F-35A Lightning II na FAP

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2745 em: Abril 24, 2025, 11:40:10 am »
Entretanto:
https://www.twz.com/air/f-35-chassis-can-deliver-80-of-6th-gen-capability-at-half-the-cost-lockheed-declares

Em teoria, um F-35 poderia receber o motor XA100 (ou uma evolução deste), dando-lhe um motor de ciclo variável à semelhança dos 6G.

Mas, o essencial é compreender que enquanto opção de longo prazo, o F-35, outros 5G e os futuros 6G europeus, têm muito mais margem de evolução do que 4.5G novos.

vibes de Silent Eagle e Super Hornet Block III  :mrgreen:

Para já não acreditaria muito na LM honestamente, que mantenham o foco no F-35



 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2746 em: Abril 24, 2025, 12:02:07 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Se recebermos Typhoon de construção alemã ou espanhola estamos bem f*didos que são os que têm piores níveis de operacionalidade.
Os britânicos ao que consta são melhores.
Mas mesmo os países fabricantes têm tido a espaços problemas com o abastecimento de peças (onde é que eu já vi isto? :-\ )

Na mouche meu  caro. O pessoal da FAP continua a queixar-se da logística europeia e da sua demora. São meses contra dias da logística americana (constou em tempos que os alemães tinham 7 aparelhos disponíveis e os espanhóis 12). 

Saudações

P.S. Tendo em conta os caças de geração 4 a 4,5, são os F16 e Gripen (que mesmo em termos de preço as últimas versões, upa upa) a terem menos problemas de logística. Em termos de preço de caças de quinta geração, tendo em conta os 100 milhões do Kaan e os 75 do KF21 (que só serão verdadeiramente de 5ª geração no Block II), os 80 milhões dos F35 acabam por ser convidativos. Mas isto no burgo é uma palhaçada. ::)

https://aeroin.net/portugal-desiste-de-comprar-o-caca-f-35-apos-mudanca-na-postura-dos-eua-na-otan/#google_vignette

https://expresso.pt/opiniao/2025-03-20-o-f-35-e-o-caca-que-a-forca-aerea-portuguesa-precisa-e-merece-0041573b

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/portugal-e-canada-procuram-alternativas-existe-algum-caca-europeu-que-possa-acabar-com-a-dependencia-do-eua-e-dos-seus-f-35/

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

https://aeroin.net/caca-americano-f-35-continua-na-disputa-para-substituir-o-f-16-em-portugal/


   
Se o pessoal da FAP se queixa  da logística nem quero ver quando tiverem os F35 nem a Força aérea mais rica consegue ter disponibilidade a mais 50% dos f35...
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2747 em: Abril 24, 2025, 12:19:07 pm »
F-35A nos Estados Unidos vai em 64% de operacionalidade, unidades destacadas na Europa em 2022 andaram pelos 80%

Idem para Israel que tem mantido os seus F-35 com disponibilidades de >80% chegando por vezes aos 90%
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2748 em: Abril 24, 2025, 12:42:48 pm »
Parece que a Bélgica vai adquirir mais 11 F-35, os mesmos serão feitos em Itália.

 :arrow: https://x.com/ArmyRecognition/status/1915311688074629315
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2749 em: Abril 24, 2025, 12:46:05 pm »
Se a FAP definir que quer que cada F-35 esteja disponível para voar uma hora todas as sextas-feiras que não sejam feriados nacionais, e isso efectivamente acontecer, então a disponibilidade é de 100%.

No caso dos nossos, penso que será algo assim.

Vão ter uma disponibilidade do carvalho.





« Última modificação: Abril 24, 2025, 12:49:10 pm por saabGripen »
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2750 em: Abril 24, 2025, 02:18:45 pm »
Entretanto:
https://www.twz.com/air/f-35-chassis-can-deliver-80-of-6th-gen-capability-at-half-the-cost-lockheed-declares

Em teoria, um F-35 poderia receber o motor XA100 (ou uma evolução deste), dando-lhe um motor de ciclo variável à semelhança dos 6G.

Mas, o essencial é compreender que enquanto opção de longo prazo, o F-35, outros 5G e os futuros 6G europeus, têm muito mais margem de evolução do que 4.5G novos.

