F-35A Lightning II na FAP

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Lampuka

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2430 em: Março 21, 2025, 07:41:53 pm »
"Trump: We'll sell our allies toned down military planes, because someday, maybe they're not our allies"

Dito vai para uma hora atrás...
O nível de pura estupidez deste homem não me deixa de surpreender.
E eu tenho que gramar com ele todos os dias… não há Rennie que aguente…
Tens bom remédio... emigra.😉
Pior está quem tem de gramar com ele à distância. Nem votamos nesse senhor.
Emigrar de novo? Estou demasiado velho para isso… não é que por vezes não me apeteça, acredita… e não, também não votei nele, mas perdi amigos porque votaram…
Tenho familiares que estavam aí há mais de 60 anos, foram ainda crianças, e estão a regressar.
Trazem os dólares do "retáier", deixam aí os filhos e "come back pra trás". 😅
Mal sabem eles o que os espera 🙈🙈🙈
Quanto ao F35, e agora com as notícias da LM fora da corrida ao G6, vendo o que Musk foi fazendo durante a campanha para queimar o modelo e até com estas tomadas de posição do Trump que põe em risco a venda de  largas dezenas de aviões, quase que apetece dizer que estão a fazer de tudo para lhes fecharem a porta...
Que se estará a passar?
O Musk quer comprar a LM e precisa de desconto?
João Pereira
 

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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2431 em: Março 22, 2025, 10:52:36 pm »
Não poderiamos "simplesmente" fazer o upgrade (ontem era tarde) dos F16, investir em AA e esperar pelo desenvolvimento de um caça de 5ª geração europeu? A verdade é que se encomendarmos hoje F-35 iriamos receber quando? 2030?
 
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2432 em: Março 23, 2025, 08:25:19 am »
A Saab está nos primeiros passos de desenvolver um caça de 5a geração. Os Britânicos, Italianos e Japoneses estão num projecto multinacional de caça de 6a geração. Os Franceses, Alemães e Espanhóis também estão a desenvolver um caça de 6a geração.

O problema desses projectos é a data em que provavelmente começarão a sair das fábricas para as Esquadras, ou seja, 2040/45.
« Última modificação: Março 23, 2025, 08:26:57 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2433 em: Março 23, 2025, 11:10:12 am »
Fazendo - ie iniciando o processo, mesmo que com dinheiro já disponível - o upgrade aos nossos F-16 para padrão V irá demorar uns 4 anos? Teremos F-16 até 2040... se for muito necessário e antes de chegar o modelo de 6ª geração poderemos talvez receber em "leasing" um outro modelo para resolver esse "gap"...? Não será uma aviação de caça com modelo "Tier I" mas será o necessário para reforçar dos nossos aliados num papel muito útil e  capaz de assegurar uma importante presença no "triângulo estratégico" - haja munições, treino, aviões tipo P3 / A319 MPA; e Marinha.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2434 em: Março 23, 2025, 06:10:41 pm »
O problema desses projectos é a data em que provavelmente começarão a sair das fábricas para as Esquadras, ou seja, 2040/45.

Portanto mais ou menos quando os nossos F16 chegam ao fim de vida certo?
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2435 em: Março 23, 2025, 06:27:01 pm »


Mais dois anos e temos Tucanos no ar.

Não está nada perdido.

E com capacidade de aterrar num aeródromo perto da vossa casa.
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2436 em: Março 23, 2025, 06:36:24 pm »
Vou fazer algo que odeio, que é postar sem oferecer uma opinião ou propor uma solução, mas enfim… neste momento (e enfatizo o “neste momento”), não vejo uma solução ideal para a aviação de caça em Portugal, senão vejamos:

- O F-35, pelo menos nos próximos tempos é tóxico.

- Fazer o upgrade os F-16 é empurrar com a barriga e tem exatamente os mesmos problemas que o F-35, basta ver o que os américas fizeram aos Ucranianos.

- Ir para um eurocanard de 4.5a geração é deitar dinheiro fora (vários Bi) e assegurar quem de 2050 em diante a nossa aviação de caça estaria novamente obsoleta.

As opções  eurocanard e F-16V nao fazem sentido a não ser que nos juntássemos a um projeto de 6a geração, para  o qual não há dinheiro. As estimativas de investimento total APENAS EM R&D quer do FCAS, quer do Tempest, variam entre os 60 e os 100 Bi… onde é que vamos buscar nem que seja 10% disso para nos aceitarem como parceiro? E depois há os custos de aquisição, 200-300 M por aparelho, mais drones.

