O link a seguir é para um artigo do Expresso que refere que os tanques espanhóis estão em estado deplorável.
https://expresso.pt/internacional/2023-01-31-Ministra-da-Defesa-espanhola-avisa-que-tanques-para-a-Ucrania-estao-em-estado-absolutamente-lamentavel-dacc4051Gostaria no entanto de lembrar que - e porque a desinformação é normal neste fórum - a referência é feita aos carros de combate que a Espanha tinha e tem em depósito, e que se tratam de Leopard-2A4.
São estes carros que não estão minimamente em condições e esta informação já tinha sido divulgada há uns meses atrás.
Quando vários sites referiram que a Espanha poderia enviar para a UCrânia mais de 50 tanques Leopard.
Esses numeros limitaram-se a considerar que a Espanha estava pronta a disponibilizar os tanques que tem em depósito...
Um participante espanhol fez aqui referencia aos carros Leopard-2A4 que estão em estado aceitável, já que os espanhois continuam a utilizar o Leopard-2A4 em formações sedundárias, nomeadamente no norte de África.
Agora os espanhóis terão dito que poderiam disponibilizar quatro a seis carros Leopard...
Continuamos sem saber que tipo de carros a Espanha se dispôs a fornecer.
A Espanha possui o maior número de carros de combate Leopard-2 modernos, que são na prática Leopard-2A6 (plus), e ainda estamos para saber se os espanhóis estarão a falar destes carros ...
Leopard-2A4 - velharia ?No entanto, é preciso lembrar que, ainda que não seja possível ver os carros Leopard-2A4 espanhóis, na esmagadora maioria dos casos posso dizer que, uma semana na oficina, produz milagres nas viaturas alemãs. A ferrugem de muitos, pode ser removida com facilidade e modificações de circunstância para melhorar o perfil da blindagem são possíveis. O Leopard-2A4 está muito longe de ser uma velharia, e um Leopard-2A4 modernizado, é superior a qualquer coisa que os russos possam produzir nova.
Mas nem tudo são rosas. Inicialmente os alemães estavam tão convencidos de que a torre do Leopard-2A4 era indestrutivel que desenvolveram uma torre com a parte da frente com faces na vertical, apenas com um angulo lateral que poderia aumentar um pouco a blindagem ou facilitar a deflexão de um projetil disparado de frente.

Modelo de um Leopard-2A4
Rapidamente se demonstrou que o aço alemão também precisava melhoramentos.
O Leopard-2A5 foi a solução, mantendo a peça principal, mas aumentando a blindagem, e onde a mais clara modificação foi a inclusão de uma robusta proteção frontal em cunha. A conversão em tempo útil de carros da versão A4 para a versão A5 não é exatamente impossível, mas será dificil.

Modelo de um Leopard-2A5
Reparem bem na posição do extrator da peça relativamente à blindagem, para ver a diferença que existe entre um e o outro.
Basta que as peças sejam produzidas. Neste momento, a guerra transformou-se numa confrontação industrial.
A conversão de um A4 num a5 é possível, mas demora tempo.
Não se pode utilizar o A4 da mesma forma que se utiliza um carro mais moderno - se houver a intenção de introduzir as doutrinas ocidentais o que implica um posicionamento tático das viaturas no terreno de outra forma.
De outra forma, seria possível utilizar os A4 apenas como se fossem peças de apoio de infantaria. Neste caso, os T-72 polacos na versão PT-91 "Twardy / Reforçado" seriam superiores aos Leopard-2A4 e teriam mais valor militar.
AtualizaçãoEntretanto o ministério da defesa da Espanha afirmou que os carros de combate a fornecer à Ucrânia serão para já quatro a seis Leopard-2A4 que serão retirados de depósito e reparados para ficarem em estado de combater.
Os espanhóis afirmam que a reparação destas viaturas deverá demorar até dois meses.
A formação de dez guarnições ucranianas deverá incluir treino em simuladores.