F-35A Lightning II na FAP

  • 2891 Respostas
  • 355670 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8060
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5279/-242
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2730 em: Abril 23, 2025, 10:02:02 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1876
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1084/-1904
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2731 em: Abril 23, 2025, 10:03:42 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps


A minha tese é que o CEMFA já foi aos anais do Nuno Melo duas vezes.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3382
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2732 em: Abril 23, 2025, 10:04:47 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, PereiraMarques, JohnM

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +203/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2733 em: Abril 23, 2025, 10:29:29 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3382
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2734 em: Abril 23, 2025, 10:31:41 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Pode acontecer, é recebermos Typhoons usados, e quem os ceder, encomenda novos de fábrica...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 425 vez(es)
  • +203/-46
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2735 em: Abril 23, 2025, 10:35:50 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Pode acontecer, é recebermos Typhoons usados, e quem os ceder, encomenda novos de fábrica...
Acho mais provável isso acontecer, como solução stop gap… depois mais tarde logo se vê o que substitui  esses aparelhos… eu quase que apostava numa segunda tranche de 6-10 F-35 e palettes de drones…
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1876
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1084/-1904
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2736 em: Abril 23, 2025, 10:46:11 pm »

O mais interessante disto é que, pelas declarações do CEMFA, ele parece desconhecer este plano.
Não é?

Quem estará a cozinhar esta mistura de caças?

Mistério.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3382
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2737 em: Abril 23, 2025, 10:48:30 pm »

O mais interessante disto é que, pelas declarações do CEMFA, ele parece desconhecer este plano.
Não é?

Quem estará a cozinhar esta mistura de caças?

Mistério.

Não queres mistura, então é só F-35 ?  8)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2223
  • Recebeu: 2511 vez(es)
  • Enviou: 3242 vez(es)
  • +5626/-3382
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2738 em: Abril 23, 2025, 11:30:48 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Pode acontecer, é recebermos Typhoons usados, e quem os ceder, encomenda novos de fábrica...
Acho mais provável isso acontecer, como solução stop gap… depois mais tarde logo se vê o que substitui  esses aparelhos… eu quase que apostava numa segunda tranche de 6-10 F-35 e palettes de drones…

O número total de F-35, poderá variar entre os 16 (encomenda inicial) e 32 a 35, encomenda total, depois da solução stop-gap, sendo estes geração 5.5+.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3114
  • Recebeu: 1377 vez(es)
  • Enviou: 4073 vez(es)
  • +2031/-114
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2739 em: Abril 24, 2025, 12:02:01 am »
Esquecendo - por agora - o F-35... quanto custam uns "Eurofighter Typhoon" usados? Tranche 2 ou Tranche 3 1)? Porque abdicar do V para os F-16 (PA I)... ou estão mesmo uma "desgraça" estruturalmente ou vão para a Ucrânia (e quem paga? Alguém pagou aos Holandeses ou Dinamarqueses? Há precedentes?). Sendo que não é "apenas" pagar os aparelhos, o "know-how" que tem de ser substituído custa dinheiro e tempo.

1) Sendo que há ainda bastantes Tranche 1 na "União Europeia" e com o F-35 podemos ter que poupar e... a Itália tem 27 (que vão ser substituídos por Tranche 4 encomendados), Espanha tem 17 e a Alemanha 33; claro que há vários "blocks" nessa "tranche", mas disso já não percebo nada. 
« Última modificação: Abril 24, 2025, 12:39:25 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 206
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 171 vez(es)
  • +19/-40
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2740 em: Abril 24, 2025, 08:18:16 am »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Se recebermos Typhoon de construção alemã ou espanhola estamos bem f*didos que são os que têm piores níveis de operacionalidade.
Os britânicos ao que consta são melhores.
Mas mesmo os países fabricantes têm tido a espaços problemas com o abastecimento de peças (onde é que eu já vi isto? :-\ )
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9848
  • Recebeu: 3890 vez(es)
  • Enviou: 1185 vez(es)
  • +4128/-7021
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2741 em: Abril 24, 2025, 10:48:38 am »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Se recebermos Typhoon de construção alemã ou espanhola estamos bem f*didos que são os que têm piores níveis de operacionalidade.
Os britânicos ao que consta são melhores.
Mas mesmo os países fabricantes têm tido a espaços problemas com o abastecimento de peças (onde é que eu já vi isto? :-\ )

Na mouche meu  caro. O pessoal da FAP continua a queixar-se da logística europeia e da sua demora. São meses contra dias da logística americana (constou em tempos que os alemães tinham 7 aparelhos disponíveis e os espanhóis 12). 

