Documentos e Doutrina

• 217 Respostas
  • 43331 Visualizações
*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +566/-225
Re: Documentos e Doutrina
« Responder #195 em: Abril 15, 2025, 02:37:50 pm »
Um exército muito profissional onde é uma grande dificuldade arranjar 9 viaturas
Atoleiros Nº38

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5368/-1113
« Responder #196 em: Abril 15, 2025, 03:07:49 pm »
Suponho que seja referente aos Stinger.

A esse ponto já é amadorismo. Nem uns Humvees arranjavam? Também não quiseram os Maxxpro ou os M-ATV que os americanos estavam a dar a custo zero quando saíram do Iraque ou Afeganistão, só tínhamos de pagar o transporte aparentemente.

Ou simplesmente comprar mais 9 ST5.

Mas aqui a questão é, será que este problema se dá, por estas unidades MANPADS serem vistas como as principais baterias AAA que temos, e portanto não estão propriamente inseridas dentro da respectiva brigada, com acesso a viaturas orgânicas destas unidades?

Será que veremos um fenómeno parecido, com os RapidRanger montados em ST5, a saltar de brigada em brigada, ao invés de cada brigada ter o seu sistema VSHORAD em viaturas próprias?

*

Tiamate

• Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 76 vez(es)
  • Enviou: 310 vez(es)
  • +235/-4146
« Responder #197 em: Abril 15, 2025, 05:03:17 pm »

A esse ponto já é amadorismo. Nem uns Humvees arranjavam? Também não quiseram os Maxxpro ou os M-ATV que os americanos estavam a dar a custo zero quando saíram do Iraque ou Afeganistão, só tínhamos de pagar o transporte aparentemente.

Viaturas que andaram durante anos em cenários de combate, deviam estar mesmo boas!!!
Novas, novas!!!!  ::)

*

nelson38899

• Investigador
  • 5601
  • Recebeu: 920 vez(es)
  • Enviou: 879 vez(es)
  • +736/-2712
« Responder #198 em: Abril 15, 2025, 09:37:22 pm »
Novos não eram, mas devo-te dizer que eram bem melhores do que temos hoje.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #199 em: Abril 15, 2025, 10:43:56 pm »
E peças não faltavam, ao contrário de determinadas relíquias que ainda usamos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Anthropos

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 388
  • Recebeu: 613 vez(es)
  • Enviou: 132 vez(es)
  • +235/-23
« Responder #200 em: Abril 15, 2025, 10:52:17 pm »
E peças não faltavam, ao contrário de determinadas relíquias que ainda usamos.

Já avançaram reuniões este mês de um grupo de trabalho para sustentação e upgrade da frota de Land Cruiser durante um mínimo de mais 10 anos.

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #201 em: Abril 15, 2025, 11:15:45 pm »
Porque não comprar novo, para durar muitos mais anos? Qual a dimensão da frota?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Anthropos

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • +566/-225
« Responder #202 em: Abril 15, 2025, 11:41:26 pm »
Suponho que seja referente aos Stinger.

Ou simplesmente comprar mais 9 ST5.

Mas aqui a questão é, será que este problema se dá, por estas unidades MANPADS serem vistas como as principais baterias AAA que temos, e portanto não estão propriamente inseridas dentro da respectiva brigada, com acesso a viaturas orgânicas destas unidades?

Será que veremos um fenómeno parecido, com os RapidRanger montados em ST5, a saltar de brigada em brigada, ao invés de cada brigada ter o seu sistema VSHORAD em viaturas próprias?

A BtrAAA par o EUBG terá militares da BtrAAA/Brigmec e do RAAA1 se não estou em erro

Possívelmente a razão de alguns dos problemas aqui demonstrados

Os RapidRanger tenho quase a certeza que irão para o RAAA1, 1° Btr

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #203 em: Abril 16, 2025, 12:43:27 am »
Pois, estamos tão mal, que um RAAA que devia ter baterias de médio alcance, terá que se contentar com uma mísera bateria VSHORAD.

Na minha opinião, os RapidRanger em ST5 deviam estar alocados à BRR. Mas isto sou eu que sou maluco.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 388
  • +235/-23
« Responder #204 em: Abril 16, 2025, 03:00:19 pm »
Porque não comprar novo, para durar muitos mais anos?

Porque não há dinheiro.

Qual a dimensão da frota?

Se não ultrapassa a centena, estará perto.

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • +566/-225
« Responder #205 em: Abril 16, 2025, 03:39:07 pm »
Pois, estamos tão mal, que um RAAA que devia ter baterias de médio alcance, terá que se contentar com uma mísera bateria VSHORAD.

Na minha opinião, os RapidRanger em ST5 deviam estar alocados à BRR. Mas isto sou eu que sou maluco.

A BtrAAA da BRR pertence ao RAAA1, especificamente ao GAAA1/BrigInt

Eu até nem tenho a certeza se ainda é uma Btr, porque pelo que li só um Pelotão tem valência paraquedista, agora posso estar a interpretar mal o significado disto

A BtrHIMAD é o pessoal do Departamento de Doutrina a divertir-se  :mrgreen:
Algo introduzido em QO em 2009 e literalmente nunca saiu do papael, idem Pelotões C-RAM, idem 99% do equipamento da nossa suposta defesa aérea

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #206 em: Abril 17, 2025, 02:10:23 pm »
Porque não há dinheiro.

