F-35A Lightning II na FAP

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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2505 em: Março 31, 2025, 05:28:14 pm »
Podemos canalizar todas as frustrações para os diversos MDN e governos mas a verdade é esta, a FAP não fez até à data nenhum estudo ou movimentação no sentido de, pelo menos, apurar a possibilidade de um programa de modernização sério para esta frota.
Das duas uma, ou a FAP acredita em fadas e que vão chover Milhões para F-35, ou a FAP, que saberá certamente melhor que ninguem, acha que a frota de F-16 está em condições tão deficientes que não justifica uma modernização.
Alguem escreveu aqui há tempos que só havia uma dúzia de motores a funcionar.. Quantas células aguentam um novo motor e uma modernização completa? Eis a questão.
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2506 em: Março 31, 2025, 06:19:29 pm »
A FAP - compreensivelmente, talvez - quer ter equipamento de caça "Tier I" e isso, por muito que custe, é ter F-35; se podia ter mais e melhores P3, se tem apenas misseis para 4 aviões destacados e 2 "combates", se pode haver atraso na decisão e passar um par de anos sem "nada"... logo se vê, porque sem F-35 é que não há nada. Se colocar seriamente a hipótese de outras alternativas é aumentar a probabilidade de não ter F-35... logo nem vale a pena pensar nisso.  :mrgreen:       
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2507 em: Março 31, 2025, 06:24:03 pm »
Uma mulher na pasta da defesa, como já sucedeu na Alemanha, Itália, Holanda ou Espanha?
Isso traduz-se em que fomos governados 50 anos pelo PS? Não vejo aí grande relação.

Naturalmente, não há nenhuma. É evidente que a escolha daquela senhora dificilmente poderia ter sido pior, mas o facto de ser mulher nada tem a ver com isso.

PS: e não fomos governados 50 anos pelo PS, foi mais ou menos metade disso....

50/50 entre o original e a fotocópia

Entre um e outro...
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2508 em: Março 31, 2025, 11:09:35 pm »
Se calhar com o ST foi "ou isso ou nada". Desde que feitos cá.  :mrgreen: Kc igual. Já os Black Hawk devemos ter cá produzido os pneus.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Se o PRR da Defesa for aproveitado como o PRR normal, são drones e helis para combater incêndios à patada. Com um Grande Hidrográfico a estudar a migração das Baleias entre a Madeira e os Açores. Tudo made in EUA, Roménia e...errr... Tugal  :mrgreen:

P.S. 2 - Segundo o Melo, nenhum F16 aguenta um upgrade completo, pois estão todos em "fim de ciclo".  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2509 em: Abril 01, 2025, 12:14:44 am »
Do que se sabe, o estado das células F-16, particularmente os PA I e provavelmente os PA III, é que em princípio estarão em condições. Acho díficil as nossas células estarem piores que as dos Belgas, Dinamarqueses ou Holandeses, que as voaram durante muito mais anos, e ainda foram cedidos à Ucrânia para voar mais uns tempos.

Portanto, os nossos F-16 que se viram afectados pela Troika, altura em que os voos eram reduzidos aos mínimos para poupar dinheiro, dificilmente estarão num estado assim tão mau.

A haver problemas com certos motores... é comprar outros.

O que parece, é ser uma questão de ambição da FAP, de saltar o mais depressa possível para a 5a geração, e não tanto problemas dos F-16.
Com esta mentalidade, pode sair-lhes o tiro pela culatra, caso o Governo de então "acredite" no que o ramo diz, e resolver despachar a compra de um caça, e comprar um caça 4.5G que a FAP não quer, ficando o ramo entalado com este novo avião por décadas.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2510 em: Abril 01, 2025, 12:28:56 am »
F-35 still a contender for Portuguese F-16 replacement, air force says

Citar
Lisbon has not ruled out a potential future acquisition of the Lockheed Martin F-35A despite recent comments by its defence minister, a senior Portuguese air force official indicates.

https://www.flightglobal.com/defence/f-35-still-a-contender-for-portuguese-f-16-replacement-air-force-says/162423.article
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2511 em: Abril 01, 2025, 12:31:50 am »
Nada de novo portanto.
Business as usual.... Veremos é a surpresa europeia.  8)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2512 em: Abril 01, 2025, 12:26:03 pm »
Do que se sabe, o estado das células F-16, particularmente os PA I e provavelmente os PA III, é que em princípio estarão em condições. Acho díficil as nossas células estarem piores que as dos Belgas, Dinamarqueses ou Holandeses, que as voaram durante muito mais anos, e ainda foram cedidos à Ucrânia para voar mais uns tempos.

Portanto, os nossos F-16 que se viram afectados pela Troika, altura em que os voos eram reduzidos aos mínimos para poupar dinheiro, dificilmente estarão num estado assim tão mau.

A haver problemas com certos motores... é comprar outros.

