Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #480 em: Julho 07, 2023, 07:44:38 am »
A edição de hoje do semanário Expresso (07/07/2023) adianta que o Ministério da Defesa supostamente terá à sua disposição uma verba de cerca de 206M€ para a compra de aeronaves Embraer EMB-314/A-29 Super Tucano.


https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2645-4/html/primeiro-caderno/politica/portugal-preve-206-milhoes-para-avioes-brasileiros

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #481 em: Julho 07, 2023, 09:49:18 am »
206m para tucanos  :o
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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LM

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Re: CAS
« Responder #482 em: Julho 07, 2023, 11:03:17 am »
Bom, parece que o nosso mantra é "habituem-se"... porque já está. Vamos poder continuar a discutir se:

- haveria outras prioridade de investimento nesta altura (a semelhança de termos investido "já" do transporte tático - KC390)
- o investimento necessário para termos o "extra" CAS vale a pena; se essa capacidade "extra" sacrifica outras capacidades do verdadeiro objectivo do avião - treino; se perdemos "interoperabilidade" com os membros NATO / UE.
- que é mais fácil - muito mais fácil - explicar o investimento por ter uma "base industrial" cá, que reforça a relação geoestratégica, etc.         
« Última modificação: Julho 07, 2023, 11:04:09 am por LM »
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Re: CAS
« Responder #483 em: Julho 07, 2023, 11:17:25 am »
Os Holandeses na verdade querem ser como nós, só que são muito orgulhosos para admitir.  :mrgreen:

Nós mandava-mos uns quantos ST e eles mandavam um único MRSS... eu sou poupadinho no que peço (não querias é ver o price tag de cada coisa, senão eles mudam de opinião rapidamente)!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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ACADO

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Re: CAS
« Responder #484 em: Julho 07, 2023, 11:36:47 am »
A edição de hoje do semanário Expresso (07/07/2023) adianta que o Ministério da Defesa supostamente terá à sua disposição uma verba de cerca de 206M€ para a compra de aeronaves Embraer EMB-314/A-29 Super Tucano.


https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2645-4/html/primeiro-caderno/politica/portugal-preve-206-milhoes-para-avioes-brasileiros

Porra, com esse dinheiro todo compravam alguns 15 UH60 BlackHAwk novos todos kitados...
E ainda conseguem evacuar feridos, combater incendios e até transportar o PAPA!!! ahahah

Querem melhor CAS que isto?! Para isso temos os F16...

« Última modificação: Julho 07, 2023, 12:11:01 pm por ACADO »
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Viajante

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Re: CAS
« Responder #485 em: Julho 07, 2023, 02:16:47 pm »
A edição de hoje do semanário Expresso (07/07/2023) adianta que o Ministério da Defesa supostamente terá à sua disposição uma verba de cerca de 206M€ para a compra de aeronaves Embraer EMB-314/A-29 Super Tucano.


https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2645-4/html/primeiro-caderno/politica/portugal-preve-206-milhoes-para-avioes-brasileiros

E quem assinou o negócio foi o Secretário de Estado que acabou hoje exonerado?  :mrgreen:
 

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mafets

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Re: CAS
« Responder #486 em: Julho 07, 2023, 02:30:54 pm »
Face ao preço são novos e não em segunda mão. ::)

Citar
The A-29 variant is estimated to cost between $20 and 30 million but this includes specialized equipment, spare parts and operational support.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: CAS
« Responder #487 em: Julho 07, 2023, 02:59:36 pm »
Obviamente, afinal a "produção" dos Super Tucano padrão OTAN veio para Portugal para quê?

Agora metemos todos halibut onde dói, que já passa (a mim doí-me a carteira).
« Última modificação: Julho 07, 2023, 03:00:01 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: CAS
« Responder #488 em: Julho 07, 2023, 03:19:32 pm »
Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?

E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?
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Re: CAS
« Responder #489 em: Julho 07, 2023, 03:38:46 pm »
Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?

