, parece-me também melhor.

E também não é boa política negocial anunciar previamente que queremos caças 5.0 e depois ir negociar com o único fabricante...

2 não podia ser. Tinham que ser 3, para substituir as VdG e garantir que não ficamos formalmente limitados a 4 fragatas.

3 fragatas num primeiro batch, e outras 2 ou idealmente 3 num segundo batch.

Dizer que se quer um caça 5G, ou dizer que se quer dar o salto geracional, é perfeitamente normal. Não é culpa da FAP que só haja um concorrente a produzir este tipo de avião.

O que não faz sentido, é eliminar o critério do salto geracional, só para fazer um concurso inclusivo, e correr o risco que uma decisão política estúpida dê a vitória a um tipo de avião que o ramo não quer.

Se o salto geracional for um critério, existirão 4 principais candidatos:
-F-35, GCAP, FCAS, F-47 (a se confirmar a versão de exportação).

Destes, o F-35 é o mais barato, e o único que pode ser adquirido a curto prazo. Os outros obrigam a uma solução intermédia até recebermos os primeiros.
A tomada de decisão terá que depender disso.


Existe ainda uma outra opção. Que é ter uma esquadra com F-35 (301), e uma esquadra 6G (201).

Neste caso, dava para adquirir 16-20 F-35 entre 2030-35, e entrar num programa 6G para adquirir outros 16 aviões, atingindo os 32/36 caças.

Isto é obviamente uma mudança do nível de ambição, e altamente improvável.
 
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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3377 em: Julho 22, 2025, 07:09:21 pm »
GCAP, FCAS ou F-47 para Portugal não passa de uma fantasia (e só somos observadores para os 2 europeus).
Os F-35 virão porque neste momento é para onde o interesse industrial aliado ao Politico, e a urgência geostratégica nos está a levar. Mais tarde as prioridades serão outras. Os tempos atuais são excecionais neste sentido, e tenho duvidas que se repetirão após a guerra da Ucrânia  que permita Portugal considerar dar-se ao luxo de continuar com aviação de caça tripulada novamente, ainda por cima logo para estes 3 projectos de 6ª geração.

« Última modificação: Julho 22, 2025, 07:17:38 pm por Pilotasso »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3378 em: Julho 22, 2025, 11:37:34 pm »
Isso são demasiadas certezas para um país cujo Governo anda a rapar o tacho para encontrar truques para inflacionar os gastos na Defesa para atingir os míseros 2%.

Se a decisão for estritamente política, corremos o risco ficar com Gripen. Basta o lobby Embraer começar a fazer pressão.

É claro que temos uma oportunidade única de ter os F-35. Mas também temos tido oportunidades únicas nos últimos 2 ou 3 anos para aquisições e remodelações, e praticamente nada se fez.
 
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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3379 em: Hoje às 10:26:07 am »
Isso são demasiadas certezas para um país cujo Governo anda a rapar o tacho para encontrar truques para inflacionar os gastos na Defesa para atingir os míseros 2%.

Se a decisão for estritamente política, corremos o risco ficar com Gripen. Basta o lobby Embraer começar a fazer pressão.

É claro que temos uma oportunidade única de ter os F-35. Mas também temos tido oportunidades únicas nos últimos 2 ou 3 anos para aquisições e remodelações, e praticamente nada se fez.

Pelos políticos ficamos é sem nada. Os caças não dão votos e é difícil dar de ganhar dinheiro aos amigos.

Desde 2017 é sempre a adiar.
 

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goncalobmartins

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3380 em: Hoje às 10:35:55 am »
Portugal e os F-35

https://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/analise-estrategica/detalhe/portugal-e-os-f-35

Alguém tem acesso que possa partilhar, por favor?