Os portugueses também são vitimas de xenofobia em França, Alemanha, Suiça e por aí fora não andamos sempre por aí a chorar armados em coitadinhos.
Já cansa a cassete.
Talvez futuramente no Brasil. Isso quando a crise econômica europeia se agravar, devido o prolongamento da invasão russa sobre o território ucraniano, atingir com muita violência as bordas frágeis como Portugal. Aí, outra vez, em direção inversa, quando a economia brasileira retomar o crescimento (todos os prognósticos econômicos apontam para isso), os lusos venham desembarcar por aqui.
O Brasil é um país de gente hospitaleira. Não se esqueçam disso.
A Rússia não consegue atingir qualquer dos seus objetivos reais na Ucrânia e conseguia chegar à fronteira Portuguesa?! 
Isso é que é uma bela realidade alternativa.
Me referia aos aspectos econômicos. Não disse que tropas russas iriam chegar às fronteiras de Portugal.
Obviamente que a degradação da situação económica pode acontecer, mas com tanto país para onde emigrar, o Brasil seria das últimas opções para um cidadão Português.
Em caso de crise, como aconteceu à mais de 10 anos, seriam os brasileiros a regressar ao Brasil e não os Portugueses. Nessa altura deixei de ver o centro da vila onde trabalho cheio de brasileiros, porque a maior parte resolveu emigrar para outros países europeus ou regressar.
Um aparte, vi alguns desses brasileiros anos depois em Lisboa. Segundo eles não se tinham habituado à vida no Brasil e preferiram regressar.