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Ou seja;

A LM não deve fazer novas versões do F15 e F18?

« Última modificação: Abril 24, 2025, 02:19:21 pm por saabGripen »
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2751 em: Abril 24, 2025, 02:42:24 pm »
Off-topic: na edição deste mês da revista AirForces Monthly.



Os nossos vizinhos do Sul estão bastante esperançosos nesta aquisição, a partir do momento em que Israel não levantou qualquer objeção, tal como vem escrito na peça.

Seriam 32 F-35A por cerca de 17 mil milhões de dólares (ou praticamente 15 mil milhões de euros ao câmbio atual), valor que inclui custos de aquisição e manutenção ao longo de 45 anos de operação.

Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2752 em: Abril 24, 2025, 02:50:35 pm »
Deixo entretanto uma questão aos entendidos, poderá uma parelha de 1 caça 4.5g  e 1 wingman 5/6g substituir/compensar/mitigar uma parelha de F-35?

Quando se faz essa comparação, é preciso considerar que os 4.5G custam aproximadamente o mesmo que os F-35. Se a FAP tivesse dinheiro para comprar 4.5G + loyal wingman, então também teria para comprar 5G + loyal wingman.

A isto acresce que, num mundo em que o alcance dos sensores e dos mísseis tem aumentado, o 4.5G que comanda/apoia os LW, torna-se o ponto fraco deste binómio. Se apanhas um confronto directo contra um 5G mais os seus loyal wingman, corres o risco dos 4.5G serem os primeiros a ir ao chão.

Eu compreendo o argumento de "a FAP nunca teve um caça de primeira linha", mas também temos que ver que hoje as opções de segunda linha são tão caras como as de primeira linha.

Entretanto:
https://www.twz.com/air/f-35-chassis-can-deliver-80-of-6th-gen-capability-at-half-the-cost-lockheed-declares

Em teoria, um F-35 poderia receber o motor XA100 (ou uma evolução deste), dando-lhe um motor de ciclo variável à semelhança dos 6G.

Mas, o essencial é compreender que enquanto opção de longo prazo, o F-35, outros 5G e os futuros 6G europeus, têm muito mais margem de evolução do que 4.5G novos.

vibes de Silent Eagle e Super Hornet Block III  :mrgreen:

Para já não acreditaria muito na LM honestamente, que mantenham o foco no F-35




Atenção que me referia a uma evolução do F-35, não a um avião novo. Esta margem de evolução do F-35 torna as coisas interessantes para o longo prazo.

Esquecendo - por agora - o F-35... quanto custam uns "Eurofighter Typhoon" usados? Tranche 2 ou Tranche 3 1)? Porque abdicar do V para os F-16 (PA I)... ou estão mesmo uma "desgraça" estruturalmente ou vão para a Ucrânia (e quem paga? Alguém pagou aos Holandeses ou Dinamarqueses? Há precedentes?). Sendo que não é "apenas" pagar os aparelhos, o "know-how" que tem de ser substituído custa dinheiro e tempo.

1) Sendo que há ainda bastantes Tranche 1 na "União Europeia" e com o F-35 podemos ter que poupar e... a Itália tem 27 (que vão ser substituídos por Tranche 4 encomendados), Espanha tem 17 e a Alemanha 33; claro que há vários "blocks" nessa "tranche", mas disso já não percebo nada. 

O preço real não se sabe. Mas entre custo unitário e transição logística mais treino de pessoal, os Tranche 2 ficariam mais caros que o upgrade aos F-16. Os Tranche 2 ainda têm a desvantagem de precisar de um upgrade para receber radar AESA. Estourar tanto dinheiro e nem radar AESA ter, é só estúpido.

Os Tranche 3 dificilmente estariam disponíveis, mas mesmo que estivessem, seriam ainda mais caros. Os Tranche 1 essencialmente não prestam, seria deitar dinheiro fora.

Obviamente que a opção stop-gap mais racional, passa por trabalhar nos F-16, sendo que um pacote de modernização F-16V inserido no primeiro lote de F-35 até podia beneficiar de preços mais interessantes.

Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
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Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Pode acontecer, é recebermos Typhoons usados, e quem os ceder, encomenda novos de fábrica...
Acho mais provável isso acontecer, como solução stop gap… depois mais tarde logo se vê o que substitui  esses aparelhos… eu quase que apostava numa segunda tranche de 6-10 F-35 e palettes de drones…

A questão é que até Typhoons usados nos custariam os olhos na cara, ainda para mais os Tranche 2 a necessitar de um upgrade imediatamente. Comprar os ditos e logo a seguir arranjar os tais 3400M para 14 F-35 novos, é muita fruta, ficando o custo total praticamente o mesmo que comprar logo os 2 lotes de F-35.

Com os números de Typhoons apontados (20-25), o risco que corremos é que não haveria compra nenhuma de F-35, ficando a FAP apenas com os Typhoon e mais nada. A FAP corre o risco de ser comida por parva nesta negociata.

Eu acho bem que se queira subir o número de caças para uns 36, mas a melhor hipótese que temos disso acontecer, é modernizando 22 F-16 (19 PA I + 3 PA III) e comprando 14 F-35, com os restantes 6 MLU a serem cedidos à Ucrânia.
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2753 em: Abril 24, 2025, 03:31:51 pm »
Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:

Quem nos dera a nós!  :mrgreen:

Os marroquinos possuem 23 F-16C/D Block 52+ que vão ser modernizados para F-16V, e encomendaram mais 25 F-16C/D Block 72 cujos primeiros exemplares deverão começar a ser entregues ainda este ano. Quem nos dera a nós!  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2754 em: Abril 24, 2025, 03:46:24 pm »
Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:

Quem nos dera a nós!  :mrgreen:

Os marroquinos possuem 23 F-16C/D Block 52+ que vão ser modernizados para F-16V, e encomendaram mais 25 F-16C/D Block 72 cujos primeiros exemplares deverão começar a ser entregues ainda este ano. Quem nos dera a nós!  ::)

Segundo li na diagonal e não sei até que ponto essa informação é verdadeira, os EUA (tb) informaram Marrocos que não iam poder contar tanto com eles para o futuro. Tanto quanto percebi era por causa disso que Marrocos vai se reforçar em algumas áreas.

Mas volto a frisar, li isto meio na diagonal e na altura pesquisei por mais informação para validar se isto fazia sentido.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2755 em: Abril 24, 2025, 03:49:00 pm »
Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2756 em: Abril 24, 2025, 03:55:46 pm »
Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:

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O que vale é que isso fica longíssimo de Portugal  8) a nós bastam uns ST
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2757 em: Abril 24, 2025, 04:04:49 pm »
Para nós basta uns F14 Iranianos. Já estou a tratar disso pá, tem lá calma! Eles estão a ser tramados, querem 2 tostões e isso é coisa que não temos. Vou tentar reduzir para tostão e meio, mas eles vão ter que ceder e dar uns Scuds.

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2758 em: Abril 24, 2025, 06:37:54 pm »
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O que vale é que isso fica longíssimo de Portugal  8) a nós bastam uns ST

O mais engraçado, é que dos 4 países que formam esta região, seremos o mais fraco em todos os ramos. Tecnicamente só não temos a Marinha mais fraca, porque Marrocos não opera submarinos, algo que pretendem mudar em breve.
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2759 em: Abril 24, 2025, 09:37:35 pm »
Ás tantas ainda vão aparecer vozes a defender a compra dos F-16 marroquinos para a FAP.....  :mrgreen: :mrgreen:

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Naturalmente que essa é a razão principal, e ainda faltam os 30 Mirage 2000-9 ex-Emirados Árabes Unidos.

Aliás, começa-se finalmente aos poucos na Europa a falar estrategicamente da ameaça que a Argélia poderá constituir a médio prazo, dada a sua forte ligação a Moscovo, a dependência energética europeia do gás natural, etc, etc. E a Argélia é praticamente aqui ao lado, mesmo abaixo da Andaluzia, Múrcia e Valência, e não no extremo do Mediterrâneo ou do outro lado do continente europeu.

Saudações Aeronáuticas,
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