Sinceramente, não sei qual é a solução, a não ser que os americanos ganhem juízo
« Última modificação: Março 23, 2025, 06:42:09 pm por JohnM »
 
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antoninho

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2437 em: Março 23, 2025, 06:55:36 pm »
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2438 em: Março 23, 2025, 07:03:28 pm »
Pelos vistos já estão a pressionar...

https://www.cavok.com.br/opiniao-f-35-e-o-caca-que-a-forca-aerea-portuguesa-precisa-e-merece
O original foi publicado no Expresso e já foi aqui postado. Todos fazem lobby, não sei qual é a surpresa… quando pilotos de teste da Saab vêm cantar canções lindas sobre k Gripoen já é aceitável?
 
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papatango

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2439 em: Março 23, 2025, 11:26:01 pm »

Uma achega sobre o F-35 na Alemanha...

A frota de aeronaves alemãs, com capacidade para transportar armas nucleares americanas, é constituida por aviões Tornado, que estão a ficar obsoletos.
Ainda antes da guerra na Ucrânia foram feitas ofertas para a substituição dos Tornado. Por um lado havia a possibilidade de uma versão do Typhoon-2 e por outro uma versão do F-18 adequada para o transporte destas armas.

A decisão foi sendo empurrada com a barriga e o chanceler alemão, após a guerra na Ucrânia ter recomeçado em 2022 optou por comprar 35 caças F-35 para substituir os Tornado.

Ou seja, o F-35 alemão foi comprado, porque era preciso agradar aos americanos porque afinal é um meio de transportar e "entregar" armas nucleares à Russia em caso de conflito.

O problema da forma como muitos o estão a ver nem tem nada a ver com kill switches ou atualizações de software, mas sim com o facto de não haver a mais pequena garantia que alguma vez o Trump autorizaria a utilização de armas nucleares táticas contra a Russia.
Deste ponto de vista o F-35 tornou-se numa coisa cara e de pouca utilidade... Para já os alemães vão manter o projeto, porque não querem afrontar o Trump.

E é assim que meia Europa está.
O que quer que seja que venha a ser feito, não será divulgado, porque o senhor cor-de-laranja pode ter um ataque de raiva, e fazer um qualquer disparate, porque sim e porque pode...

O principal problema aqui nem são as características stealth do avião, mas sim a capacidade que todo o sistema dá, para reconfigurar tudo a meio de uma missão, ter acesso a dados sobre o inimigo, que se baseiam na informação coligida por toda a rede de satélites, tanto em órbita como geoestacionários que permitem alimentar os sistemas dos F-35 praticamente em tempo real.

Isto é algo que acontece não só com os F-35, pode acontecer também com as versões mais modernas dos F-16 por exemplo.

Por um lado há quem afirme que dificilmente os americanos colocarão em causa a capacidade de um F-35 de um país da NATO, caso este seja atacado por um vizinho.
Mas também há quem ache que mesmo aí os americanos vão ver quem é que dá mais e quem é que deve tirar vantagem do F-35, considerando o que é mais vantajoso para o governo dos Estados Unidos (quem é que entrega o maior cheque a algum familiar do Trump).



Portugal vai sempre ter que considerar que o fornecedor de uma aeronave vai sempre ter uma palavra a dizer sobre a utilização de um avião que compremos. O problema é que a palavra que um governo europeu tem a dizer, será provavelmente muito mais próxima dos nossos interesses que a palavra dos americanos ou do governo em Washington, seja do Trump seja de um seu herdeiro.

De aqui me permito concluir: Gastar dinheiro no F-16 modernizado ( a acreditar em 35 milhões por unidade) permite mostrar aos americanos que estamos a comprar e que por isso devemos poder utilizar os aviões, nomeadamente em áreas próximas da Russia.
Se os americanos proibirem, é um risco que temos que correr, mas pelo menos gastámos apenas um sexto ou no máximo um quinto do que gastaríamos com o F-35.
« Última modificação: Março 23, 2025, 11:28:21 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 
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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2440 em: Março 23, 2025, 11:55:50 pm »
Vou fazer algo que odeio, que é postar sem oferecer uma opinião ou propor uma solução, mas enfim… neste momento (e enfatizo o “neste momento”), não vejo uma solução ideal para a aviação de caça em Portugal, senão vejamos:

- O F-35, pelo menos nos próximos tempos é tóxico.

