F-35A Lightning II na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1770 em: Janeiro 30, 2025, 10:24:55 am »
Oficialmente em France
Dizem que a Armée de l'air precisava de um CaÇa Tipo F35

O Rafale nao pode competir com ele.

Um relatório elaborado por pilotos de Rafale franceses aparentemente afirma que o F-35 é inigualável, e que no caso de um conflito de alta intensidade o caça gaulês poderá ser relegado para missões secundárias.

https://x.com/jdomerchet/status/1884231471407198384
https://www.lopinion.fr/international/en-combat-air-air-laviation-de-chasse-francaise-tiendrait-trois-jours?utm_source=twitter

O documento é este, já agora: https://www.ifri.org/fr/etudes/lavenir-de-la-superiorite-aerienne-maitriser-le-ciel-en-haute-intensite

Os do Eurofighter dizem o mesmo, que é o que diziam os dos F16, F18 e F15 há muito tempo, BVR, excluindo o F22, o F35 é simplesmente superior.

Quando os caças de 4ª geração nem conseguem detectá-los, como é que iriam abatê-los? A superioridade começa pela furtividade e acaba na fusão de sensores. SE formos só para aspecto da furtividade tens até 2030 dois caças para além do F-35 com essas características, o KF-21 bloco 2 e o KAAN.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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os_pero

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1771 em: Janeiro 30, 2025, 11:39:39 am »
Oficialmente em France
Dizem que a Armée de l'air precisava de um CaÇa Tipo F35

O Rafale nao pode competir com ele.

Um relatório elaborado por pilotos de Rafale franceses aparentemente afirma que o F-35 é inigualável, e que no caso de um conflito de alta intensidade o caça gaulês poderá ser relegado para missões secundárias.

https://x.com/jdomerchet/status/1884231471407198384
https://www.lopinion.fr/international/en-combat-air-air-laviation-de-chasse-francaise-tiendrait-trois-jours?utm_source=twitter

O documento é este, já agora: https://www.ifri.org/fr/etudes/lavenir-de-la-superiorite-aerienne-maitriser-le-ciel-en-haute-intensite

Os do Eurofighter dizem o mesmo, que é o que diziam os dos F16, F18 e F15 há muito tempo, BVR, excluindo o F22, o F35 é simplesmente superior.

Quando os caças de 4ª geração nem conseguem detectá-los, como é que iriam abatê-los? A superioridade começa pela furtividade e acaba na fusão de sensores. SE formos só para aspecto da furtividade tens até 2030 dois caças para além do F-35 com essas características, o KF-21 bloco 2 e o KAAN.

Eu acho que o maior problema é a furtividade, pois não dá para transformar um F-16 num avião furtivo desenhado para isso (Com as "tintas" especiais e medidas eletrónicas é possível reduzir a assinatura de radar do F-16 por exemplo, mas nunca ao nível do F-35), ao nível dos aviónicos, sensores e fusão de dados, ... é possível (até o espaço dentro do avião assim permitir) modernizar um avião de 4º geração para ficar equiparável a um de 5º geração (a versão Viper do F-16 é isso mesmo, apesar de segundo consta por provavelmente certas questões económicas/políticas não ter ficado ao mesmo nível que o F-35).

Entretanto segundo alguns especialistas (nem todos) dizem que no futuro espera-se que a furtividade tenha menos impacto pois o desenvolvimento de novas tecnologias vai tornar a tecnologia de furtividade obsoleta.

PS: Muitos usam o exemplo de Israel que atacou o Irão como exemplo que o F-16 ainda está a aí para as curvas mas a verdade é que sabemos pouco de como foi feita a operação e que capacidade real tinha o Irão de detetar e eliminar aviões inimigos, uma coisa é o que o Irão e a Rússia dizem dos seus fantásticos sistemas AA outra é depois a realidade.

PS2: Pessoalmente acho que neste momento não há melhor package que o F-35 em especial para missões em território contestado, contudo é um avião caro de operar e manter em especial para missões mais domesticas onde o F-16 e outros de 4/4.5 geração tem vantagens e muito poucas desvantagens em relação ao F-35.
 
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1772 em: Janeiro 30, 2025, 12:00:01 pm »
"No futuro será possível detectar caças furtivos"... mas não agora e as ditas capacidades não têm data prevista. Entre um F-16 bulgaro e um KF-21/KAAN, eu sei para onde pende a balança.



O Rafale salvo erro foi pensado de raiz para reduzir o RCS, no entanto está muito longe de ser furtivo.

O KF-21 que foi pensado para ser um caça de 5.ª geração a partir do 2.º/3.º bloco, não é furtivo no primeiro bloco, exactamente porque terá o combustivel a o armamento no exterior.





Aqui está o corte da fuselagem onde estará o compartimento interno. Neste caso aparentemente no primeiro bloco o compartimento interno é tapado com aquele painel semi-rebaixado onde é transportado os misseis MBDA Meteor.

« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 12:30:33 pm por Cabeça de Martelo »
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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1773 em: Janeiro 30, 2025, 12:29:40 pm »




ESPECTÁCULOOOOO!   c56x1 (Ler à Fernando Mendes style  :mrgreen:) :G-bigun:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1774 em: Janeiro 30, 2025, 05:40:59 pm »
O F-35 nesta versão deve ser muito furtivo... (neste caso o F-35 Finlandês) e ainda faltam os tanques externos!
 


Ou então nesta Israelita..



Aqui dá para ver o que pode carregar:



 ::)
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 05:50:19 pm por oi661114 »
 

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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1775 em: Janeiro 30, 2025, 06:31:33 pm »
O F-35 nesta versão deve ser muito furtivo... (neste caso o F-35 Finlandês) e ainda faltam os tanques externos!
 


Ou então nesta Israelita..



Aqui dá para ver o que pode carregar:



 ::)

Como é óbvio depende do tipo de missão, esse é o chamado "beast mode".
CPS
 
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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1776 em: Janeiro 30, 2025, 07:29:23 pm »
Já agora, a primeira imagem mostra um F-35B dos Marines (pod de canhão sob a linha central), e não um F-35A finlandês, pois estes ainda não começaram a ser construídos, ou quanto muito estarão no estágio inicial da sua construção.
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 07:44:05 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1777 em: Janeiro 30, 2025, 07:54:10 pm »

Os estudos que a FAP fez e que a levou a escolher o F-35 pedir o F-35 ao Pai Natal, olharam para a necessidade futura de os aparelhos operarem e Modo Besta?

É que certamente isso implica um esquema de Instrução e Treino diferente de os aparelhos trabalharem em Stealth Mode.

Ou será que cada aparelho terá dois pilotos, dependendo do "Modo"?

E fez as contas ás munições para cada "Modo".
Os 5.5B contam com isso?

Só estou a perguntar.
 

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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1778 em: Janeiro 30, 2025, 08:07:36 pm »

Os estudos que a FAP fez e que a levou a escolher o F-35 pedir o F-35 ao Pai Natal, olharam para a necessidade futura de os aparelhos operarem e Modo Besta?

É que certamente isso implica um esquema de Instrução e Treino diferente de os aparelhos trabalharem em Stealth Mode.

Ou será que cada aparelho terá dois pilotos, dependendo do "Modo"?

E fez as contas ás munições para cada "Modo".
Os 5.5B contam com isso?

Só estou a perguntar.

Não, é só uma pergunta estúpida.
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1779 em: Janeiro 30, 2025, 10:04:34 pm »

Os estudos que a FAP fez e que a levou a escolher o F-35 pedir o F-35 ao Pai Natal, olharam para a necessidade futura de os aparelhos operarem e Modo Besta?

É que certamente isso implica um esquema de Instrução e Treino diferente de os aparelhos trabalharem em Stealth Mode.

Ou será que cada aparelho terá dois pilotos, dependendo do "Modo"?

E fez as contas ás munições para cada "Modo".
Os 5.5B contam com isso?

Só estou a perguntar.

Não, é só uma pergunta estúpida.


Lá está o Subsea7 e as suas "one-liners".

Falar de Beast Mode, falas tu.
Agora explicar o que significa para a FAP e os F-35 que vai receber "no Futuro Médio" - isso já cai fora do âmbito dos teus conhecimentos.
E quem faz perguntas a que não consegues responder faz perguntas estúpidas.

