Um americano diz:
O F-35 é melhor, mas o Gripen representa a melhor relação Custo/Benefício
Gripen
$8000.00 / hora de voo
F-35
$40,000.00 / hora de voo
è para verem durante o fim de semana
Diz tu. Que sempre que foi analisado em todos os concursos o resultado foi outro.
Mas se está na internet, deve ser verdade…
A isto acresce que os "dados" dos custos do Gripen, são dados maioritariamente do marketing da empresa. Se as coisas fossem assim tão simples, o Gripen vendia às carradas, no entanto, não vendo.
E o Gripen é tão mas tão barato, que até o Brasil que os fabrica sob licença, anda à rasca para encomendar um segundo lote, apesar do caça ser super-híper-mega barato, e qualquer encomenda da FAB tem benefícios para a economia deles.
19:22, 01 dez.2023
Vai ser construída uma nova fábrica de comboios em Portugal
"Esta semana foi anunciada a maior compra de sempre de comboios da CP, no valor de 819 milhões de euros. São 117 comboios, que serão construídos até 2029. O consórcio vencedor junta a portuguesa Domingos da Silva Teixeira e a francesa Alstom."
Se 819M de comboios dão contrapartidas económicas, 5Bi de aviões têm que dar.
Comprar F-35 para as nossas FFAAs medíucres seria como comprar os mesmos comboios TGV que circulam em França para circularem aqui a 250 km/h - só porque são "os melhores" e "a CP quer".
Pois, realmente a complexidade de um comboio, é equivalente a um caça. Além da quantidade contratualizada, de 117 comboios, é 5 vezes superior à quantidade de caças a adquirir, e 10 vezes superior à quantidade de Tucanices. O nível de qualificação da mão de obra também é diferente, tal como a despesa para erguer criar uma linha de produção para comboios vs linha de produção para caças.
Concordo que um programa de 5000 milhões para caças, convém que traga contrapartidas. Agora, é completamente desonesto andar aqui a fingir que a compra de F-35 nunca terá qualquer contrapartida, e só as propostas de outros fabricantes é que podem ter.
Tal como é desonesto achar que comprar 24 F-35 custa 5500 milhões, e depois fantasiar que comprar o mesmo nº de Gripens + aeronave AEW + produção de peças em Portugal + participação no programa LW, custa apenas 4000 milhões.
Mais depressa os F-35, à pala de um desconto das Lajes, ficam a 4000 milhões, do que os Gripens ficavam a esse preço.
A preocupação agora devia ser sim modernizar os F-16 PA I, e no mesmo contrato dessa modernização, encomendar um batch inicial de 12-16 F-35 para entregas a iniciarem-se na década de 30. Para este contrato duplo, deviam ser encontradas contrapartidas adicionais, por exemplo para a produção de determinado armamento em Portugal da LM ou Raytheon, ou até outro tipo de material militar. Produzir uns Hellfire ou JAGM, seria infinitamente mais rentável, do que produzir mais algumas pecinhas do KC ou pecinhas do Gripen.