O que parece, é ser uma questão de ambição da FAP, de saltar o mais depressa possível para a 5a geração, e não tanto problemas dos F-16.
Com esta mentalidade, pode sair-lhes o tiro pela culatra, caso o Governo de então "acredite" no que o ramo diz, e resolver despachar a compra de um caça, e comprar um caça 4.5G que a FAP não quer, ficando o ramo entalado com este novo avião por décadas.

O próprio MLU "V" contempla outros motores. Então ... é mais azia em continuar com material americano, mesmo que se deite fora.
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2513 em: Abril 01, 2025, 12:33:44 pm »
Nada de novo portanto.
Business as usual.... Veremos é a surpresa europeia.  8)

Gripens?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2514 em: Abril 01, 2025, 01:40:23 pm »
Que a FAP queira ter caças "tier"1 é totalmente compreensível, o que não é razoável é dizer que essa componente é prioritária e deixar a frota actual chegar a este nível. Sobretudo quando tem as OGMA.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2515 em: Abril 01, 2025, 02:00:53 pm »
Nada de novo portanto.
Business as usual.... Veremos é a surpresa europeia.  8)

Gripens?

Acredito que o Pescador e o P44 são a mesma pessoa.
Um fala Português e o outro um dialécto africano mas compartem a mesma carcaça.

Depois eu é que sou maluco.

Bolas fui descoberto 👀

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2516 em: Abril 01, 2025, 06:52:31 pm »
Do que se sabe, o estado das células F-16, particularmente os PA I e provavelmente os PA III, é que em princípio estarão em condições. Acho díficil as nossas células estarem piores que as dos Belgas, Dinamarqueses ou Holandeses, que as voaram durante muito mais anos, e ainda foram cedidos à Ucrânia para voar mais uns tempos.

Portanto, os nossos F-16 que se viram afectados pela Troika, altura em que os voos eram reduzidos aos mínimos para poupar dinheiro, dificilmente estarão num estado assim tão mau.

A haver problemas com certos motores... é comprar outros.

O que parece, é ser uma questão de ambição da FAP, de saltar o mais depressa possível para a 5a geração, e não tanto problemas dos F-16.
Com esta mentalidade, pode sair-lhes o tiro pela culatra, caso o Governo de então "acredite" no que o ramo diz, e resolver despachar a compra de um caça, e comprar um caça 4.5G que a FAP não quer, ficando o ramo entalado com este novo avião por décadas.

Os problemas que podemos ter com os F-16 não tem tanto a haver com horas consumidas mas sim como a forma são tratados na manutenção até ao fim do potencial previsto nas publicações técnicas.
Sei que os caças belgas e Holandeses tiveram um golden standard onde até os fechos rápidos, gromets, gaskets anilhas são trocados com regularidade, e como em todos os ramos em Portugal tudo se disfarça com um mil-folhas de tinta em cima e voam "até partir".
Por isso até acredito que os nossos caças estejam em piores condições embora eu não tenha provas quer dum operador ou doutro para comparar e comprovar, mas eu não me admirava nada (sobretudo corrosão).

Quanto aos motores, isso não fucniona assim. Vão sofrendo manutenções conforme avarias ou peças com limite de vida a terminar. Quando o ultimo caso acontece é frequente substituir grandes quantidades de peças aproveitando a abertura do motor, e após alguns anos e varias revisões depois o motor pode ter mudado o seu recheio completamente mantendo apenas o serial number. Comprar motor novo devido a desgaste e avarias tecnicamente não faz sentido nem é economicamente viável a menos que o fabricante descontinue o modelo a ponto dos custos das peças e prazos de entrega subam ao longo de muito tempo (nessa altura a canibalização dentro frota acontecerá).
« Última modificação: Abril 01, 2025, 07:01:29 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2517 em: Abril 01, 2025, 07:20:04 pm »
Tenho um amigo PilAv , que voava A-7 , deixou a FAP por causa da falta de manutenção dos mesmos !
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2518 em: Abril 01, 2025, 07:38:30 pm »
F-35 still a contender for Portuguese F-16 replacement, air force says

Citar
Lisbon has not ruled out a potential future acquisition of the Lockheed Martin F-35A despite recent comments by its defence minister, a senior Portuguese air force official indicates.

https://www.flightglobal.com/defence/f-35-still-a-contender-for-portuguese-f-16-replacement-air-force-says/162423.article

Artigo completo:

https://www.airdatanews.com/portuguese-air-force-has-not-ruled-out-f-35-fighter-jet-yet/
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2519 em: Abril 01, 2025, 08:00:05 pm »
F-35 still a contender for Portuguese F-16 replacement, air force says

Citar
Lisbon has not ruled out a potential future acquisition of the Lockheed Martin F-35A despite recent comments by its defence minister, a senior Portuguese air force official indicates.

https://www.flightglobal.com/defence/f-35-still-a-contender-for-portuguese-f-16-replacement-air-force-says/162423.article

Artigo completo:

https://www.airdatanews.com/portuguese-air-force-has-not-ruled-out-f-35-fighter-jet-yet/

Nem out, nem in !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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