F-35A Lightning II na FAP

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2250 em: Março 14, 2025, 10:51:53 pm »
Epá, isto um homem não pode ir uma semana de férias, que quando volta o mundo está de pernas para o ar… espero que no fds tenha tempo de colocar aqui uns posts mais completos, mas entretanto, aqui vão os meus 5 cents muito rápidos.

Relativamente ao MDN, acho que falou demais, mas tb acho que teve o efeito positivo não intencional de despertar algumas luzes de alarme daqui deste lado do Atlântico. Posso confirmar que por aqui se tem falado na entrevista, com muita gente a dizer que ele apenas veio dizer o que muitos pensam e não podem dizer e que, mais cedo ou mais tarde mais reações destas se seguirão, o que pode vir a afetar, e muito, as exportações de armas americanas no futuro. Muita gente coloca no mesmo prato a suspensão da partilha de informações à Ucrânia, nomeadamente a paragem na atualização continua dos pods ECM dos F-16, que efetivamente os proíbe de voar em combate por ficarem demasiado vulneráveis. A opinião predominante é que os Estados Unidos estão a dar um tiro no pé e estas declarações do MDN arriscam-se a precipitar uma reação em cadeia de outros possíveis clientes de material americano.

Este MDN é uma caricatura desde o início, e agora vestiu a farda de idiota útil.
Concordo com essa avaliação, o objectivo era sacudir a água do capote a nível interno (leia-se despesa na área da defesa) e o efeito foi dar a cara pelos restantes ministros europeus. Em boa verdade, era o único que o podia fazer sem consequências, pois não havia qualquer intenção ou acordo  para a aquisição dos F-35.

Os F-16 ficarem parados com a simples não actualização dos pods ECM, dá uma boa indicação para o que possa acontecer com qualquer outro modelo de avião, de qualquer origem.
Exatamente… se um dia os nossos interesses diferirem dos interesses franceses, a nossa hipotética frota de Rafale fica no chão em meia hora… como disse Lord Palmerston “os países não têm amigos permanentes, têm interesses permanentes”…
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2251 em: Março 14, 2025, 11:00:02 pm »
Uma questão de quem pouco percebe - os pods ECM têm de ser permanentemente atualizados? Presumo que queiram dizer "adaptados" ao que o inimigo alterou entre missões? Essa atualização tem de vir do fabricante ou a Ucrânia - ainda - não tem simplesmente essa capacidade (ie quem os usa à muito tempo tem)?     
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2252 em: Março 14, 2025, 11:04:30 pm »
Uma questão de quem pouco percebe - os pods ECM têm de ser permanentemente atualizados? Presumo que queiram dizer "adaptados" ao que o inimigo alterou entre missões? Essa atualização tem de vir do fabricante ou a Ucrânia - ainda - não tem simplesmente essa capacidade (ie quem os usa à muito tempo tem)?   
A atualização passa por incluir as mais recentes informações sobre os sistemas do inimigo na base de dados dos pods, por forma a que estes reconheçam um determinado sinal electrónico como inimigo ou amigo.  Não as fazendo, os aviões arriscam-se a entrar numa zona de combate e serem abatidos porque o pod não reconheceu um determinado sinal como hostil. Essas atualizações podem, em
muitos casos (noutros não), ser feitas localmente, mas se a informação base não for partilhada… está tudo fecundado…
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2253 em: Março 15, 2025, 12:24:08 am »
Meu velho, diz lá a sério: não estás a ver isso a acontecer, pois não? Então se dotar 2 patrulhas com peças de 30mm é uma novela, achas mesmo que Portugal ia fazer o €sforço de sozinho integrar e certificar o Meteor, Taurus, Brimstone/Spear, Storm Shadow/SCALP no F-16 MLU? Nem sei se Washington sequer o permitiria, e por isso só se o Sol passasse a nascer a Oeste.

Eu até acho que o maior desafio, será ter a permissão dos EUA, para integrar esse armamento. Os custos de integrar e certificar esse armamento, seria facilmente coberto pela UE, pois teríamos várias empresas europeias a ganhar com isso. F-16 a usar Meteor, abre portas para muitos outros países, que também usam este caça, a seguirem o mesmo caminho. Quem diz Meteor, diz o restante armamento. Em caso de dúvida, existe também armamento israelita e turco por exemplo, que sabemos que pode ser integrado nos ditos. A ideia passa em parte por ter menos dependência (em termos de armamento) de um só fornecedor.