Também não seria uma despeda assim tão grande.  :mrgreen:

Os Vamtac LTV não serviam para isso?

A BtrAAA da BRR pertence ao RAAA1, especificamente ao GAAA1/BrigInt

Eu até nem tenho a certeza se ainda é uma Btr, porque pelo que li só um Pelotão tem valência paraquedista, agora posso estar a interpretar mal o significado disto

A BtrHIMAD é o pessoal do Departamento de Doutrina a divertir-se  :mrgreen:
Algo introduzido em QO em 2009 e literalmente nunca saiu do papael, idem Pelotões C-RAM, idem 99% do equipamento da nossa suposta defesa aérea

O RAAA1 é uma salganhada completa. Até porque assenta no princípio de "Defesa de Lisboa" em primeiro lugar, e só depois é que vem a proteção das unidades no terreno.

Na minha opinião, cada Brigada devia ter a sua própria unidade AAA, com os meios adequados, enquanto o RAAA1 receberia a BtrHIMAD e eventualmente uma "BtrC-UAS", com sistemas Leonidas ou similares. O RAAA1 até poderia receber uma BtrSHORAD com IRIS-T SLS a complementar uns hipotéticos SLM da HIMAD.

Parto do pressuposto que uma possível bateria de longo alcance/BMD ficasse alocada à FAP.

*

Drecas

• Investigador
  • 2394
  • +566/-225
« Responder #207 em: Abril 17, 2025, 02:37:40 pm »
Todas as Brigadas já têm a sua própria unidade AAA, inclusive as ZM, o problema é mesmo o equipamento ser 0

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 388
  • +235/-23
« Responder #208 em: Abril 17, 2025, 02:42:30 pm »
Porque não há dinheiro.

Também não seria uma despeda assim tão grande.  :mrgreen:

Os Vamtac LTV não serviam para isso?

A despesa pode não ser muito grande, mas o orçamento menos grande é  :mrgreen:

Se calhar serviam, mas tem que haver uma tomada de decisão sobre que empenhamento se pretende dos meios.

Se os Land Cruiser (e Defender, por exemplo) são apenas "veiculos administrativos", se são para envolver em operações militares, ou se serão parte de um contingente a empenhar.
Neste momento, são pau para toda a obra, desde o serviço interno, a escoltar colunas de marcha, a servirem para apoio a operações/exercícios militares.

Eu pessoalmente defendo um acréscimo de viaturas administrativas, idealmente em leasing, e que sejam adequadas a esse serviço (mandar uma viatura com capacidade todo o terreno para uma autoestrada para ir de Chaves a Lagos só serve para queimar gasóleo e estragar pneus), e um apostar em viaturas estritamente militatres para missões, bem, estritamente militares (por exemplo, apostar apenas numa familia, como a ST5).

Mas pronto, não quero acrescentar muito mais ao off-topic  :mrgreen:

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • +5368/-1113
« Responder #209 em: Abril 17, 2025, 04:17:14 pm »
Todas as Brigadas já têm a sua própria unidade AAA, inclusive as ZM, o problema é mesmo o equipamento ser 0

As unidades existentes são mais "tira daqui e mete ali". Chegámos a ver Chaparral no RAAA1.

Se o RAAA1 tivesse baterias próprias com meios próprios, não só já se justificava a existência de um Regimento dedicado, como as brigadas mantinham os seus meios nos locais apropriados.

A despesa pode não ser muito grande, mas o orçamento menos grande é  :mrgreen:

Se calhar serviam, mas tem que haver uma tomada de decisão sobre que empenhamento se pretende dos meios.

Se os Land Cruiser (e Defender, por exemplo) são apenas "veiculos administrativos", se são para envolver em operações militares, ou se serão parte de um contingente a empenhar.
Neste momento, são pau para toda a obra, desde o serviço interno, a escoltar colunas de marcha, a servirem para apoio a operações/exercícios militares.

Eu pessoalmente defendo um acréscimo de viaturas administrativas, idealmente em leasing, e que sejam adequadas a esse serviço (mandar uma viatura com capacidade todo o terreno para uma autoestrada para ir de Chaves a Lagos só serve para queimar gasóleo e estragar pneus), e um apostar em viaturas estritamente militatres para missões, bem, estritamente militares (por exemplo, apostar apenas numa familia, como a ST5).

Mas pronto, não quero acrescentar muito mais ao off-topic  :mrgreen:

Pois, também é verdade. Sem orçamento também não há milagres.

E sim, para fins administrativos, se calhar qualquer viatura civil serve. Existiria até o argumento comprar ou alugar um veículo que já seja fabridado em Portugal para esse fim.

Como viatura táctica, abrir um programa diferente caso seja necessário um novo 4x4 não-blindado.

E tecnicamente não é offtopic, porque é tudo doutrina.  :mrgreen: