Plataforma Naval Multifuncional

• 2204 Respostas
  • 654253 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 10172
  • Recebeu: 5226 vez(es)
  • Enviou: 858 vez(es)
  • +5381/-1261
Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #2190 em: Setembro 06, 2025, 01:45:00 pm »
Mas quantos Navios Hidrográficos precisamos? A Marinha tem e terá os seus.

A RAA tem o seu:

A Madeira tem alguma coisa? E os 500.000 Institutos por esse país fora? E as Universidades? Aposto que há ainda algo por aí.

Essa é a verdadeira questão. Claramente os da Marinha são insuficientes, e praticamente todos obsoletos. Também não é solução pedir aos russos ou chineses para fazerem o trabalho.

*

JohnM

• Investigador
  • 1622
  • Recebeu: 1101 vez(es)
  • Enviou: 484 vez(es)
  • +322/-56
« Responder #2191 em: Setembro 06, 2025, 02:00:39 pm »

A RAA tem o seu:

A Madeira tem alguma coisa? E os 500.000 Institutos por esse país fora? E as Universidades? Aposto que há ainda algo por aí.

Essa é a verdadeira questão. Claramente os da Marinha são insuficientes, e praticamente todos obsoletos. Também não é solução pedir aos russos ou chineses para fazerem o trabalho.
Tenho uma ideia. Vamos construir um navio multifunções, de convés corrido e pronto para ser equipado com todo o tipo de drones aéreos, de superfície e submarinos. Oh wait….

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

LM

• Investigador
  • 3548
  • Recebeu: 1712 vez(es)
  • Enviou: 4514 vez(es)
  • +2544/-150
« Responder #2192 em: Setembro 06, 2025, 02:34:13 pm »
O D. João II vai ser um "game changer".

E podemos sempre recorrer a "não russos":

Está aqui pela "implementação futura de parques eólicos offshore, apoio PRR", mas impressiona os meios que a sueca Ocean Infinity disponibiliza - navios A78, com 78 metros de comprimento e que operam em condição de tripulação reduzida com possibilidade de operação remota...

Navios "survey" oceanográfico frota "Armada", classe A78 (7804, 7805, 7808) propriedade e operação sueca Ocean Infinity, em operação com IPMA, a partir Leixões, Ago2025, recolha dados implementação futura de parques eólicos offshore, apoio PRR. Mais info https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/09/ipma-e-navios-especializados-da-sueca.html

Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • +5381/-1261
« Responder #2193 em: Setembro 06, 2025, 03:16:25 pm »
Tenho uma ideia.

Vou pegar no dinheiro do PRR para adquirir um hidrográfico, ou quiçá dois.
Oh wait... vou demorar anos a redesenhar o conceito, para obter um único navio, que ultrapassa o orçamento.

Vou agora pedir ao Governo dinheiro extra, que se calhar fazia falta no meu ramo, mas que se lixe. "Por favor, mais 30 milhões para conseguir construir o Mega Hidrográfico!"

Obtido o orçamento suplementar, já vamos conseguir construir o navio. Ok, falta grande parte do equipamento, mas isso compra-se depois.

O navio é finalmente construído

Agora que já temos o navio, já podemos encostar todos os hidrográficos. Oh wait...
Este navio é só um, porque o orçamento não dava para mais. É também um navio mais complexo, logo cada paragem para manutenção será mais prolongada...
Vamos ter que manter pelo menos mais 1 ou 2 hidrográficos em operação até serem substituídos.

Felizmente é um navio hidrográfico dedicado, portanto quando está operacional pode dedicar 100% do tempo a essa missão. Oh wait...
É uma plataforma multifuncional, que vai ter 500 missões por fazer. Desde missões científicas, passando por teste de sistemas não tripulados, SAR, vigilância marítima, combate à pirataria, luta contra a poluição, desembarques anfíbios, transporte de material... Feitas as contas, é um hidrográfico 10% do tempo... São precisos mais navios...

Felizmente, o orçamento para a manutenção da MGP é bastante folgado, portanto podemos ter um dos maiores, mais caros e mais complexos navios hidrográficos do planeta sem qualquer problema. Oh wait...

Achei piada é à insinuação de que o PNM substitui sem problema todos os hidrográficos, só porque é multifunções (pelo preço devia!). No fim de contas, a regra "ter 1 é o mesmo que ter nenhum" ainda se aplica. E o que estava a ser debatido era como vai ser feita a rendição dos restantes hidrográficos.

Oxalá o PNM, por ser multifunções, tire da mira da Marinha o LPD puro, isso sim.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1288
  • Recebeu: 452 vez(es)
  • Enviou: 564 vez(es)
  • +336/-1922
« Responder #2194 em: Setembro 06, 2025, 03:29:17 pm »
Eu não gosto de falar dos meios oceanográficos da Marinha Portuguesa.
Faz-me recordar as negociações, em devida altura, das contrapartidas pela utilização das Lajes pelos EUA, do que lhes foi pedido relativamente a este tipo de meio, do que realmente veio, e estamos a falar dos atuais D. Carlos, de como vieram e de quanto custou prepará-los... que demonstra muito da nossa falta de jeito (ou não 😉) para estas coisas.
João Pereira

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • +5381/-1261
« Responder #2195 em: Setembro 06, 2025, 03:33:09 pm »
O D. João II vai ser um "game changer".

E podemos sempre recorrer a "não russos":

Está aqui pela "implementação futura de parques eólicos offshore, apoio PRR", mas impressiona os meios que a sueca Ocean Infinity disponibiliza - navios A78, com 78 metros de comprimento e que operam em condição de tripulação reduzida com possibilidade de operação remota...

Navios "survey" oceanográfico frota "Armada", classe A78 (7804, 7805, 7808) propriedade e operação sueca Ocean Infinity, em operação com IPMA, a partir Leixões, Ago2025, recolha dados implementação futura de parques eólicos offshore, apoio PRR. Mais info https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/09/ipma-e-navios-especializados-da-sueca.html

E no entanto continuas a ter falta de navios hidrográficos. E certamente que os suecos ou outras empresas ocidentais, não oferecem os mesmos preços que os russos ou chineses.

O facto mantém, alguém vai ter que substituir os restantes hidrográficos da Marinha. Seja outra entidade, seja novos navios para a MGP, seja na adaptação de outras plataformas (NPO/NPC) para esse fim.

Quanto ao PNM ser um game changer, é o que vamos ver.

Vai permitir testar sistemas não tripulados? Vai.
Vai haver orçamento para desenvolver e testar sistemas não tripulados maiores e mais capazes, que não possam ser testados em navios existentes? Vamos ver.

*

JohnM

• Investigador
  • 1622
  • +322/-56
« Responder #2196 em: Setembro 06, 2025, 03:42:54 pm »
Tenho uma ideia.

Vou pegar no dinheiro do PRR para adquirir um hidrográfico, ou quiçá dois.
Oh wait... vou demorar anos a redesenhar o conceito, para obter um único navio, que ultrapassa o orçamento.

Vou agora pedir ao Governo dinheiro extra, que se calhar fazia falta no meu ramo, mas que se lixe. "Por favor, mais 30 milhões para conseguir construir o Mega Hidrográfico!"

Obtido o orçamento suplementar, já vamos conseguir construir o navio. Ok, falta grande parte do equipamento, mas isso compra-se depois.

O navio é finalmente construído

Agora que já temos o navio, já podemos encostar todos os hidrográficos. Oh wait...
Este navio é só um, porque o orçamento não dava para mais. É também um navio mais complexo, logo cada paragem para manutenção será mais prolongada...
Vamos ter que manter pelo menos mais 1 ou 2 hidrográficos em operação até serem substituídos.

Felizmente é um navio hidrográfico dedicado, portanto quando está operacional pode dedicar 100% do tempo a essa missão. Oh wait...
É uma plataforma multifuncional, que vai ter 500 missões por fazer. Desde missões científicas, passando por teste de sistemas não tripulados, SAR, vigilância marítima, combate à pirataria, luta contra a poluição, desembarques anfíbios, transporte de material... Feitas as contas, é um hidrográfico 10% do tempo... São precisos mais navios...

Felizmente, o orçamento para a manutenção da MGP é bastante folgado, portanto podemos ter um dos maiores, mais caros e mais complexos navios hidrográficos do planeta sem qualquer problema. Oh wait...

Achei piada é à insinuação de que o PNM substitui sem problema todos os hidrográficos, só porque é multifunções (pelo preço devia!). No fim de contas, a regra "ter 1 é o mesmo que ter nenhum" ainda se aplica. E o que estava a ser debatido era como vai ser feita a rendição dos restantes hidrográficos.

Oxalá o PNM, por ser multifunções, tire da mira da Marinha o LPD puro, isso sim.
Tenho uma ideia. Tu lês aquilo que eu escrevo e respondes a isso, não ao que a tua imaginação decide… oh wait…

Onde é que eu referi ou apoiei o processo de aquisição? Onde é que eu disse que um chegava? O que eu disse, é que o PNM é o tipo de navio que serve exatamente para resolver o problema que tu apontaste de que os meios atuais são insuficientes e obsoletos, apenas isso.  O resto é a tua imaginação a divagar e a tua necessidade patológica de estares sempre correto em absolutamente tudo o que escreves e nunca sequer ouvires qualquer opinião que não seja exatamente a tua… vá, agora podes responder em mais 4000 caracteres e enviar GIFs giros…

*

Duarte

• Investigador
  • 4480
  • Recebeu: 733 vez(es)
  • Enviou: 2118 vez(es)
  • +3147/-1398
« Responder #2197 em: Setembro 06, 2025, 03:55:39 pm »

Sim, o ipma têm o Mario Ruivo. Mas lembrar muito do trabalho científico feito pelas universidades portuguesas foi feito a bordo navios hidrográficos russos que o pudim alugava a preços da uva mijona   :-X. Só depois da invasão da Ucrânia é que pararam...

Aproveitaram para mapear os cabos submarinos...  c56x1
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • +5381/-1261
« Responder #2198 em: Setembro 06, 2025, 04:16:49 pm »
Tenho uma ideia. Tu lês aquilo que eu escrevo e respondes a isso, não ao que a tua imaginação decide… oh wait…

Onde é que eu referi ou apoiei o processo de aquisição? Onde é que eu disse que um chegava? O que eu disse, é que o PNM é o tipo de navio que serve exatamente para resolver o problema que tu apontaste de que os meios atuais são insuficientes e obsoletos, apenas isso.  O resto é a tua imaginação a divagar e a tua necessidade patológica de estares sempre correto em absolutamente tudo o que escreves e nunca sequer ouvires qualquer opinião que não seja exatamente a tua… vá, agora podes responder em mais 4000 caracteres e enviar GIFs giros…

Se tu não sabes o que dizer, manténs-te calado.

A conversa era:

Tenho uma ideia. Vamos construir um navio multifunções, de convés corrido e pronto para ser equipado com todo o tipo de drones aéreos, de superfície e submarinos. Oh wait….

A pergunta era "quantos hidrográficos são necessários?", e a tua ideia foi "vamos construir um". Qual é a dúvida?

Não tivesses dito nada, eu não teria dito nada. Mas insistes em mandar boquinhas e a fazer provocações. Enquanto fizeres, vais levar as respostas que mereces.  :)
« Última modificação: Setembro 06, 2025, 04:28:34 pm por dc »

*

JohnM

• Investigador
  • 1622
  • +322/-56
« Responder #2199 em: Setembro 06, 2025, 04:26:14 pm »

Se tu não sabes o que dizer, manténs-te calado.

A conversão era:

A pergunta era "quantos hidrográficos são necessários?", e a tua ideia foi "vamos construir um". Qual é a dúvida?

Não tivesses dito nada, eu não teria dito nada. Mas insistes em mandar boquinhas e a fazer provocações. Enquanto fizeres, vais levar as respostas que mereces.  :)
Claramente há aí um défice no entendimento do Português… quando alguém diz “vamos construir um navio multifunções”, claramente está a referir-se ao tipo de navio e não ao número… Benditos sejam os pobres de espírito, pois deles será o Reino dos Céus…
« Última modificação: Setembro 06, 2025, 04:31:58 pm por JohnM »

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • +5381/-1261
« Responder #2200 em: Setembro 06, 2025, 04:42:06 pm »
Ao menos admites que és pobre de espírito, já é progresso!

Pode ser que agora comeces a ter uma participação mais cordial, e menos de provocação.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11568
  • Recebeu: 2626 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +994/-1129
« Responder #2201 em: Setembro 06, 2025, 05:48:34 pm »
Mas um navio hidrográfico também não tem de estar todos os dias do ano a operar, não estamos a falar em SAR ou em vigilância dos navios que transitam na ZEE, as zonas a fazer estudos são planeadas com antecedência, se estivemos 1 ou 2 meses por ano sem navio hidrográfico também não é nenhum drama, o fundo do mar não muda por causa disso.

Importante parece termos drones subsuperfície que possam vigiar os cabos submarinos, por exemplo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Cabeça de Martelo, JohnM

*

JohnM

• Investigador
  • 1622
  • +322/-56
« Responder #2202 em: Setembro 06, 2025, 06:11:05 pm »
Ao menos admites que és pobre de espírito, já é progresso!

Pode ser que agora comeces a ter uma participação mais cordial, e menos de provocação.
😂

*

JohnM

• Investigador
  • 1622
  • +322/-56
« Responder #2203 em: Setembro 06, 2025, 06:53:56 pm »
Mas um navio hidrográfico também não tem de estar todos os dias do ano a operar, não estamos a falar em SAR ou em vigilância dos navios que transitam na ZEE, as zonas a fazer estudos são planeadas com antecedência, se estivemos 1 ou 2 meses por ano sem navio hidrográfico também não é nenhum drama, o fundo do mar não muda por causa disso.

Importante parece termos drones subsuperfície que possam vigiar os cabos submarinos, por exemplo.
Bem dito. Não é por acaso que a maioria dos primeiros usos the UUVs e USVs, são cartografia, reconhecimento e luta anti-minas… tudo cenários mais ou menos estáticos, que requerem uma abordagem exaustiva e sistemática. Ideal para drones…

Dito isto, devido à utilidade multifunções do navio e a sua disponibilidade esperada de mais de 200 dias por ano, eu gostava de ver a Marinha adquirir um segundo, desejavelmente mais de acordo com padrões militares, mas enfim…
« Última modificação: Setembro 06, 2025, 06:58:04 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, PTWolf, Bubas

*

dc

• Investigador
  • 10172
  • +5381/-1261
« Responder #2204 em: Setembro 08, 2025, 01:09:46 pm »

Mas 1 ou 2 meses por ano, não representa 80% do ano.

Se só ficasses com o PNM para essa função, então o país ia ficar muito mais tempo sem um hidrográfico.

Para não falar que não é só a questão do tempo, mas também da área, que é enorme.

Relativamente à vigilância de cabos submarinos, esta não pode dependera apenas do PNM. Tem ser uma capacidade distribuída por mais navios (provavelmente NPOs), se queremos ser consistentes a fazê-lo.