F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3045 em: Junho 06, 2025, 03:19:52 pm »
A SAAB dizer "o que é isso de 5ª geração" é extramente engraçado tendo em conta que é a mesma empresa que já disse que o Gripen E é uma aeronave de 6ª geração
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3046 em: Junho 06, 2025, 04:31:24 pm »
A SAAB dizer "o que é isso de 5ª geração" é extramente engraçado tendo em conta que é a mesma empresa que já disse que o Gripen E é uma aeronave de 6ª geração

Os Suecos andam trocados à anos.  :mrgreen: O Lansen era de 4ª geração, o Draken de 4,5 e o Viggen de 5ª geração. Gripen A a D de 5,5ª geração e voilá o Grippen E de 6ª geração.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3047 em: Junho 06, 2025, 04:40:03 pm »
Hoje comenta-se que são 5,5 mil milhões de euros por 27.

Mas esse valor reporta a quantos anos/décadas? É o montante total do programa num horizonte temporal de utilização do caça hipoteticamente a rondar os 50 anos (2030-2080)?

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"O responsável sueco começa por questionar “o que é isso da 5ª geração?”, para realçar a capacidade de o caça da Saab ter “todo o tipo de conectividade”, pois está “completamente conectado a todo o tipo de meios da NATO com que é preciso operar e comunicar”, em terra, no ar e no mar. Apesar de a posição do general Cartaxo Alves ser que os F-35 são a “única opção”, Boestad argumenta que o caça Gripen tem uma enorme capacidade de “fusão de dados e de informação”, acrescentando a flexibilidade da plataforma que permite mudar “rapidamente” o software e os equipamentos. O responsável sublinha ainda que, no longo prazo, com os contratos de manutenção, este caça “é muito mais barato que outras plataformas”."

Está a vender o seu peixe, é natural. Os operadores europeus, mais israelitas, canadianos, australianos, etc, escolheram todos o F-35 porque os requisitos operacionais de todas essas nações eram pouco exigentes. Pobres tolos que foram enganados. ::)

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"Nuno Melo seguiu a posição de outros aliados, que anunciaram uma reavaliação dos programas de aquisição de F-35, como o Canadá e a Alemanha, mas McDonald deixa uma sugestão: “Devia falar com esses governos, para ver como eles avaliaram o projeto. Voltaram atrás, para decidir que o F-35 ainda é a melhor solução.” E dá o exemplo da Bélgica, que quer uma segunda tranche dos mesmo caças."

E contra factos não há argumentos.

Como alguém escreveu hoje por aí, o título do Expresso parece-me conversa de mau pagador (algo crónico por cá), pouco condizente com o rumo que o PM ainda ontem afirmou querer tomar.
« Última modificação: Junho 06, 2025, 09:43:37 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3048 em: Junho 06, 2025, 11:57:23 pm »
Boas, pelo que me disseram o número poderá variar, desde os 20 a 28 o ou mesmo 32 !
Tudo vai depender das contrapartidas que a LM propuser a Portugal....A coisa promete !

« Última modificação: Junho 07, 2025, 12:00:32 am por typhonman »
 
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3049 em: Junho 07, 2025, 12:29:21 am »
Hoje comenta-se que são 5,5 mil milhões de euros por 27.

Mas esse valor reporta a quantos anos/décadas? É o montante total do programa num horizonte temporal de utilização do caça hipoteticamente a rondar os 50 anos (2030-2080)?

Citar
"O responsável sueco começa por questionar “o que é isso da 5ª geração?”, para realçar a capacidade de o caça da Saab ter “todo o tipo de conectividade”, pois está “completamente conectado a todo o tipo de meios da NATO com que é preciso operar e comunicar”, em terra, no ar e no mar. Apesar de a posição do general Cartaxo Alves ser que os F-35 são a “única opção”, Boestad argumenta que o caça Gripen tem uma enorme capacidade de “fusão de dados e de informação”, acrescentando a flexibilidade da plataforma que permite mudar “rapidamente” o software e os equipamentos. O responsável sublinha ainda que, no longo prazo, com os contratos de manutenção, este caça “é muito mais barato que outras plataformas”."

Está a vender o seu peixe, é natural. Os operadores europeus, mais israelitas, canadianos, australianos, etc, escolheram todos o F-35 porque os requisitos operacionais de todas essas nações eram pouco exigentes. Pobres tolos que foram enganados. ::)

Citar
"Nuno Melo seguiu a posição de outros aliados, que anunciaram uma reavaliação dos programas de aquisição de F-35, como o Canadá e a Alemanha, mas McDonald deixa uma sugestão: “Devia falar com esses governos, para ver como eles avaliaram o projeto. Voltaram atrás, para decidir que o F-35 ainda é a melhor solução.” E dá o exemplo da Bélgica, que quer uma segunda tranche dos mesmo caças."

E contra factos não há argumentos.

