O novo Aeroporto de Lisboa

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #135 em: Dezembro 07, 2023, 09:45:46 am »
Esta entrevista não interessa aos espertalhões da VINCI, mas aqui vai:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/novo-aeroporto-nao-conseguimos-como-istambul_a1535056

Abraços

« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 09:46:20 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #136 em: Dezembro 07, 2023, 11:17:04 am »
Novo aeroporto: Partidos querem rapidez do projeto


 

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Lusitano89

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #137 em: Dezembro 07, 2023, 11:33:53 am »
ANA deixa críticas a opções do novo aeroporto


 

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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #138 em: Dezembro 07, 2023, 02:51:11 pm »
Quer a escolha recaia sobre o CTA, ou a Base do Montijo, ambas as localizações deixarão de estar ACTIVAS para a FAP.

A distância entre elas não permite, por razões mais que óbvias, a utilização pelos militares da que não for afecta à aviação civil.

Abraços

Tenente nem Helicópteros? Não poderiam ficar no Montijo os EH101 e os Lynx da Marinha?
 

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tenente

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #139 em: Dezembro 07, 2023, 04:38:44 pm »
Quer a escolha recaia sobre o CTA, ou a Base do Montijo, ambas as localizações deixarão de estar ACTIVAS para a FAP.

A distância entre elas não permite, por razões mais que óbvias, a utilização pelos militares da que não for afecta à aviação civil.

Abraços

Tenente nem Helicópteros? Não poderiam ficar no Montijo os EH101 e os Lynx da Marinha?

Lightning, cheka a distância em linha reta entre o actual aeroporto, a base do Montijo e o CTA, se o NAE fosse no CTA, ficavas com uma Base entre os dois aeroportos, necessitavas de coordenar as aproximaçoes/descolagens de três infraestruturas, com as dificuldades, inconvenientes e riscos, que acarreta.

Imagina numa situação de LVO, ou emergência os voos a alternar de lisboa para o CTA, ou viceversa, por onde passavam ??

Paea a FAP/Marinha O mais fácil, era fazer como na totalidade dos aeroportos em Moçambique, no tempo da GC, onde existia a parte militar.
No caso do NAE, era colocar instalações militaees, para as aeronaves/ESQ que actualmente estão no Montijo !

O problema desta gentalha incompetente, é não saber o que quer, o melhor, a médio/longo prazo, e sendo ate o investimento muito menor é um aeroporto, que no final da dua construção substitua o actual, e não um aeroporto complementar, desse modo transferiam-se os operadores gradualmente para o CTA, e a BA6 continuava como está, pois A Portela deixava de funcionar !!

Abraços

« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 04:41:06 pm por tenente »
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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #140 em: Dezembro 07, 2023, 05:24:30 pm »
Eu não sou da altura da guerra, já nasci depois do 25A :mrgreen:.

Mas a ver se entendi, transferir as esquadras da BA6 para o novo aeroporto (parte militar), e quando a Portela fechar, essas esquadras voltavam para a BA6. É isto?
« Última modificação: Dezembro 07, 2023, 05:29:15 pm por Lightning »
 

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ricardonunes

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #141 em: Dezembro 07, 2023, 06:19:25 pm »
Dois assuntos que já me aborrecem, este do aeroporto e o do TGV.... isto tem sido uma mama, com estudos e mais estudos projetos de todo o género e mais comissões de analise para no fim se recomeçar tudo do inicio e nada se faz, mas o dinheiro vai se para contas e escritórios... mas tudo gente idónea....

Estarão assim tao esgotadas as capacidades do aeroporto da Portela para se precisar de um novo???

Eu se tenho um problema na canalização mando vir um canalizador, se existe um problema   com o aeroporto porque raio de agua encomendaram a solução aos políticos????



   
Potius mori quam foedari
 

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tenente

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #142 em: Dezembro 08, 2023, 07:34:24 am »
Eu não sou da altura da guerra, já nasci depois do 25A :mrgreen:.

Mas a ver se entendi, transferir as esquadras da BA6 para o novo aeroporto (parte militar), e quando a Portela fechar, essas esquadras voltavam para a BA6. É isto?

Ainda bem !!! :G-beer2:

Quanto á segunda pergunta a resposta é não, ou, se houvesse muito dinheiro até poderiam regressar á BA6 mas, se já tens o pessoal e aeronaves estacionados no NAE, que fiquem por lá, pois os anos que a BA6 estaria ás moscas, obrigavam a obras que iriam sair do orçamento da FAP, e isto se, durante esses anos, oito a dez, não se tivessem começado a vender os terrenos para investimentos imobiliários.

