F-35A Lightning II na FAP

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riky95

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3270 em: Julho 02, 2025, 06:34:07 pm »
Com a nova linha de produção na Itália, os prazos vão reduzir.
Temo que iremos ficar com uma FA para apagar fogos e transporte de doentes.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3271 em: Julho 02, 2025, 07:06:24 pm »
Com a nova linha de produção na Itália, os prazos vão reduzir.
Temo que iremos ficar com uma FA para apagar fogos e transporte de doentes.

Que nova linha de produção em Itália? Eles já fazem F35 à mais de 10 anos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3272 em: Julho 02, 2025, 09:12:01 pm »
Parece que estava a adivinhar... começo a sentir-me ridículo no sentido em que, eu todo contente a celebrar e a "festejar" e começo cada vez mais a sentir que pode haver uma mão cheia de nada.

Voltando ao assunto anterior, quero que saibam uma coisa... não sou chegano e entendo o conceito do que esse termo encerra, mas votei Chega. Tenho as minha razões. E estou certo que vocês como pessoas de bom íntimo e democráticas, respeitam a minha escolha. Primeira vez que votei Chega.

obrigado por não me fazerem sentir estranho e deslocado aqui, porque caso começasse a ser alvo de bullying político, muito provavelmente iria chamar a minha querida Mãe e o seu rolo da massa  :mrgreen:

Abr aos socialistas, aos sociais democratas, democratas cristãos, aos liberais, aos comunistas, bloquistas, Livristas ou livreiros como queiram  :mrgreen: e falta mais alguém? PANisgas e/ou aos que fazem panelas e gostam!, e... acho que estão todos... abr
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3273 em: Julho 03, 2025, 10:39:53 am »
Homem de Deus, o que não falta por aqui é pessoal que vota no Chega e essa conversa já foi à uns posts atrás, agora é para avançar no debate.

F-35, sim ou não. Quando? Quantos? De onde? E por aí fora.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3274 em: Julho 03, 2025, 01:44:43 pm »
Com a nova linha de produção na Itália, os prazos vão reduzir.
Temo que iremos ficar com uma FA para apagar fogos e transporte de doentes.

"Nova linha"?

O primeiro F-35A saiu de Cameri em Maio de 2015.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3275 em: Julho 03, 2025, 02:03:01 pm »
Não é tão fácil assim...

https://militarywatchmagazine.com/article/rafale-american-inputs-needed

Citar
Although marketed  as a purely French program, the Rafale notably relies heavily on technologies and components from the United States and across Europe to a much greater extent than the Mirage 2000, without which it likely would be unable to achieve current performance levels.

Beyond the Scalp, the Rafale itself relied on American auxiliary power units, lighting systems, fuel nozzles, wheel brakes and brake controls, transducer, electro-optical and passive electronic components, cabin systems, canopies, fuel tank sealants, corrosion inhibitors and various mechanical components and electrical power systems. Prototypes also used the F404 engine which powered the F-18 Hornet. Although the Rafale was at largely indigenous, and unlike the Swedish Gripen E or Indian Tejas it did not rely on foreign sensors or engines, it was still a far cry from full self-sufficiency in tactical aviation for France. Indeed, other than the Mirage 2000, and various legacy fighters across the third world such as Pakistan’s Mirage 5 fleet, the Rafale remains the closest thing to a fully indigenous fighter produced by a European state.



Saudações

A military watch? A pior porcaria de... Não me esqueço do recente artigo sobre a fragata T-26 em que não utilizaram a expressão "anti submarino" uma unica vez! E isto é constante, abro um qualquer artigo random naquela coisa e está invariavelmente coberto de disparates, o site é uma rematadissima merd# e se não é escrito por Russos...
Já agora o tipo que escreveu esse artigo sabe tanto do assunto como eu da poda de nabos.
Sei aonde é que ele foi arranjar a lista de supostos equipamentos americanos no Rafale e boa parte dela está pura e simplesmente errada, os supostos sensores electro opticos são o... Litening, a canopie do Rafale é da Saint Gobain que é Francesa, os travões e algumas das peças do trem de aterragem são efetivamente de origem Americana mas fabricados em Toulouse e são não ITAR, etc, etc.
Existe efetivamente algum equipamento Americano no Rafale (tal como existe equipamento Europeu nos F-15/F-16/F-22/F-35, pex parte dos blisks do motor F-119 são feitos pela MTU), mas não é muito e sob ITAR neste momento apenas está o MIDS-LVT (fabricado deste lado do Oceano), brevemente vai juntar-se o HMD Thales Scorpion (que é fabricado nos Estados Unidos). A única vez que os Americanos tentaram utilizar ITAR para prevenir a venda do aparelho Francês (ao Egipto) tiveram de ir bloquear um missil da MBDA, precisamente porque ITAR no Rafale é coisa quase inexistente.