De resto, abandonar os F-16 e a possibilidade de um upgrade para V, para depois optar por fazer um sidegrade muito mais caro para um Typhoon ou Rafale, é algo que não tem nexo. Ainda por cima, além de todos os custos associados à nova logística, custos a formar pessoal, tempo perdido até atingir o FOC, corre-se o risco de não haver dinheiro nenhum para armamento. Caças sem armamento, acabam por valer zero.

Por isso é que este assunto tem que ser tratado com pés e cabeça. Ajudava que na FAP não cometessem o erro de achar que é garantida a compra de um caça novo até 2035, que a levou até agora a descartar o upgrade aos F-16.
Este limbo em que não se avança para um caça de 5ª geração, nem se avança com um upgrade aos F-16 existentes, nem se investe no seu armamento, é demasiado perigoso.

Com esta conversa de já não comprarmos F-35, e não sabermos para onde nos viramos, surge a desculpa perfeita para também não se investir em armamento para os F-16.
 
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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2254 em: Março 15, 2025, 12:39:29 am »
O F-16 do PA1 (e, talvez, uns PA2) para V e armamento... é essa a solução. A UE não vai "pagar" equipamento como quem dá rebuçados e, mesmo que "pague" alguma coisa, pode pagar outras coisas (para a Força Aérea e para os outros ramos) - e a verba extra não gasta em Eurofighter Typhoon / Rafale (que terão mais cedo que tarde de ser substituídos e obrigam a custos de "estrutura" diferentes de continuar com os F-16) vai dar muito muito jeito para quem muito que investir.     
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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2255 em: Março 15, 2025, 12:54:40 am »
Gostava de saber porque é que os moderadores apagaram o último post do Mayo e a minha resposta. Foi porque estavam em Francês? Não existem ferramentas de tradução online para quem queria saber o que estava escrito? Eram posts relevantes para se perceber o background do Mayo. E deixam passar as maiores baboseiras  e posts ofensivos do SaabGrippen, Pescador, P44 e outros que tais… olha que bonito… claro que este post tb vai ser apagado, mas pelo menos ficam a saber a minha opinião…
« Última modificação: Março 15, 2025, 01:22:33 am por JohnM »
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2256 em: Março 15, 2025, 01:33:16 am »
Bom, vou deixá-los com as vossas ilusões sobre o F-35, que os políticos do campo do bem não vão comprar !

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2257 em: Março 15, 2025, 09:26:49 am »
Este limbo em que não se avança para um caça de 5ª geração, nem se avança com um upgrade aos F-16 existentes, nem se investe no seu armamento, é demasiado perigoso.

Com esta conversa de já não comprarmos F-35, e não sabermos para onde nos viramos, surge a desculpa perfeita para também não se investir em armamento para os F-16.

Exatamente. É tudo demasiado "conveniente".

E apesar de tudo o que veio agora a lume, continuo convicto (até ser completamente impossível) que o substituto do F-16M também na FAP será o F-35A.


Citar
(...) Há várias opções que têm que ser consideradas, nomeadamente no contexto de produção europeia e também tendo em conta o retorno que essas opções possam ter para a economia portuguesa. (...)

https://www.publico.pt/2025/03/13/politica/entrevista/nuno-melo-afasta-compra-f35-eua-causa-trump-mundo-ja-mudou-2125727

Estou mesmo a ver o "Gripen has entered the chat" não tarda nada. Lá está, por um lado tudo isto é demasiado conveniente.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2258 em: Março 15, 2025, 09:53:13 am »
Este limbo vem a calhar para alguns interesses e dar jeito mais tarde.

Vou evitar dizer para quem para evitar as choradeiras.
Este minimi entranhou no País e é pegajoso demais para sair. As verdades são sempre inconvenientes   

Mas por exemplo o limbo dos MLU tem ajudado a aquisições fulminantes com interesses muito próprios. E aguarda-se mais disso
« Última modificação: Março 15, 2025, 09:56:23 am por Pescador »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2259 em: Março 15, 2025, 10:55:50 am »
Falando de F35, parece que o Canadá vai saltar fora...
E já procura alternativas.
Quanto ao ainda MDN, mais uma vez vai personalizar as frustrações daqui do feudo.
Então NM não pode falar? Defender pontos de vista cada vez mais pertinentes na actualidade no que diz respeito aos interesses de Portugal?
Por que raio não pode por em causa nada que venha dos EUA?
Ficaram ofendidos? Problema deles.
Afinal a grande maioria dos pseudo-defensores das soberanias alheias pouco se interessam com a nossa própria.
Era o mais que faltava termos de comer merd@ calados ao sabor das conveniências do Tio Sam.

Citar
Posso adiantar também, que as declarações do NM, já chegaram ao outro lado do Atlântico, onde apesar de tudo ainda se vê Portugal como um aliado leal e disponível. 