Quando o desgoverno, falou pela primeira vez na hipotese do Montijo, o que eu pensei foi se as Esquadras saem de lá não voltam mais, que é o que irá acontecer, o Montijo quer tenha um novo apeadeiro, quer não, o que é certo é a FAP sair desta situação duplamente prejudicada !!!

Abraços
« Última modificação: Dezembro 08, 2023, 07:41:56 am por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #143 em: Dezembro 08, 2023, 07:46:49 am »
Dois assuntos que já me aborrecem, este do aeroporto e o do TGV.... isto tem sido uma mama, com estudos e mais estudos projetos de todo o género e mais comissões de analise para no fim se recomeçar tudo do inicio e nada se faz, mas o dinheiro vai se para contas e escritórios... mas tudo gente idónea....

Estarão assim tao esgotadas as capacidades do aeroporto da Portela para se precisar de um novo???

Eu se tenho um problema na canalização mando vir um canalizador, se existe um problema   com o aeroporto porque raio de agua encomendaram a solução aos políticos????



O problema em LIS, é que não há espaço para alterar a " canalização ", quando havia, na decada de 80,alteraram o PDM, para se poder construir mais perto das zonas de servidão do Aeroporto e deu no que está continuamente a dar, remendos atrás de remendos, que não aumentam a capacidade, pois as limitações existentes em muitas areas impedem tais aumentos de capacidade, faça-se o que se fizer.

Digo-te isto com conhecimento de causa em virtude das minhas funções neste bendito Aeroporto, onde só conseguem trabalhar dois tipos de staff, os malucos e os que adoram a aviação !!

Abraços
« Última modificação: Dezembro 08, 2023, 07:48:40 am por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #144 em: Dezembro 08, 2023, 01:42:52 pm »


A necessidade de um novo aeroporto para substituir a Portela, começou a ser identificada logo no final da década de 1960. Construida a ponta Salazar, outra grande obra começou a ser pensada.

Desde o primeiro estudo, que não havia grandes dúvidas sobre a localização. A mais simples, mais obvia, menos complicada, eram as planicies da área entre a peninsula de Setubal e o Ribatejo. Não há elevações, e por isso a área é adequada à construção de pistas e áreas circundantes, sem que isso represente problema para a navegação aérea.

O primeiro problema que começou a ser apresentado, foi no final da década de 1970, ainda no governo de Maria de Lourdes Pintassilgo, quando foi publicada no Expresso uma reportagem a afirmar que não se podia construir na margem sul, porque era já evidente que a ponte 25 de Abril estava demasiado longe do aeroporto e que por isso tinha que se gastar dinheiro numa nova ponte para ligar Lisboa ao Montijo, e que portanto, sendo tal obra muito cara, era impossível.

E o tempo passou, e entretanto foi construida a ponte Vasco da Gama.
Parecia que o principal problema tinha deixado de existir, mas ainda a ponte estava a ser construida e logo apareceu o aquifero. Era a água, agora era a água que fazia com que não se pudesse construir um aeroporto numa planície.

É então que ganha força o aerporto na Ota, com as grandes construtoras, que tinham ganho muita dimensão com as obras da década de 1990. a forçar a Ota como solução, ocultando que, para construir o aeroporto, era preciso essas construtoras removerem montanhas inteiras, para que a pista e área de aproximação a norte sequer pudessem funcionar.

Foi preciso aparecer um piloto da TAP num programa de televisão, a falar grosso e a mostrar que a Ota era não só cara, como infinitamente perigosa para a segurança, que as construtoreas desistiram e abandonaram a ideia.

Mais recentemente, tentam tudo, absolutamente tudo para acrescentar opções, uma das quais, deveria ser auditada internacionalmente e investigada pela Policia Judiciária, que é a opção de Santarém.

É desonesto  que estes pseudo projetos não tenham em consideração a mais simples e mais básica das realidades.
São pouquíssimos os aeroportos europeus (e não só) a MAIS DE 30KM do centro da cidade que servem.