Fontes?  ::)

Saudações

P.S. Está fonte também tem algum problema? Dedica-se à agricultura ou também é escrito por chineses e russos?  ::)

 https://simpleflying.com/what-european-fighter-jets-critical-us-components/

 Fontes? Muitas, demasiadas (e algumas demasiado antigas) para colocar aqui.

Mas basicamente são mais de quatro decadas de Air International, Air&Cosmos, Janes, orçamentos da defesa Franceses, orçamentos de defesa dos USA, um par de visitas a Merignac, etc, etc.

Sobre a segunda fonte que colocaste tens lá isto;

"Example US contractors for the Dassault Rafale:

HiRel Connectors, Inc.: Electrical & Electronic Connectors
Collins Aerospace: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
The Lee Company: Hydraulic Systems, Restrictors
Lockheed Martin: Sniper Advanced Targeting Pod
Aerotech Herman Nelson, Inc.: Portable heaters (Canadian contractor)"

O único exemplo de um equipamento ITAR dessa lista e que supostamente não é uma subcontratação é o Sniper Pod, que é utilizado por um unico operador do Rafale, o Qatar, os restantes utilizam outros LDP´s, nomeadamente o Thales Talios que é Francês.

Existiu um real e muitissimo público esforço no final dos anos 80 e 90 para que o Rafale não ficasse dependente de licenças ITAR Norte Americanas, esse esforço teve sucesso.
 
E como é obvio estás á vontade para acreditar no que quiseres, e se queres ler mais merdice daquele inenarrável site, força.
« Última modificação: Julho 03, 2025, 02:45:27 pm por Sintra »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3276 em: Julho 03, 2025, 02:37:37 pm »
Se for oi F-35, este só devera chegar para os anos 2035-40 , data da entrada de um 6ºG europeu ! Mais uma vez Portugal vai ficar atras tecnologicamente dos outros países da OTAN !
O melhor é fazer um upgrade dos F-16s, comprar mais alguns e esperar por o 6ºG.

Se pensam que alguém vai pagar, com fundos,vindos de países da UE, a compra de um avião US, quando há alternativas europeias, devem estar a sonhar !

A entrega levaria 5/6 anos e não 10. Os caças de 6ª geração Europeus só lá para 2040/45, antes é impossível, especialmente para quem não é sócio dos projectos.

Se assinasses o contrato hoje, só terias o primeiro avião daqui a 7/8 anos. O FCAS deve fazer teste no PANG em 2040, por isso penso que estará pronto nessa data.

Os Belgas receberam os seus F-35 passados 6 anos, outros em menos tempo. Mesmo que fosse 7/8 anos, o FCAS nunca estará pronto para ser entregue antes das datas que avancei.

Mesmo que estivesse, seja o FCAS ou o GCAP, com o tamanho que estes aparelhos estão a ficar o preço de aquisição a manutenção dos mesmos vai ficar uma coisa "interessantissima"...
O FCAS que (se chegar a ser construido... recentemente tive um "deja vu" com o ano de 1986 devido as últimas entrevistas do Eric Trappier, está a fazer os possiveis e os impossiveis para que o programa "vá de vela", mais, se a FN ganha as próximas eleições o programa FCAS vai com o "caral**") vai andar pelas 16/18 toneladas "vazio", o GCAP ainda vai ser maior.

Sobre o F-35A, entre o contrato de aquisição e a entrega do primeiro aparelho a LM tem demorado entre cinco e seis anos, o que significa que se fosse assinado amanhã a FAP só os vê lá para "dois mil e trinta o passo". Ora apesar de todo o otimismo que tem reinado neste forúm/topico ainda não vimos uma carta do FMS a dizer "F-35A" e "Portugal", o que significa que as negociações não se encontram particularmente avançadas...

A existirem alternativas minimamente realistas ao F-35A lá para 2035 (com contrato assinado lá para 2030) será um aparelho de geração anterior apoiado por CCA´s e/ou a versão da altura do KF-21.

« Última modificação: Julho 03, 2025, 02:52:38 pm por Sintra »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3277 em: Julho 03, 2025, 03:27:12 pm »
Por acaso agora lembrei-me que na Alemanha falava-se que ia abrir um linha de produção ou partes do F-35, como é que isso vai?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3278 em: Julho 03, 2025, 03:50:31 pm »
Por acaso agora lembrei-me que na Alemanha falava-se que ia abrir um linha de produção ou partes do F-35, como é que isso vai?

O unico FACO (Final Assembly and Check-Out facility) na Europa fica em Cameri, Itália.
Na Alemanha, a Rheinmetal vai fabricar partes da fuselagem central que depois serão encaminhados para Forth Worth e Cameri (eventualmente para Nagoya?) para a montagem final do F-35A. A fabrica da Rheinmetal fica na Westfalia/Weeze e abriu há um par de dias. 
« Última modificação: Julho 03, 2025, 03:51:34 pm por Sintra »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3279 em: Julho 03, 2025, 03:54:35 pm »
Eu sabia que ia acontecer algo na Alemanha, mas como li várias versões do que ia acontecer, preferi confirmar.

