Eu acho estranho é uma coisa, se os Russos têm a certeza que foram os Ucrânianos e se o avião levava realmente presos de guerra, porque é que não levaram ao local os Media internacionais? Bastava mostrar uns quantos corpos e era logo material para meses e meses de propaganda. Eu pelo menos ainda não vi nada!
Simples, Putin não quer observadores, pela mesma razão que não deixou a Embraer ver od destroços do avião do Prigozhin, abatido por ordem de Putin.
Se os brasileiros tivessem recebido autorização para ver o avião, é óbvio o que iriam verificar.
Agora temos mais do mesmo, os russos produzem várias versões de uma mentira e ficam à espera para ver qual é a mentira que pega melhor.
Quando concluirem qual foi a mentira mais pegajosa, essa mentira passa a ser a verdade oficial do estado russo.
Os factos dizem uma coisa curiosa... O avião transportava prisioneiros para Belgorod, próximo da fronteira, e foi abatido quando descolava ... de Belgorod...

O único facto objetivo conhecido é que a Russia perdeu mais um IL-76, que
aterrou numa zona de guerra.. A Russia não tem controlo do espaço aéreo na zona junto à fronteira, e as táticas malucas dos ucranianos, conseguem mesmo abater aviões AWACS a centenas de quilometros da frente.
Se os russos sabiam que a zona poderia ser atacada, tinham a obrigação legal - ao abrigo do direito internacional - (e caso a Russia se preocupasse com isso) de garantir a segurança dos prisioneiros, o que passaria sempre por evitar que estivessem em zona de guerra.
De entre as características do russos, está o fato de serem peritos em oportunismo. Aproveitam as coisas como lhes dá mais jeito e estamos perante uma probabilidade elevada de manipulação. Os russos aproveitam assim para liquidar prisioneiros russos (seguramente os tatuados com cruzes suásticas, como convém à propaganda putina).
Se isto não se tivesse tornado comum, ainda poderiamos considerar a possibilidade de os russos dizerem qualquer coisa que fosse verdade.
Mas nesta altura do campeonato, quando se passaram dois anos da operação especial de uma semana, os russos não têm qualquer credibilidade.
Mentiras há dos dois lados, mas os russos utilizam a mentira como arma de guerra. Os ucranianos, utilizam o método ocidental da "operacionalização da verdade" que corresponde a dizer a verdade fora do tempo, e esperar para dizer a verdade quando dá mais jeito.Temos que entender estas diferenças - que são absolutamente claras e importantes - para tentar concluir qualquer coisa nestas ocorrências da guerra.