E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?

A coprodução serve para beneficiar o país em detrimento da Força Aérea. Sempre foi essa a questão. Se desses 200M€, 50 forem lucro o país beneficia de 17,5M (35%)  mais  7M em IRC sobre os lucros da Embraer. E empregos e blah, blah. A FA devia é de pressionar para pelo menos esse dinheiro ser reinvestido no ramo.
 

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Re: CAS
« Responder #490 em: Julho 07, 2023, 04:11:02 pm »
Ou seja, são uns 10 novos em folha e o contrato de manutenção?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: CAS
« Responder #491 em: Julho 07, 2023, 05:22:16 pm »
Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?

E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?

Ou seja em duas penadas a FAP gasta 1033 milhões em quinze aeronaves .
Com os 206 milhoes a FAP comprava uma quinzena de helis medios, os tais da Evakuacao, que evakuavam, faziam CAS, transporte táctico, SAR, CSAR, Reconhecimento, combate aos FF, quem arranjava melhor aeronave multifuncao???
Só mesmo os amigalhaços da EMB, e os seus apaniguados corruptos, quais " Capitães" do MDN.

Já nem falo nos C390, os tais suprasumos que até de transportes Estratégicos já foram apelidados, mas que pela boca de um tal major da FAP, são muito mais confortáveis que os C's.
Mas vejamos, o sr Major deu-nos alguma novidade ??
Não, a sua comparação entre as duas aeronaves baseou-se na velocidade, no maior payload, com um aumento marginal, e no conforto, mas então o C não entrou ao serviço da FAP em 1978 ?
Nessa data ainda nem o sr Major teria nascido, pois então, mas bota boa faladura o sr, irá longe na FAP, concerteza. !!!
Mas voltando à  comparação, ora porra se ao fim de 45 anos de serviço compramos uma aeronave que é marginalmente superior a uma com mais de meio século de vida, desde o seu primeiro voo, que sucesso que Vitória se conseguiu, muito bom !!! :bang:

Faz-me lembrar a compra do kualita Civil, que espectáculo de heli ligeiro que nem uma segunda turbina possuí, que nem um flir trás, mas foi outra estonteante aquisição qual Vitória, pois é mais rapido que o heli que veio substituir, o tal Zingarelho esse, com quase meio seculo de vida, ao serviço da FAP, serviu numa guerra de treze anos em três frentes, coisa pouca.

Foram e são estas as compras de merda que, nos últimos três, quatro anos tem privado a FAP de efectuar as modernizaçoes necessárias a varias frotas que operam diariamente em condições dificeis, muito difíceis, foram estas merdas de aquisições que ano apos ano não tem permitido as MNT atempadas e a colocação ao servico de várias aliás muitas AOG, que limitam a operacionalidade das respectivas ESQ, exigindo das suas tripulações de voo pessoal de terra um esforço muito além do que deveria ser-lhes pedido, para que as diversas missões sejam cumpridas!!!

A tutela é a responsável máxima pela situação de obsolescência de grande parte das frotas da FAP, favorecendo apenas uma parte da frota de Cagueiros e os helis de brincar, quanto aos super TUTANOS, a cereja no topo do bolo da EMB,  para a qual a verba como por magia apareceu, sabe-se lá como, pois as para as restantes necessidades de MNT e operação tal orçamentação é mandatoria, para estes brinquedos nem é necessário existir orçamento, que as centenas de milhões aparecem rapidamente.

Que os Tutaninhos sejam benvindos nas missões mui nobres de apoio as forças expedicionárias Lusas nas terras de Africa, o tal designio Nacional que retorna ao fim de quase meio século, mas como manobra de diversão porque num qq TO na Europa, esses pio-pios não operariam, mais que umas poucas horas.

Mil e cinquenta e três milhões deitados ao lixo, em brinquedos de transporte, e de apoio leve, quando na Europa os Estados que apostam dignamente na Defesa se rearmam !!