Madrid-Barajas: 14 / 16km
Barcelona El Pratt : 12 / 15km
Paris Charles de Gaule : 22 km
Paris Orly: 16 km
Frankfurt :  10km
Berlim - Schonefeld : 20km
Londres Eathrow :  20 / 24 km
Roma - Fiumiccino : 22 km

Nova Iorque / JFK - 20km
Newark (NJ) : 18km
São Paulo / Guarulhos : 24km


Excepções:
Londres - Gatwick : 38km
Estocolmo - Arlanda : 36km



Nas contas dos engenheiros da terra de Santa Maria :

Beja: 130km
Santarém-Várzea :  65km
Vendas Novas : 60km




O fator da proximidade, é sempre o principal, aquele que as pessoas têm em consideração. Os outros são todos secundários.

Esta gente neste país, sinceramente não tem vergonha na cara, não sabe olhar para um mapa, não quer saber do que se passa no mundo.
Parece que só olham para a carteira, e tentam lixar o país, da forma que lhes der mais lucro
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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speedy

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #145 em: Dezembro 08, 2023, 01:58:38 pm »

O fator da proximidade, é sempre o principal, aquele que as pessoas têm em consideração. Os outros são todos secundários.

Esta gente neste país, sinceramente não tem vergonha na cara, não sabe olhar para um mapa, não quer saber do que se passa no mundo.
Parece que só olham para a carteira, e tentam lixar o país, da forma que lhes der mais lucro

Não percebi que solução propõe.

Fazer o Aeroporto  em Alcochete vai desenvolver aquela zona também, aumentar a densidade populacional e expandir  a zona metropolitana de Lisboa.
Não é necessariamente um problema.





 

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papatango

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #146 em: Dezembro 08, 2023, 02:43:13 pm »
Eu não estava necessáriamente a propor solução nenhuma.
O que estava a referir é que estamos há cinquenta anos a bater sempre na mesma solução óbvia, que é a de a maior planicie na região de Lisboa, estar em Alcochete, e andamos há cinquenta anos a tentar inventar a cana para o foguete.

Alcochete tem um problema: Fica a mais de 30km do centro de Lisboa. O outro problema é que todas as soluções alternativas, são ainda mais longe e em alguns casos tão longe, que temos que colocar em causa a Boa Fé das pessoas que fazem este tipo de propostas estrambólicas.

Andamos há 50 anos a gastar dinheiro em planos e projetos e estudos, quando qualquer pessoa olhando para um mapa em relevo, percebe que não há alternativas mais próximas.

O exemplo mais parecido é o aeroporto de Oslo, em Gardermoen, que foi colocado ali, a cerca de 35km do centro administrativo de Oslo, porque a configuração montanhosa da Noruega, pura e simplesmente não permitia colocar o aeroporto em absolutamente nenhum lugar mais próximo.

Chegámos ao ridiculo de dizerem a um ministro que ficou conhecido como o "na margem sul «Jamais» ou jamê em francês" dando a impressão de que na planicie não pode ser, porque é demasiado simples e é preciso menos remoção de terras, menos autoestradas, menos caminhos de ferro e menos pontes ...

Andamos a brincar aos projetos há anos e anos.


Na atual situação, no entanto, o Montijo aparece como uma alternativa de interesse principalmente porque o turismo não é elástico e não vai continuar a aumentar exponencialmente. Já estamos num ponto de ruptura.
Mandem as low cost para lá, removam os militares do AT-1, prolonguem o acesso ao topo norte da pista da Portela, pare evitar que seja preciso atravessar a pista e poupem uma grande quantidade de dinheiro.
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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #147 em: Dezembro 10, 2023, 04:20:47 pm »
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #148 em: Dezembro 10, 2023, 05:44:41 pm »
Parece-me a escolha mais racional....
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #149 em: Dezembro 14, 2023, 12:11:42 am »
Estou com dificuldades em ultrapassar a parte do relatório que se dedica às projeções de procura. Para 2050 estimam-se 85M de pax e em 2086, 124M..
Mantendo, se bem compreendi, o fluxo de residentes na ordem dos 50% dos pax. Não vi a previsao da evolução da taxa dos transfers mas, com a venda da TAP, nao havera certamente nenhum hub em PT.
Será que as viagens vão ser mais acessiveis no futuro, com o combustível mais barato e menos poluente, ou os proprios avioes? Ou sera a população que ira crescer exponencialmente?
O trafego em 2023 será de 34M, nao consigo imaginar que daqui a 27 anos, vamos ter mais tráfego em LX do que o hoje existe em Londres ou Paris.