- Fazer o upgrade os F-16 é empurrar com a barriga e tem exatamente os mesmos problemas que o F-35, basta ver o que os américas fizeram aos Ucranianos.

- Ir para um eurocanard de 4.5a geração é deitar dinheiro fora (vários Bi) e assegurar quem de 2050 em diante a nossa aviação de caça estaria novamente obsoleta.

As opções  eurocanard e F-16V nao fazem sentido a não ser que nos juntássemos a um projeto de 6a geração, para  o qual não há dinheiro. As estimativas de investimento total APENAS EM R&D quer do FCAS, quer do Tempest, variam entre os 60 e os 100 Bi… onde é que vamos buscar nem que seja 10% disso para nos aceitarem como parceiro? E depois há os custos de aquisição, 200-300 M por aparelho, mais drones.

Sinceramente, não sei qual é a solução, a não ser que os americanos ganhem juízo
A saab quer fazer um caça 5 geração. podíamos entrar nesse programa, o salto do gripen para um ka21  não é assim tão grande
 

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antoninho

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2441 em: Março 24, 2025, 12:01:00 am »
Também sou de opinião de levar os f16 ao máximo  que for possível do seu potencial. E começar a olhar para o que a Europa, Japão e Coreia estão a desenvolver.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2442 em: Março 24, 2025, 12:52:24 am »
Vou fazer algo que odeio, que é postar sem oferecer uma opinião ou propor uma solução, mas enfim… neste momento (e enfatizo o “neste momento”), não vejo uma solução ideal para a aviação de caça em Portugal, senão vejamos:

- O F-35, pelo menos nos próximos tempos é tóxico.

- Fazer o upgrade os F-16 é empurrar com a barriga e tem exatamente os mesmos problemas que o F-35, basta ver o que os américas fizeram aos Ucranianos.

- Ir para um eurocanard de 4.5a geração é deitar dinheiro fora (vários Bi) e assegurar quem de 2050 em diante a nossa aviação de caça estaria novamente obsoleta.

As opções  eurocanard e F-16V nao fazem sentido a não ser que nos juntássemos a um projeto de 6a geração, para  o qual não há dinheiro. As estimativas de investimento total APENAS EM R&D quer do FCAS, quer do Tempest, variam entre os 60 e os 100 Bi… onde é que vamos buscar nem que seja 10% disso para nos aceitarem como parceiro? E depois há os custos de aquisição, 200-300 M por aparelho, mais drones.

Sinceramente, não sei qual é a solução, a não ser que os americanos ganhem juízo

É aí que entram os restantes critérios para a tomada de decisão. No caso deste programa, a modernização dos F-16 apresenta a vantagem do "custo/benefício" face às outras opções 4.5G, e apresenta a vantagem de se atingir a FOC muito mais cedo do que a introdução de um novo caça, por já usarmos a aeronave na versão AM/BM.

Como solução stop-gap, é de longe a mais racional.

Com jeitinho, e sabendo a forma como as decisões de Trump têm queimado a LM, seria hipoteticamente possível obter um negócio mais favorável, na perspectiva da LM manter um cliente Europeu, e manter as portas abertas para que Portugal pudesse a ser um futuro cliente do F-35 caso a política externa americana mude. Uma redução do custo desta modernização, caía que nem ginjas.

A saab quer fazer um caça 5 geração. podíamos entrar nesse programa, o salto do gripen para um ka21  não é assim tão grande

Depende do critério em avaliação/comparação, e da variante do KF-21.

Agora, o futuro caça da Saab pode existir, pode não existir, nem eles sabem ao certo se avançam com isso ou se juntam a outro programa existente (FCAS faria sentido, mas isto sou eu que sou maluco). Portugal juntar-se programa sueco, ia requerer um investimento igual ou superior ao necessário para entrarmos no FCAS (por haver menos países a participar), e os custos unitários da aeronave seriam proibitivos, novamente por serem apenas 2 países a adquirir, um deles uma quantidade bastante baixa.

Agora, a mim parece-me que a decisão sensata, é avançar depressa para a modernização dos F-16. Depois ao entrar na década de 30, começamos a ver de forma mais séria o que há no mercado.
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2443 em: Março 24, 2025, 09:55:56 am »
Kaan e Kf21.  :mrgreen:



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2444 em: Março 24, 2025, 09:58:23 am »
Com o Trump a mostrar disponibilidade de os Turcos poderem ter, outra vez, F-35... o projecto deles deve sair das opções (não que, para mim, lá estivesse).
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