Temos especialista.


 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1780 em: Janeiro 31, 2025, 10:16:38 am »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Pescador

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1781 em: Janeiro 31, 2025, 03:05:46 pm »
O tal contrato que seria assinado até ao fim de 2024, sempre foi ou faltou tinta na caneta?

Gastaram a  tinta toda no contrato do tucanito e nos outros cheques e contratos pessoais paralelos. Até corações devem ter desenhado nas margens dos contratos
« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 03:07:09 pm por Pescador »
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1782 em: Fevereiro 01, 2025, 12:07:48 pm »
Eles que comprem mazé 5 dúzias de Tucanos N que é para ver com quantos paus se faz uma canoa.....  :(

Se com o Rafale duravam apenas 3 dias, com o Super Tucas era meia hora se tanto.  :mrgreen:


Dia 27/28 de Fev. está cá o Macron para discursar no Parlamento e assinar um tratado de amizade.
Não há maior símbolo de amizade que 27 Rafale F4.
Ah, os tais que os próprios pilotos Franceses dizem que não sobrevivem num cenário de alta intensidade. Estás a referir-te a esses? Ainda para mais com pilotos Portugueses que, segundo tu, não estão devidamente treinados. Grande receita para a sobrevivência…

È preciso ler o documento. Eles dizem que em 2035 o Rafale F5 vai tem problemas de penetração nos sistemas de DAA complexos, o F-35 tera o mesmo problema. O problema do futuro não é tanto o tipo de aparelho , mas o aumento do numero e da eficácia das DAA e o numero pequeno de aviões da forças aéreas do ocidente !
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 12:09:45 pm por mayo »
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1783 em: Fevereiro 01, 2025, 09:13:35 pm »
Eles que comprem mazé 5 dúzias de Tucanos N que é para ver com quantos paus se faz uma canoa.....  :(

Se com o Rafale duravam apenas 3 dias, com o Super Tucas era meia hora se tanto.  :mrgreen:


Dia 27/28 de Fev. está cá o Macron para discursar no Parlamento e assinar um tratado de amizade.
Não há maior símbolo de amizade que 27 Rafale F4.
Ah, os tais que os próprios pilotos Franceses dizem que não sobrevivem num cenário de alta intensidade. Estás a referir-te a esses? Ainda para mais com pilotos Portugueses que, segundo tu, não estão devidamente treinados. Grande receita para a sobrevivência…

È preciso ler o documento. Eles dizem que em 2035 o Rafale F5 vai tem problemas de penetração nos sistemas de DAA complexos, o F-35 tera o mesmo problema. O problema do futuro não é tanto o tipo de aparelho , mas o aumento do numero e da eficácia das DAA e o numero pequeno de aviões da forças aéreas do ocidente !
 


Penso que o JohnM não se refere a um documento.
Ele conhece os pilotos. 
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #1784 em: Fevereiro 01, 2025, 09:41:11 pm »
Eles que comprem mazé 5 dúzias de Tucanos N que é para ver com quantos paus se faz uma canoa.....  :(

Se com o Rafale duravam apenas 3 dias, com o Super Tucas era meia hora se tanto.  :mrgreen:


Dia 27/28 de Fev. está cá o Macron para discursar no Parlamento e assinar um tratado de amizade.
Não há maior símbolo de amizade que 27 Rafale F4.
Ah, os tais que os próprios pilotos Franceses dizem que não sobrevivem num cenário de alta intensidade. Estás a referir-te a esses? Ainda para mais com pilotos Portugueses que, segundo tu, não estão devidamente treinados. Grande receita para a sobrevivência…

È preciso ler o documento. Eles dizem que em 2035 o Rafale F5 vai tem problemas de penetração nos sistemas de DAA complexos, o F-35 tera o mesmo problema. O problema do futuro não é tanto o tipo de aparelho , mas o aumento do numero e da eficácia das DAA e o numero pequeno de aviões da forças aéreas do ocidente !
 


Penso que o JohnM não se refere a um documento.
Ele conhece os pilotos.
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