F-35A Lightning II na FAP

  • 3097 Respostas
  • 460058 Visualizações
*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 815 vez(es)
  • Enviou: 851 vez(es)
  • +458/-526
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3060 em: Junho 08, 2025, 12:22:00 am »
Meteu um pouco os pés pelas mãos em alguns pontos, mas enfim....

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

LightningBolt

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 513 vez(es)
  • +15/-50
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3061 em: Junho 08, 2025, 02:14:11 am »
Meteu um pouco os pés pelas mãos em alguns pontos, mas enfim....

Só espero que não condicione, ao enganar a população com informações erradas, a compra do F-35A. Porque colocando na opinião pública a ideia errada, o povo pode ser levado a pensar o mesmo e a classe política ciente disso, aproveitar-se para anunciar uma outra escolha, que ao final do dia não será benéfica para Portugal e para a FAP.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

LightningBolt

  • Membro
  • *
  • 133
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 513 vez(es)
  • +15/-50
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3062 em: Junho 08, 2025, 09:05:02 pm »
Back to F-35A Lightning II Block IV 💪🫡
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9925
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 1211 vez(es)
  • +4132/-7024
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3063 em: Junho 09, 2025, 03:21:16 pm »
Não foi esse General que supostamente entrou para a tropa aos 12 anos (passou à reserva aos 56 com 44 anos de militar, segundo o mesmo)?  :mrgreen:

Saudações

P.S. Se os AESA detetassem e apresentassem soluções de tiro para caças de quinta geração ninguém os estava a produzir ou a projectar. E se dos russos aos chineses, passando pelos EUA ao FCAS europeu todos os estão nos aparelhos de 5ª, seja em projecto ou produzidos.

 

P.S. 2 - O F117 era/é um aparelho projectado nos anos 70 e produzido 60 unidades no inicio dos anos 80. Foi um abatido, e é um aparelho que apesar de ter sido retirado de serviço. são mantidos em condições de voo.

https://www.key.aero/2019/02/27/f-117-nighthawk-still-out-there-still-flying-clearest-photos-yet




« Última modificação: Junho 09, 2025, 03:26:41 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5368/-1113
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3064 em: Junho 09, 2025, 04:03:39 pm »
De frisar que o F-117 era usado em missões de altíssimo risco, a voar praticamente em cima do alvo, para largar bombas guiadas com alcance bastante reduzido.

Nenhum F-117 teria sido abatido se lançasse munições guiadas modernas, tipo JSOW, JDAM-ER e SDB, cujo seu maior alcance permite atingir os mesmos alvos a distâncias muito mais seguras.

Quanto à conversa dos radares AESA conseguirem detectar o F-35, é mais um pioneirismo das chefias militares tugas.

Mas mesmo que queiramos dar de barato que um radar AESA conseguia detectar o F-35, esse mesmo radar conseguiria detectar Rafale ou Gripen, com a diferença que o faria a uma distância muito maior.


Entretanto, também creio que houve um erro na forma de explicar as capacidades do F-35, e o porquê de se querer um caça 5G. "Conectividade, conectividade, conectividade!" Isto para o comum mortal é o quê? Vem com um pacote TV + Net + Voz? É sobre um telemóvel que tem wifi, dados móveis e Bluetooth?

Para justificar a compra de um caça 5G aos políticos e à população, é preciso usar argumentos palpáveis. Foquem-se na maior sobrevivabilidade da aeronave, na forma como um piloto de F-35 tem mais chances de voltar a casa depois de uma missão de alto risco, do que um piloto de um 4.5G ao executar a mesma missão.
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +260/-1676
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3065 em: Junho 09, 2025, 05:05:55 pm »
De frisar que o F-117 era usado em missões de altíssimo risco, a voar praticamente em cima do alvo, para largar bombas guiadas com alcance bastante reduzido.

Alto risco era voar por cima dum alvo, que tinha sido bombardeado 1H antes, para tirar fotos, com um avião de 3º geração  ! ::)

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 130
  • Recebeu: 62 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +51/-11
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3066 em: Junho 09, 2025, 05:44:40 pm »
^^^^ lol hã?
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +260/-1676
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3067 em: Junho 09, 2025, 07:33:21 pm »
^^^^ lol hã?

Voar de 10000  a 1000 pès e 380 Kt com o Etendard IVPM ( as vezes era a 50 pés e 480 Kt  para escapar as defesas  SA ! )
 8)

*

Galicia

  • Membro
  • *
  • 31
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +213/-114
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3068 em: Junho 09, 2025, 08:43:58 pm »
Resta saber se era um etendard da Airfix ou da Revell.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6844
  • Recebeu: 7570 vez(es)
  • Enviou: 5135 vez(es)
  • +10193/-2930
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3069 em: Junho 09, 2025, 08:56:24 pm »
Resta saber se era um etendard da Airfix ou da Revell.

Ou mesmo da Heller.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +260/-1676
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3070 em: Junho 09, 2025, 09:45:56 pm »
Resta saber se era um etendard da Airfix ou da Revell.

Ou mesmo da Heller.  :mrgreen:

Errado ! Era da  la Générale aéronautique Marcel Dassault (GAMD) !

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4542
  • Recebeu: 2842 vez(es)
  • Enviou: 1568 vez(es)
  • +7975/-5708
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3071 em: Junho 09, 2025, 11:44:55 pm »
O Mayo faz-me lembrar o Rui de Carvalho na série Gente Fina é Outra Coisa, quando fingia pilotar um avião de madeira, que não saía do chão, mas que tinha à frente dele um projector a exibir filmes de aviões em combates aéreos!

O Rui de Carvalho dentro do avião, a mexer-se e a fingir que pilota e dispara sobre um alvo imaginário, com a indumentária de um capacete de pêlo e óculos da IIª Guerra Mundial!!!!!

Segundo 0:26

https://www.facebook.com/HomemAnalogico/videos/gente-fina-%C3%A9-outra-coisa-1982/624766614339526/?locale=ms_MY

 :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, LightningBolt, Ghidra

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 130
  • Recebeu: 62 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +51/-11
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3072 em: Junho 10, 2025, 12:21:58 am »
 

*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 638
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +260/-1676
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3073 em: Junho 10, 2025, 01:43:47 am »
Etendard:

O bobo da corte , que pensa que é um pilotasso es tu !

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1419
  • Recebeu: 934 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +215/-47
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3074 em: Junho 10, 2025, 12:14:48 pm »
Interessante, a menção explícita a pelo menos 700 F-35… Neste momento há 625 encomendas firmes por países membros da NATO, que não os Estados Unidos, com cerca de mais 70 em opção, com a Bélgica e Reino Unido a discutir a possibilidade de encomendar tranches posteriores e Portugal e Espanha em discussões para a aquisição, respetivamente das versões A e B.

https://ukdefencejournal.org.uk/nato-to-boost-missile-defences-400-allies-to-buy-700-f-35s/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar