Há por aqui alguém que consiga ter acesso ao artigo para assinantes? Este valor é obsceno e surreal; mas lá está, 10 aparelhos novos e equipamento associado podem muito bem chegar aos 206M€. Então e a "co-produção" vai servir para quê afinal? Só para mais uma negociata entre amigos, e ajudar a diminuir o prejuízo da Embraer?
E para os F-16 - que são e continuarão a ser a nossa única aeronave de combate digna desse nome - a verba até 2034 nem os 160M€ alcança?
Ou seja em duas penadas a FAP gasta 1033 milhões em quinze aeronaves .
Com os 206 milhoes a FAP comprava uma quinzena de helis medios, os tais da Evakuacao, que evakuavam, faziam CAS, transporte táctico, SAR, CSAR, Reconhecimento, combate aos FF, quem arranjava melhor aeronave multifuncao???
Só mesmo os amigalhaços da EMB, e os seus apaniguados corruptos, quais " Capitães" do MDN.
Já nem falo nos C390, os tais suprasumos que até de transportes Estratégicos já foram apelidados, mas que pela boca de um tal major da FAP, são muito mais confortáveis que os C's.
Mas vejamos, o sr Major deu-nos alguma novidade ??
Não, a sua comparação entre as duas aeronaves baseou-se na velocidade, no maior payload, com um aumento marginal, e no conforto, mas então o C não entrou ao serviço da FAP em 1978 ?
Nessa data ainda nem o sr Major teria nascido, pois então, mas bota boa faladura o sr, irá longe na FAP, concerteza. !!!
Mas voltando à comparação, ora porra se ao fim de 45 anos de serviço compramos uma aeronave que é marginalmente superior a uma com mais de meio século de vida, desde o seu primeiro voo, que sucesso que Vitória se conseguiu, muito bom !!!

Faz-me lembrar a compra do kualita Civil, que espectáculo de heli ligeiro que nem uma segunda turbina possuí, que nem um flir trás, mas foi outra estonteante aquisição qual Vitória, pois é mais rapido que o heli que veio substituir, o tal Zingarelho esse, com quase meio seculo de vida, ao serviço da FAP, serviu numa guerra de treze anos em três frentes, coisa pouca.
Foram e são estas as compras de merda que, nos últimos três, quatro anos tem privado a FAP de efectuar as modernizaçoes necessárias a varias frotas que operam diariamente em condições dificeis, muito difíceis, foram estas merdas de aquisições que ano apos ano não tem permitido as MNT atempadas e a colocação ao servico de várias aliás muitas AOG, que limitam a operacionalidade das respectivas ESQ, exigindo das suas tripulações de voo pessoal de terra um esforço muito além do que deveria ser-lhes pedido, para que as diversas missões sejam cumpridas!!!
A tutela é a responsável máxima pela situação de obsolescência de grande parte das frotas da FAP, favorecendo apenas uma parte da frota de Cagueiros e os helis de brincar, quanto aos super TUTANOS, a cereja no topo do bolo da EMB, para a qual a verba como por magia apareceu, sabe-se lá como, pois as para as restantes necessidades de MNT e operação tal orçamentação é mandatoria, para estes brinquedos nem é necessário existir orçamento, que as centenas de milhões aparecem rapidamente.
Que os Tutaninhos sejam benvindos nas missões mui nobres de apoio as forças expedicionárias Lusas nas terras de Africa, o tal designio Nacional que retorna ao fim de quase meio século, mas como manobra de diversão porque num qq TO na Europa, esses pio-pios não operariam, mais que umas poucas horas.
Mil e cinquenta e três milhões deitados ao lixo, em brinquedos de transporte, e de apoio leve, quando na Europa os Estados que apostam dignamente na Defesa se rearmam !!
Bom fim de semana