Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #255 em: Abril 28, 2023, 12:16:07 am »
Agradeço a achega mas deixo isso para os entendidos...eu sou um mero forista...tal como muitos aqui....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: CAS
« Responder #256 em: Abril 28, 2023, 12:17:32 am »
No entanto, A-400M, NH-90,EC-635 ficaram para trás...
Não deve interessar....$$$$

A TAP encomendou à Airbus 53 aviões.

12 A320 Neo +/- 1,2mM$
25 A321 Neo +/- 3,2mM$
14 A330-900 Neo +/- 4,2mM$

Portanto, aí estão contrapartidas maiores que toda a LPM para os próximo 11 anos. Para os que se perguntam porque não se compra Airbus.
 

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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #257 em: Abril 28, 2023, 12:26:50 am »
Boa noite
Acho que já aqui se explicou o que portugal pode ganhar,através das 5 empresas evolvidas, destaque para as Portuguesas obviamente, a nivel de software, hardware montagem,testagem de equipamentos,montagem de estruturas, enfim ninguem pode negar as mais valias, conhecimentos, ferramentas, formação de todos os actores,engenheiros, a nivel de electrónica , de programação enfim haverá certamente mais formação nesta area...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Viajante

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Re: CAS
« Responder #258 em: Abril 28, 2023, 12:27:09 am »
Isso não é relevante para o ponto que estava a discutir. A pergunta era se a indústria portuguesa podia beneficiar e se havia alguém a produzir aviões.

Não se a indústria portuguesa podia beneficiar mais com X, Y ou Z. Ou onde havia  mais empresas aeronáuticas.

Isso eram outras perguntas e eventualmente poderiam ter outras resposta.

Bem pelo contrário!
Todas as empresas que funcionam cá, devem ser acarinhadas. O problema surge quando umas são o foco central do poder político, para que a nossa escolha seja condicionada, não para a nossa melhor escolha, mas para que A ganhe um concurso, quando até nem é a melhor escolha, nem é a única que funciona em território nacional e nem é a que tem maior criação de riqueza em território nacional! Ou simplesmente podemos escolher a melhor opção para nós, mesmo que não seja produzido em território nacional!

Se este governo impuser (enquanto não cai de podre): C390 + ST + Gripen, estamos a olhar para os interesses nacionais? Ou para os interesses de alguém?
 
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luis simoes

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Re: CAS
« Responder #259 em: Abril 28, 2023, 12:35:17 am »
Lamento discordar, mas a realidade é e so a compra do KC 390, quanto ao resto não vamos entrar em demagogias, Montagem do ST A29 N, e esquecemos de vez o Gripen.
É Isto que temos, mais nada, A LPM está ha muito desenhada, haverá verbas para um aviao de ataque leve, para a  compra dos helis de evacuação,  para os quadros dos praças no exercito e FAP, e para a aviação ligeira do exército, assim como verba para a compra de drones armados, quanto ao resto se houver colegas com outro tipo de informação que exponham aqui....
« Última modificação: Abril 28, 2023, 12:36:13 am por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #260 em: Abril 28, 2023, 01:17:28 am »
Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses

Os traficantes de droga estão a utilizar novos métodos para introduzir haxixe em Portugal. São em tudo semelhantes aos que vimos na série “Narcos” e a PJ está preocupada

A Polícia Judiciária (PJ) está preocupada com um esquema usado pelas grandes redes de tráfico de droga, que se servem de avionetas de pequenas dimensões para introduzir haxixe em Portugal.

https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742

Ainda vão usar isto como outra desculpa para adquirir os Tucas.

Ignorando o facto de que não vão aterrar os ditos no mesmo descampado para interceptar os traficantes, nem vão usá-los para abater avionetas em território nacional.
Investisse-se em helicópteros para a intercepção/intervenção e melhor cobertura radar, e estava o assunto resolvido.
 
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Re: CAS
« Responder #261 em: Abril 28, 2023, 10:10:15 am »
Droga: avionetas de traficantes voam baixinho, fogem a radares, cruzam o Mediterrâneo e aterram em descampados portugueses

Os traficantes de droga estão a utilizar novos métodos para introduzir haxixe em Portugal. São em tudo semelhantes aos que vimos na série “Narcos” e a PJ está preocupada

A Polícia Judiciária (PJ) está preocupada com um esquema usado pelas grandes redes de tráfico de droga, que se servem de avionetas de pequenas dimensões para introduzir haxixe em Portugal.

https://expresso.pt/sociedade/2023-04-27-Droga-avionetas-de-traficantes-voam-baixinho-fogem-a-radares-cruzam-o-Mediterraneo-e-aterram-em-descampados-portugueses-32e34742

Ainda vão usar isto como outra desculpa para adquirir os Tucas.

Ignorando o facto de que não vão aterrar os ditos no mesmo descampado para interceptar os traficantes, nem vão usá-los para abater avionetas em território nacional.
Investisse-se em helicópteros para a intercepção/intervenção e melhor cobertura radar, e estava o assunto resolvido.


Até o uso de C295, cuja frota esta metade parada, em que poderia haver outras versões com capacidade de vigilância e  seguimento dessas avionetas de forma muito mais eficaz que os tucanos ou outros idênticos. Com helicópteros disponíveis para depois abordar a avioneta no solo.

Esse alegado uso de caças a hélice, é mais uma daquelas fantasias de desenhos animados.
É só comparar as duas aeronaves em  autonomia, equipamentos e mesmo usando a conversa do abate, o C295 também o faria com sidewinders se fosse equipado para isso.
Um País onde os meios são todos quase básicos e depois alega mais meios para fazer aquilo que os outros se melhor equipados fariam e melhor e mais versatilidade para outras situação nomeadamente marítimas.

Mas nem se nota nada as petas e fantasias que se tem montado a volta do Tucano. Mais uma montanha a parir outro rato, para interesses pessoais.
Uma serie de gente que se mete acima dos interesses Nacionais
« Última modificação: Abril 28, 2023, 10:13:35 am por Pescador »
 
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Re: CAS
« Responder #262 em: Abril 28, 2023, 10:17:08 am »
Só por curiosidade. Tivemos os 337 uma carrada de anos. Quantos interceptaram aeronaves a hélice (o mermo válido para os Al III armados) ? Meus caros, na gaiola das loucas, até podemos ter o avião x que executa as funções Y e Z. Daí a existir dinheiro, pessoal e organização para o fazer vai um passo que nós somos demonstramos não sermos capazes de dar. E é só.  ::)





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: CAS
« Responder #263 em: Abril 28, 2023, 10:56:15 am »
Só por curiosidade. Tivemos os 337 uma carrada de anos. Quantos interceptaram aeronaves a hélice (o mermo válido para os Al III armados) ? Meus caros, na gaiola das loucas, até podemos ter o avião x que executa as funções Y e Z. Daí a existir dinheiro, pessoal e organização para o fazer vai um passo que nós somos demonstramos não sermos capazes de dar. E é só.  ::)





Saudações

Pelo que sei nenhum, os 337 acho que nunca tiveram essa missão nem sei se alguma vez chegaram a ser armados (na Rodésia sim, eu sei), penso que a função deles quando no activo era transporte ligeiro, os pilotos no Estado-Maior fazerem as horas de voo, coisas assim.
https://altimagem.blogspot.com/2014/09/reims-cessna-ftb-337g-segunda-parte.html?m=1

Os Alouette já fizeram "defesa aérea" a aeronaves lentas em eventos de alta visibilidade, nomeadamente na visita de altas entidades como cimeira da NATO, o Euro, etc, nesta noticia temos a situação de um AWACS da NATO ter activado um Alouette em alerta para interceptar um slow mover perto de um estádio.
https://www.jn.pt/arquivo/2004/otan-olha-pelos-ceus-portugueses-447003.html
« Última modificação: Abril 28, 2023, 10:58:26 am por Lightning »
 

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Re: CAS
« Responder #264 em: Abril 28, 2023, 10:59:35 am »
No entanto, A-400M, NH-90,EC-635 ficaram para trás...
Não deve interessar....$$$$

A TAP encomendou à Airbus 53 aviões.

12 A320 Neo +/- 1,2mM$
25 A321 Neo +/- 3,2mM$
14 A330-900 Neo +/- 4,2mM$

Portanto, aí estão contrapartidas maiores que toda a LPM para os próximo 11 anos. Para os que se perguntam porque não se compra Airbus.

Também compraram a Embraer....
 

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Re: CAS
« Responder #265 em: Abril 28, 2023, 11:06:54 am »
No entanto, A-400M, NH-90,EC-635 ficaram para trás...
Não deve interessar....$$$$

A TAP encomendou à Airbus 53 aviões.

12 A320 Neo +/- 1,2mM$
25 A321 Neo +/- 3,2mM$
14 A330-900 Neo +/- 4,2mM$

Portanto, aí estão contrapartidas maiores que toda a LPM para os próximo 11 anos. Para os que se perguntam porque não se compra Airbus.

Também compraram a Embraer....

Com o dinheiro que a TAP mamou é ir lá buscar 2 A330
 
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Re: CAS
« Responder #266 em: Abril 28, 2023, 11:24:45 am »
Os ricos podem deixar os meios ficarem inop, ou básicos e sem mlu, para depois andar a negociar a compra de outros arranjando justificações e assim para encher bolsos
 

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Re: CAS
« Responder #267 em: Abril 28, 2023, 11:41:55 am »
Os 337 em Portugal eram armados com rockets como os da foto. Nunca interceptaram porque não foram incumbidos dessas funções, da mesma forma que os Al III o fizeram um punhado de vezes. Porém, no dia a dia, quando existe um alerta são os F16. Agora então com o fim dos Al III, só se suarmos um Koala com uma fusca.  :mrgreen:



Saudações

P.S.Podemos questionar se se justifica face à realidade portuguesa uma aeronave para interceptar aparelhos lentos ou para Fac estilo Fab. Agora e voltando à organização, a FAB, Singapura, os Indianos, fazm desdobramentos dos seus caças para fora das bases aéreas. E Cá? Aliás na própria Nato é quando o rei faz anos, tirando os Suecos. Lá está, organização, meios e padrões.  :P

https://www.aereo.jor.br/2016/11/14/cacas-de-cingapura-treinam-desdobramento-em-rodovias/



« Última modificação: Abril 28, 2023, 11:51:36 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: CAS
« Responder #268 em: Abril 28, 2023, 01:08:53 pm »
Os 337 em Portugal eram armados com rockets como os da foto. Nunca interceptaram porque não foram incumbidos dessas funções, da mesma forma que os Al III o fizeram um punhado de vezes. Porém, no dia a dia, quando existe um alerta são os F16. Agora então com o fim dos Al III, só se suarmos um Koala com uma fusca.  :mrgreen:



Saudações

P.S.Podemos questionar se se justifica face à realidade portuguesa uma aeronave para interceptar aparelhos lentos ou para Fac estilo Fab. Agora e voltando à organização, a FAB, Singapura, os Indianos, fazm desdobramentos dos seus caças para fora das bases aéreas. E Cá? Aliás na própria Nato é quando o rei faz anos, tirando os Suecos. Lá está, organização, meios e padrões.  :P

https://www.aereo.jor.br/2016/11/14/cacas-de-cingapura-treinam-desdobramento-em-rodovias/


Nem o Flir tem para busca e salvamento ou, no campo do assunto deste post actuar de noite numa situação em que a tal avioneta poise num descampado ou numa estrada e largue gente e material.
Por isso a conversa de tucas a interceptar é mais uma tanga a tentar arranjar justificação 
 
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Re: CAS
« Responder #269 em: Abril 28, 2023, 02:15:07 pm »
Agora e voltando à organização, a FAB, Singapura, os Indianos, fazm desdobramentos dos seus caças para fora das bases aéreas.

Desdobramento não é uma palavra usada na Força Aérea, nem entendo muito bem o significado, é o contrário de dobrar? É mais uma brasileirice.

Agora operar de fora da base aérea principal (MOB), sim, regularmente os F-16 treinam destacar meios para fora e operar a partir de lá, mas são outras bases da Força Aérea, como Beja, Lajes, Porto Santo, Ovar...