Saudações

P.S. Tendo em conta os caças de geração 4 a 4,5, são os F16 e Gripen (que mesmo em termos de preço as últimas versões, upa upa) a terem menos problemas de logística. Em termos de preço de caças de quinta geração, tendo em conta os 100 milhões do Kaan e os 75 do KF21 (que só serão verdadeiramente de 5ª geração no Block II), os 80 milhões dos F35 acabam por ser convidativos. Mas isto no burgo é uma palhaçada. ::)

https://aeroin.net/portugal-desiste-de-comprar-o-caca-f-35-apos-mudanca-na-postura-dos-eua-na-otan/#google_vignette

https://expresso.pt/opiniao/2025-03-20-o-f-35-e-o-caca-que-a-forca-aerea-portuguesa-precisa-e-merece-0041573b

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/portugal-e-canada-procuram-alternativas-existe-algum-caca-europeu-que-possa-acabar-com-a-dependencia-do-eua-e-dos-seus-f-35/

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

https://aeroin.net/caca-americano-f-35-continua-na-disputa-para-substituir-o-f-16-em-portugal/


   

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6782
  • Recebeu: 7453 vez(es)
  • Enviou: 5067 vez(es)
  • +10184/-2924
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2742 em: Abril 24, 2025, 11:00:58 am »
Off-topic: na edição deste mês da revista AirForces Monthly.



Os nossos vizinhos do Sul estão bastante esperançosos nesta aquisição, a partir do momento em que Israel não levantou qualquer objeção, tal como vem escrito na peça.

Seriam 32 F-35A por cerca de 17 mil milhões de dólares (ou praticamente 15 mil milhões de euros ao câmbio atual), valor que inclui custos de aquisição e manutenção ao longo de 45 anos de operação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1189
  • Recebeu: 1019 vez(es)
  • Enviou: 1101 vez(es)
  • +111/-30
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2743 em: Abril 24, 2025, 11:27:09 am »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Se recebermos Typhoon de construção alemã ou espanhola estamos bem f*didos que são os que têm piores níveis de operacionalidade.
Os britânicos ao que consta são melhores.
Mas mesmo os países fabricantes têm tido a espaços problemas com o abastecimento de peças (onde é que eu já vi isto? :-\ )

Na mouche meu  caro. O pessoal da FAP continua a queixar-se da logística europeia e da sua demora. São meses contra dias da logística americana (constou em tempos que os alemães tinham 7 aparelhos disponíveis e os espanhóis 12).

Na verdade, a Luftwaffe, penso que chegou a ter apenas 4 unidades disponíveis a 100%, mas o problema teve na altura a haver com uma falha do sistema de refrigeração do pods das asas, os tais de Friend or Foe/ EW , etc. O que impossibilitava o seu uso em combate como é óbvio. Esse problema era de "fácil" resolução, mas como a defesa na Europa trata os spares quase por encomenda, uma situação que seria simples de resolver se fossem fabricados "extras" para as cadeias de logística em numero suficiente, arrastou-me mais do que devia.

Claro que existem outros problemas, mas esses são comuns a todas as frotas, UK incluído.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1876
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1084/-1904
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2744 em: Abril 24, 2025, 11:34:34 am »
Estive a pensar naquilo que o Subsea7 nos diz.

E fiquei apenas com perguntas.
Se o Subsea7 pudesse ajudar, seria bué fixe.
Não considero que haja aqui outro que o possa fazer.

O CEMFA disse o que queria - duas vezes já. Só falou em F-35.
Nem o Governo nem a Oposição nem a idD ou outra coisa parecida alguma vez manifestou apoio.

Quem está por trás deste "estudo" de Typhoon + F-35?

1) ‎A FAP? para dourar a pílula do F-35 e bater o pé a um qualquer governo? Tipo: "ou é isto ou a FAP vai-se embora"?
Não me parece.

2) A Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional?
Esses fazem estudos. Mas neste caso teriam que estar a considerar mais hipóteses que o Typhoon para juntar ao F-35.
Os estudos desta DG têm em consideração CONTRAPARTIDAS?   

3) idD e outros que andam por aí a criar "Clusters"?

4) AICEP - entidade pública que promove a captação de investimento produtivo e a internacionalização da economia portuguesa, fomentando o aumento das exportações e a expansão internacional das empresas?


Toda esta gente deve, neste momento estar a pensar no novo caça.
Propostas estão a ser preparadas.
Estudas a serem elaborados.

A decisão vai ser mais complexa que aquilo que CEMFA, Subsea7 e todos os Dreamers do Forum Defesa dão a entender.

Lamento dar esta lambidela no vosso cone de Baunilha e Chocolate.