Como alguém escreveu hoje por aí, o título do Expresso parece-me conversa de mau pagador (algo crónico por cá), pouco condizente com o rumo que o PM ainda ontem afirmou querer tomar.
O CEMGA sempre falou em 27 aviões por 5.5 Bi (não me recordo se $ ou €) a 20 anos, pelo que  de certeza que já inclui infraestrutura e manutenção para esse período… dado que a taxa de operacionalidade dos F-35 é ligeiramente inferior à dos F-16, acho que precisávamos pelo de uns 32 para as duas esquadras e mais 3 nos States para treino, 35 no total…
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3050 em: Junho 07, 2025, 04:00:57 am »
Aqui vai, espero não estar a infringir alguma lei, lol…

“Conectividade, conectividade, conectividade”, repetiu o chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general João Cartaxo Alves, no início de uma conferência nos AED Days, esta terça-feira, perante uma plateia onde estava um vice-presidente do gigante norte-americano Lockheed Martin, que fabrica os caças F-35 (desejados pela Força Aérea), e um vice-presidente da sueca Saab, que produz o avião de combate Gripen. O general, que o ano passado tinha feito uma apresentação a defender uma Força Aérea de 5ª geração — o que significa comprar os caças furtivos F-35 aos norte-americanos —, este ano preferiu falar da aposta no Espaço. Mas o recado inicial estava lá. O Expresso sabe que a Força Aérea continua a considerar os F-35 como “a única opção” para substituir os caças F-16, mas o Governo mantém que, comprar um programa tão caro aos EUA, pode ser arriscado no atual contexto.

“Acho que a Força Aérea percebe o valor da 5ª geração”, diz ao Expresso J.R. McDonald, vice-presidente do gigante Lockheed Martin, responsável pelos F-35, que assinou um memorando de entendimento com a AED Portugal, que representa o cluster aeronáutico português, para procurar parcerias com empresas nacionais. O responsável norte-americano, no entanto, não comenta a posição do ministro da Defesa, Nuno Melo, que afastou a aquisição dos F-35 porque “o mundo mudou” com a Administração Trump, alegando numa entrevista ao “Público” que existem “várias opções que têm que ser consideradas no contexto de produção europeia, e também tendo em conta o retorno” que “possam ter para a economia portuguesa”.

Nuno Melo seguiu a posição de outros aliados, que anunciaram uma reavaliação dos programas de aquisição de F-35, como o Canadá e a Alemanha, mas McDonald deixa uma sugestão: “Devia falar com esses governos, para ver como eles avaliaram o projeto. Voltaram atrás, para decidir que o F-35 ainda é a melhor solução.” E dá o exemplo da Bélgica, que quer uma segunda tranche dos mesmo caças.

Os governos aliados, diz o vice da Lockheed, mantêm “as mesmas preocupações, mas acho que os militares os ajudaram a perceber que só há uma resposta para terem a melhor capacidade militar e por fazerem parte de uma frota de mais de 700 F-35”. Para o responsável norte-americano, serão as capacidades militares “a prevalecer no fim do dia” nas escolhas políticas.

O Expresso sabe que tem havido workshops e encontros entre a Lockheed e a Força Aérea e que um relatório já terá sido entregue ao Ministério da Defesa, com uma análise que dilui o custo estimado de €5 mil milhões do programa por vários anos — que vale tanto quanto todas as compras da Lei de Programação Militar —, mas ainda não há conversas entre os governos de Lisboa e Washington.

A par de outras opções como os caças Rafale franceses e o Eurofighter Typhoon europeu, os suecos da Saab, que produzem o Gripen, também procuram a sua oportunidade em Portugal. Daniel Boestad, vice-presidente da Gripen, admite ao Expresso que ainda não tem contactos com a Força Aérea, mas está a posicionar-se, por entender que o novo modelo Gripen E “é uma boa oportunidade para muitos países europeus, incluindo Portugal”, no atual contexto de investimento nas indústrias europeias (apesar de este avião também ter muita incorporação norte-americana).

O responsável sueco começa por questionar “o que é isso da 5ª geração?”, para realçar a capacidade de o caça da Saab ter “todo o tipo de conectividade”, pois está “completamente conectado a todo o tipo de meios da NATO com que é preciso operar e comunicar”, em terra, no ar e no mar. Apesar de a posição do general Cartaxo Alves ser que os F-35 são a “única opção”, Boestad argumenta que o caça Gripen tem uma enorme capacidade de “fusão de dados e de informação”, acrescentando a flexibilidade da plataforma que permite mudar “rapidamente” o software e os equipamentos. O responsável sublinha ainda que, no longo prazo, com os contratos de manutenção, este caça “é muito mais barato que outras plataformas”.

