A rússia nunca viveu em paz, precisa de encontrar sempre inimigos externos ou mesmo internos, caso contrário sucumbe!
Eu li e estudei história já à décadas atrás e no caso da rússia, à quando da morte do Czar e do resto da família (jogada arriscada feita pelos Bolcheviques. A rússia no início do século 20 vivia ainda no sistema feudal, com o nobre lá do sítio a comandar uma região inteira de camponeses! Ele podia fazer o que quisesse com as suas vidas em nome do Czar!
Quando se deu o atentado contra os Romanov, a rússia introduziu à força o modelo comunista....... mas criado pelos alemães (Karl Marx era alemão, para quem não sabe).
O "Marxismo" surgiu contra a exploração infindável dos primórdios da industrialização (Séculos XVIII e XIX). E era verdade que havia exploração com a introdução da industrialização no mundo ocidental. Mas é preciso situar de que o modo de vida, mesmo em condições deploráveis, era um enorme avanço em relação ao sistema feudal que ainda subsistia na rússia! Já nesses tempos, como agora, se um país quer enriquecer, só o consegue com a indústria! O paradigma não mudou!
O que mudou foi implantar o marxismo num país feudal que nem sequer tinha indústria (rússia)!
Esta engenharia social, adaptada de Karl Marx, deu na "terra para quem a trabalha". Ou seja, só o Estado (leia-se comunistas do aparelho central), tinham o poder de atribuír terras emprestadas para alguém trabalhar!!!!
Na IIª Guerra Mundial, quando toda a gente glorifica os vencedores contra a alemanha, só alguém com uma mente um bocado enviesada é que não sabe que a rússia era aliada de Hitler (Pacto Molotov-Ribbentrop), pelo menos de 1939 até 1941, quando o Hitler iniciou a operação Barbarossa. Não havia qualquer diferença entre os horrores soviéticos e os alemães. Aliás, até acho os soviéticos piores, já que eles próprios foram capazes de fuzilar milhares de oficiais das FA!!!!!
O Estaline tinha os Gulags, para quem não sabe, era a deportação para a sibéria para trabalho escravo que levava quase sempre à morte!
Estaline invadiu os países do leste, como a Polónia. A IIª GM começou logo após a invasão alemã da Polónia, mas a invasão foi acordada entre Estaline e Hitler e ambos os países repartiram a Polónia, é preciso não esquecer.
A rússia só se tornou aliada do ocidente quando levou com a operação barbarossa em cima! E também parece que muita gente não imagina que foram os aliados que seguraram a rússia no cerco a Estalinegrado, caso contrário tombava para os alemães!
Os aliados adoravam tanto a rússia na 2ª GM, que ponderaram enviar o que restava da Wermacht contra a rússia, com apoio do ocidente! Sabem o que foi o cerco a Berlim, em que a rússia literalmente quis matar à fome a capital alemã?
A rússia foi um aliado de ocasião para derrotarem os alemães, até porque é preciso também recordar, que os EUA embora neutros, foram arrastados para a IIª GM quando foram atacados pelo Japão a oriente!
Chegamos ao final dos anos 80 e o comunismo cai de podre. Não é autosustentável e as pessoas sabem que no ocidente vivem muito melhor. Com a queda do muro de Berlim, dá-se o colapso da URSS e a rússia passou por maus momentos, até Putin apoderar-se do poder. Imagino que para um russo, ter como ieltsin a Presidente, tenha sido doloroso!!!!!
O passado e o presente com Putin já todos estamos familiarizados, e o guião é sempre o mesmo, quando alguém quer o poder absoluto, busca sempre inimigos fora e dentro de portas!!!!!
Eu olhando para o passado, não me recordo de ver a rússia viver em paz muito tempo. Há no entanto um enorme país que está só à espera da derrocada russa para abocanhar o que já foi seu. Falo da China, que de certeza não esquece o que lhe fez a rússia no passado!!!!