Ou seja, aumentou-se o input europeu...
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3280 em: Julho 03, 2025, 04:45:23 pm »
Homem de Deus, o que não falta por aqui é pessoal que vota no Chega e essa conversa já foi à uns posts atrás, agora é para avançar no debate.

F-35, sim ou não. Quando? Quantos? De onde? E por aí fora.

Adoro quando me tratas por "Homem de Deus"  :mrgreen:

Ok cabeças. Siga com o F-35A e fim de conversa tola.  :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3281 em: Julho 03, 2025, 05:02:29 pm »
Se for oi F-35, este só devera chegar para os anos 2035-40 , data da entrada de um 6ºG europeu ! Mais uma vez Portugal vai ficar atras tecnologicamente dos outros países da OTAN !
O melhor é fazer um upgrade dos F-16s, comprar mais alguns e esperar por o 6ºG.

Se pensam que alguém vai pagar, com fundos,vindos de países da UE, a compra de um avião US, quando há alternativas europeias, devem estar a sonhar !

A entrega levaria 5/6 anos e não 10. Os caças de 6ª geração Europeus só lá para 2040/45, antes é impossível, especialmente para quem não é sócio dos projectos.

Se assinasses o contrato hoje, só terias o primeiro avião daqui a 7/8 anos. O FCAS deve fazer teste no PANG em 2040, por isso penso que estará pronto nessa data.

Os Belgas receberam os seus F-35 passados 6 anos, outros em menos tempo. Mesmo que fosse 7/8 anos, o FCAS nunca estará pronto para ser entregue antes das datas que avancei.

Mesmo que estivesse, seja o FCAS ou o GCAP, com o tamanho que estes aparelhos estão a ficar o preço de aquisição a manutenção dos mesmos vai ficar uma coisa "interessantissima"...
O FCAS que (se chegar a ser construido... recentemente tive um "deja vu" com o ano de 1986 devido as últimas entrevistas do Eric Trappier, está a fazer os possiveis e os impossiveis para que o programa "vá de vela", mais, se a FN ganha as próximas eleições o programa FCAS vai com o "caral**") vai andar pelas 16/18 toneladas "vazio", o GCAP ainda vai ser maior.

Sobre o F-35A, entre o contrato de aquisição e a entrega do primeiro aparelho a LM tem demorado entre cinco e seis anos, o que significa que se fosse assinado amanhã a FAP só os vê lá para "dois mil e trinta o passo". Ora apesar de todo o otimismo que tem reinado neste forúm/topico ainda não vimos uma carta do FMS a dizer "F-35A" e "Portugal", o que significa que as negociações não se encontram particularmente avançadas...

A existirem alternativas minimamente realistas ao F-35A lá para 2035 (com contrato assinado lá para 2030) será um aparelho de geração anterior apoiado por CCA´s e/ou a versão da altura do KF-21.

Se o RN ganhar as eleições, o orçamento da defesa vai aumentar de maneira significativa ( 2º PANG, aumentos da frota de superfície e submarina, aumento do corpo de batalha e do numero de aviões da AA e da MN ).

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3282 em: Julho 03, 2025, 06:47:09 pm »
Por acaso agora lembrei-me que na Alemanha falava-se que ia abrir um linha de produção ou partes do F-35, como é que isso vai?

Ficou recentemente concluida

https://x.com/RheinmetallAG/status/1940071445108777393/photo/2

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3283 em: Julho 04, 2025, 12:47:09 pm »
Tinham 2 PA mais pequenos e capazes do que o PA actual e muito menos o que virá a seguir. Tinham muitas outras coisas, como nós também tínhamos, a questão é que após a queda do Muro de Berlim, do desmembrar da URSS e do fim da Guerra Fria, os orçamentos para a Defesa caíram para menos de metade e toda a Europa.

Agora, devido à ameaça da Federação Russa, grande parte dos países está a tentar recuperar o tempo perdido. Dai estar a haver o reforço dos contratos dos F-35, Fragatas, Submarinos, etc.

 :arrow: https://x.com/jurgen_nauditt/status/1941093333079605571

Já agora, como é que tem corrido o Brexit ao RU?
« Última modificação: Julho 04, 2025, 12:47:42 pm por Cabeça de Martelo »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3284 em: Julho 04, 2025, 04:10:18 pm »
🇩🇪 German defense contractor Rheinmetall has finished building a new facility for producing center fuselage sections for the F-35A fighter jet, Der Spiegel reported.

Rheinmetall invested around €200 million in the high-tech site, which will eventually produce up to 36 fuselage sections per year.

https://militarnyi.com/en/news/rheinmetall-completes-f-35a-component-plant-in-germany/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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