Bom fim de semana
« Última modificação: Julho 07, 2023, 06:15:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: CAS
« Responder #492 em: Julho 07, 2023, 07:21:23 pm »
Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?

E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?

A coprodução serve para beneficiar o país em detrimento da Força Aérea. Sempre foi essa a questão. Se desses 200M€, 50 forem lucro o país beneficia de 17,5M (35%)  mais  7M em IRC sobre os lucros da Embraer. E empregos e blah, blah. A FA devia é de pressionar para pelo menos esse dinheiro ser reinvestido no ramo.

Não sei lá como é que faz essas contas quando os pagamento serão a Embraer no Brasil...

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Re: CAS
« Responder #493 em: Julho 07, 2023, 08:11:15 pm »
 

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Re: CAS
« Responder #494 em: Julho 07, 2023, 09:39:21 pm »
Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?

E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?

Ou seja em duas penadas a FAP gasta 1033 milhões em quinze aeronaves .
Com os 206 milhoes a FAP comprava uma quinzena de helis medios, os tais da Evakuacao, que evakuavam, faziam CAS, transporte táctico, SAR, CSAR, Reconhecimento, combate aos FF, quem arranjava melhor aeronave multifuncao???
Só mesmo os amigalhaços da EMB, e os seus apaniguados corruptos, quais " Capitães" do MDN.

Já nem falo nos C390, os tais suprasumos que até de transportes Estratégicos já foram apelidados, mas que pela boca de um tal major da FAP, são muito mais confortáveis que os C's.
Mas vejamos, o sr Major deu-nos alguma novidade ??
Não, a sua comparação entre as duas aeronaves baseou-se na velocidade, no maior payload, com um aumento marginal, e no conforto, mas então o C não entrou ao serviço da FAP em 1978 ?
Nessa data ainda nem o sr Major teria nascido, pois então, mas bota boa faladura o sr, irá longe na FAP, concerteza. !!!
Mas voltando à  comparação, ora porra se ao fim de 45 anos de serviço compramos uma aeronave que é marginalmente superior a uma com mais de meio século de vida, desde o seu primeiro voo, que sucesso que Vitória se conseguiu, muito bom !!! :bang:

Faz-me lembrar a compra do kualita Civil, que espectáculo de heli ligeiro que nem uma segunda turbina possuí, que nem um flir trás, mas foi outra estonteante aquisição qual Vitória, pois é mais rapido que o heli que veio substituir, o tal Zingarelho esse, com quase meio seculo de vida, ao serviço da FAP, serviu numa guerra de treze anos em três frentes, coisa pouca.

Foram e são estas as compras de merda que, nos últimos três, quatro anos tem privado a FAP de efectuar as modernizaçoes necessárias a varias frotas que operam diariamente em condições dificeis, muito difíceis, foram estas merdas de aquisições que ano apos ano não tem permitido as MNT atempadas e a colocação ao servico de várias aliás muitas AOG, que limitam a operacionalidade das respectivas ESQ, exigindo das suas tripulações de voo pessoal de terra um esforço muito além do que deveria ser-lhes pedido, para que as diversas missões sejam cumpridas!!!

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Que os Tutaninhos sejam benvindos nas missões mui nobres de apoio as forças expedicionárias Lusas nas terras de Africa, o tal designio Nacional que retorna ao fim de quase meio século, mas como manobra de diversão porque num qq TO na Europa, esses pio-pios não operariam, mais que umas poucas horas.

Mil e cinquenta e três milhões deitados ao lixo, em brinquedos de transporte, e de apoio leve, quando na Europa os Estados que apostam dignamente na Defesa se rearmam !!

Bom fim de semana

É mais que os 1033 M, porque vem o 6ª Kc e vai aos 1200 M

Esta pornografia animalesca entre uns tugas apátridas e os zucas cá enfiados, que cozinham com eles
 
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