Por isso mesmo, por ser um grande aliado,  vai provavelmente taxar os vinhos portugueses com 200%. Mas a culpa é do NM que o afrontou com o F35...
Continuem a beber danoninhos e a lamber o verdadeiro aos States.  Cegamente.
É pena que quando o Lula disse algumas coisas "desalinhadas" daquilo que supostamente é a verdade suprema, alguns que por aqui andam tenham logo posto em causa tudo o que dizia respeito ao Brasil.
Vem agora a catatua loura e diz que é dono da Gronelândia,  do Panamá, do golfo e por aí fora, que coloca em causa tudo e mais alguma coisa,  ataca diretamente a nossa economia e sobretudo a economia da comunidade económica em que estamos inseridos, e nada... tudo na mesma. Há interruptor,  não há,  só desliga os limpa pingas, se calhar os outros vão fazer igual... palha!
E ai de quem questione alguma coisa, veja-se agora o NM.
Pena que o NM esteja de saída.  Os próprios militares assim o dizem.
Provavelmente em breve teríamos um 4.5G e uma mudança total na estrutura das FA's, direcionada à Europa e a quem com ela estiver alinhada.
E sobretudo ficaríamos livres do Flop35, que se realmente chegar,  vem tarde e vai "secar" tudo o que está à volta.
G4.5 europeu por 15 anos e G6 em 2040.
Um G4.5 devidamente armado e apoiado vale mais do que o F35 "desligado", cego e sem armas.
João Pereira
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2260 em: Março 15, 2025, 10:59:32 am »
Falando de F35, parece que o Canadá vai saltar fora...
E já procura alternativas.
Quanto ao ainda MDN, mais uma vez vai personalizar as frustrações daqui do feudo.
Então NM não pode falar? Defender pontos de vista cada vez mais pertinentes na actualidade no que diz respeito aos interesses de Portugal?
Por que raio não pode por em causa nada que venha dos EUA?
Ficaram ofendidos? Problema deles.
Afinal a grande maioria dos pseudo-defensores das soberanias alheias pouco se interessam com a nossa própria.
Era o mais que faltava termos de comer merd@ calados ao sabor das conveniências do Tio Sam.

Citar
Posso adiantar também, que as declarações do NM, já chegaram ao outro lado do Atlântico, onde apesar de tudo ainda se vê Portugal como um aliado leal e disponível. 

Por isso mesmo, por ser um grande aliado,  vai provavelmente taxar os vinhos portugueses com 200%. Mas a culpa é do NM que o afrontou com o F35...
Continuem a beber danoninhos e a lamber o verdadeiro aos States.  Cegamente.
É pena que quando o Lula disse algumas coisas "desalinhadas" daquilo que supostamente é a verdade suprema, alguns que por aqui andam tenham logo posto em causa tudo o que dizia respeito ao Brasil.
Vem agora a catatua loura e diz que é dono da Gronelândia,  do Panamá, do golfo e por aí fora, que coloca em causa tudo e mais alguma coisa,  ataca diretamente a nossa economia e sobretudo a economia da comunidade económica em que estamos inseridos, e nada... tudo na mesma. Há interruptor,  não há,  só desliga os limpa pingas, se calhar os outros vão fazer igual... palha!
E ai de quem questione alguma coisa, veja-se agora o NM.
Pena que o NM esteja de saída.  Os próprios militares assim o dizem.
Provavelmente em breve teríamos um 4.5G e uma mudança total na estrutura das FA's, direcionada à Europa e a quem com ela estiver alinhada.
E sobretudo ficaríamos livres do Flop35, que se realmente chegar,  vem tarde e vai "secar" tudo o que está à volta.
G4.5 europeu por 15 anos e G6 em 2040.
Um G4.5 devidamente armado e apoiado vale mais do que o F35 "desligado", cego e sem armas.

G6 em 2040?

Boa sorte, adquirir caças novos em 2030 e passado 10 anos, vir o FCAS. Não vai acontecer.
 
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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2261 em: Março 15, 2025, 11:03:17 am »
Falando de F35, parece que o Canadá vai saltar fora...
E já procura alternativas.

O Canadá está a reconsiderar a escolha que fez e a estudar alternativas, mas ainda não saltou fora até porque já pagou por 16 células.

https://www.cbc.ca/news/politics/f35-blair-trump-1.7484477
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2262 em: Março 15, 2025, 11:11:41 am »


Para quem quiser perceber o que se passa nesta Europa.

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2264 em: Março 15, 2025, 11:32:45 am »
Video de um camarada que pilotou Rafales na Marinha !