Alfredo Cruz, tenente-general reformado da Força Aérea, reforça a ideia de que “ainda não há alternativa aos F-35 pelo menos nos próximos 10 anos”, diz ao Expresso, manifestando uma posição idêntica à do CEMFA. Para o antigo piloto, “o caça europeu mais evoluído é a nova versão do Rafale” francês, mas continua a ser “um avião de 4ª geração, que não é furtivo e não está nem perto dos F-35”. Quanto ao Gripen, diz ser “um bom avião, ao nível do Rafale e do Typhoon”, mas longe do caça norte-americano, fornecido à maioria dos aliados.

O investimento industrial é um dos planos em que tudo se pode decidir. E aqui os gigantes da Defesa também tentam apresentar-se como a melhor opção. Se Portugal entrar no programa dos F-35, a Lockheed garante que o país terá uma atenção alargada de todo o grupo. Já Daniel Boestad, da Saab, diz que “em Portugal há algumas empresas fantásticas de software na área da aviação, e isso significa a possibilidade de estabelecer boas parcerias” para o Gripen. Com a Cimeira da NATO à porta, tudo permanece em aberto.

Se estiveres a gente safa-te...  :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3051 em: Junho 07, 2025, 04:10:41 am »
Singapura tem tudo e um par de botas... é incrível!

O estado de Singapura  só fica com 20% do que ganham os cidadões desse país ! Com isso tem um dos melhores sistemas mundiais  de Intrução, de saúde et militar !

Lá não mandam dinheiro para a rua com lgbts, imigração, com subsídios para parasitas, com políticos corruptos, etc... !

Pois, e em Portugal os cidadãos escolhem para PM um político desonesto e que aparenta ser corrupto, sendo que o segundo preferido nem sequer consegue arrebanhar 60 grunhos sem lá meter pedófilos e criminosos.

É o que o povo gosta, é o que o povo tem.

Ainda que concorde contigo... mas já agora impõe-se esta pergunta porque fiquei curioso... quem seria então a melhor opção na tua opinião?
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3052 em: Junho 07, 2025, 04:12:51 am »
A SAAB dizer "o que é isso de 5ª geração" é extramente engraçado tendo em conta que é a mesma empresa que já disse que o Gripen E é uma aeronave de 6ª geração

Os Suecos andam trocados à anos.  :mrgreen: O Lansen era de 4ª geração, o Draken de 4,5 e o Viggen de 5ª geração. Gripen A a D de 5,5ª geração e voilá o Grippen E de 6ª geração:mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

6ª geração??? 7ª pah!
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3053 em: Junho 07, 2025, 09:57:00 pm »
Citar
The first F-35A fighter jet for Belgium’s air force has been rolled out of Lockheed Martin’s factory

O nosso ultimo parceiro já vai começar a transição.

Mas nós vamos ficar a adiar até não dar mais.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3054 em: Junho 07, 2025, 10:17:38 pm »
Citar
The first F-35A fighter jet for Belgium’s air force has been rolled out of Lockheed Martin’s factory

O nosso ultimo parceiro já vai começar a transição.

Mas nós vamos ficar a adiar até não dar mais.
Ainda temos a Turquia, Grécia e Bulgária… má-língua… 🙃
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3055 em: Junho 07, 2025, 10:52:12 pm »
F-35, Gripen ou Rafale? São todos caças - e Isidro de Morais Pereira ajuda-nos a escolher
A compra de caças F-35, dos EUA, para substituir os velhinhos F-16 parece que divide Governo e militares da Força Aérea. O major-general e comentador da CNN Portugal analisa as alternativas uma por uma

https://cnnportugal.iol.pt/videos/f-35-gripen-ou-rafale-sao-todos-cacas-e-isidro-de-morais-pereira-ajuda-nos-a-escolher/6844add10cf2ba9f720eead1


AESA lixou tudo, está visto...
« Última modificação: Junho 07, 2025, 10:52:41 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3056 em: Junho 07, 2025, 11:18:18 pm »
O Gen Isidro foi excelente !
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3057 em: Junho 07, 2025, 11:35:27 pm »
O radares AESA são nessa reportagem apresentados como a tecnologia para detectar caças furtivos.   :bang: O que é completamente falso.
« Última modificação: Junho 07, 2025, 11:36:31 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3058 em: Junho 07, 2025, 11:41:27 pm »
 :N-icon-Axe:


Nada que ele disse faz sentido....

Absolutamente sem noção do que está a falar

Não sei de que arma foi mas nem o comentário de defesa aérea tem algum nexo....
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3059 em: Junho 07, 2025, 11:56:29 pm »
Infantaria; com Curso de Operações Especiais, o Curso de Estado Maior, o Curso de Comando e Estado Maior das Forças Armadas Alemãs e o Curso de Planeamento de Operações Conjuntas no Reino Unido... dos poucos comentadores - também a CNN é conhecida por algumas "aves raras" que lá tem  - que vale a pena ouvir; hoje não estudou lá mt bem o assunto.
« Última modificação: Junho 08, 2025, 01:02:03 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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