Do que se sabe, o estado das células F-16, particularmente os PA I e provavelmente os PA III, é que em princípio estarão em condições. Acho díficil as nossas células estarem piores que as dos Belgas, Dinamarqueses ou Holandeses, que as voaram durante muito mais anos, e ainda foram cedidos à Ucrânia para voar mais uns tempos.
Portanto, os nossos F-16 que se viram afectados pela Troika, altura em que os voos eram reduzidos aos mínimos para poupar dinheiro, dificilmente estarão num estado assim tão mau.
A haver problemas com certos motores... é comprar outros.
O que parece, é ser uma questão de ambição da FAP, de saltar o mais depressa possível para a 5a geração, e não tanto problemas dos F-16.
Com esta mentalidade, pode sair-lhes o tiro pela culatra, caso o Governo de então "acredite" no que o ramo diz, e resolver despachar a compra de um caça, e comprar um caça 4.5G que a FAP não quer, ficando o ramo entalado com este novo avião por décadas.