O novo Aeroporto de Lisboa

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #165 em: Maio 15, 2024, 05:53:10 pm »
Parece que voltámos a 2009-2010

Então para o ano a economia nacional estoura? Outra vez?! :o

Já pouca coisa me admira
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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tenente

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #166 em: Maio 16, 2024, 04:35:03 am »

A escolha é Alcochete: Governo anuncia hoje localização do novo aeroporto


Para o País, e das opções apresentadas, é a melhor escolha.
Alcochete permite que a construção do NAER, possa ser efectuada faseadamente, não obrigando a dispender a totalidade do custo da infraestrutura aeroportuária no tal prazo de dez anos afirmado pelos especialistas iluminados.

Esta construção faseada deverá ser mandatoria de modo a permitir que no máximo entre 4 e 5 anos, seja possível libertar a enorme pressão exercida em LIS, devido ao elevadíssimo número de pax envolvidos, que excedem em alguns milhões a actual capacidade do Aeroporto.

Deste modo; Inicialmente numa primeira fase, de digamos quatro a cinco anos, poderia, aliás deveria ser construída a primeira pista, um Terminal de pax e um STB, de modo a que uma parte substancial do trafego do AHD, fosse transferida para o NAER.
Simultaneamente com a transferência de parte do trafego, iniciar-se-ia a segunda fase, com a construção da segunda pista, segundo terminal PAX, e muito provavelmente o aumento de capacidade do STB, ou a separação do STB em  terminal de bags chegadas e partidas.

O final desta segunda fase digamos mais quatro a cinco anos, permitiria efectuar a transferência do tráfego ainda existente no AHD, e a sua transformação em terminal Rodo/Ferroviário libertando parte dos terrenos actuais afectos ao AHD, para a construção de muitas centenas de habitações.

Abraços

Vou lhe deixar duas perguntas, tendo em conta este ser a melhor localização...

Quais as ligações que vai ter o novo aeroporto?
Rodovia, comboios , metro, etc

É que eu olho para o mapa e aquilo e no cu do mundo sem nenhumas ligações atuais

Para onde vão deslocalizar o campo de tiro?

Ou vão desistir dele?

De acordo com a CTI, as ligações ferroviárias constam do plano de ligações a Espanha, ao Porto pela margem sul Tejo, a nova ligação a Beja/Algarve, e ligação a Lisboa, aqui através a terceira ponte sobre o Tejo.

http://www.socgeografialisboa.pt/wp/wp-content/uploads/2010/01/PlanoIntegrado-11.pdf

As ligações rodoviárias, penso serem as de mais fácil construção/adaptação  para fazer as ligações à infraestrutura aeroportuária.

Quanto ao CTA, poderá ser recolocado onde inicialmente estava previsto, zona de Mértola, ou até com alterações no CMSM, neste polígono de tiro.

Cumprimentos

Como já tinha comentado há uns dias quanto às prováveis possibilidades da deslocalização do CTA:

https://www.publico.pt/2024/05/15/politica/noticia/campo-tiro-forca-aerea-ir-alcochete-mertola-2090577

Abraços
« Última modificação: Maio 16, 2024, 06:09:19 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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ricardonunes

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #167 em: Maio 16, 2024, 09:27:16 am »

Como já tinha comentado há uns dias quanto às prováveis possibilidades da deslocalização do CTA:

https://www.publico.pt/2024/05/15/politica/noticia/campo-tiro-forca-aerea-ir-alcochete-mertola-2090577

Abraços

Assim de repente fui ver o mercado de herdades na zona de Mértola, nao está nada barato. uma herdade com 1300 ha 7 700 000€ , e isto por causa do negocio da caça.

O CTA tem 7539 ha, numa comparação directa com o anuncio que citei a mesma área de  terreno em Mértola custaria arredondando 44 500 000€, como terrenos desta dimensão nao se encontram á venda, teriam de partir para a expropriação por utilidade publica, tendo assim de vir alguém justificar o cariz de utilidade publica de tal investimento.

Juntem ao projeto, estudos e gabinetes de advogados, a criação de um gabinete para gerir todo o processo e facilmente se chega aos 55 000 000€ para ter um novo campo de tiro das mesmas dimensões do anterior, e nem estou a falar do processo litigioso no processo de expropriação, que é estupidamente oneroso para o Estado.

MAS, pode se dar o caso de os senhores da Força Aérea andarem apenas á procura de um campo de tiro, vulgo coutada, e assim resolvem o problema com os 1200ha, a 7,7 milhões.  c56x1

Ele á coisas engraçadas....
Potius mori quam foedari
 

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raphael

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #168 em: Maio 16, 2024, 09:39:32 am »
O Campo de Tiro atual é muito mais que carreiras de tiro terrestre e carreiras de tiro ar-solo.

Contempla muitas outras áreas.

Mas toda essa dinâmica de valências cabe à Força Aérea expressar para a tutela, para se acautelar na nova localização.

Poderão migrar para o Montijo algumas das valências.
Um abraço
Raphael
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Lusitano89

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #169 em: Maio 16, 2024, 12:17:05 pm »
Em análise: Novo aeroporto


 

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Lusitano89

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #170 em: Maio 16, 2024, 01:08:13 pm »
Novo aeroporto divide opiniões


 

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Lightning

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #171 em: Maio 16, 2024, 07:00:37 pm »
Acho que os terrenos em Mértola já são do estado.

E neste artigo o CEMFA diz que o novo Campo de Tiro não tem de ser tão grande como o actual.
https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/
« Última modificação: Maio 16, 2024, 07:17:57 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #172 em: Maio 16, 2024, 10:15:49 pm »
E com isso, volto a perguntar:
Qual seria o impedimento de usar Santa Margarida como Campo de Tiro, da mesma forma que já é usado pelo Exército? É demasiado pequeno/estreito? Encontra-se algo próximo de habitações? Existiria algum critério específico da FAP para o campo de tiro que não seja correspondido em SM?

Quero respostas sérias, nada do tipo "ah, são de ramos diferentes, logo não dá".
 

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raphael

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #173 em: Maio 16, 2024, 11:07:50 pm »
dc a dos Ramos diferentes cai por terra pois o atual Campo de Tiro serve os três Ramos das Forças Armadas, PSP e GNR tanto nas vertentes de patrulhas como algumas unidades especiais da GNR, serve uma panóplia de unidades da área de lisboa dos três ramos que não tem instalações próprias para a prática de tiro de manutenção, incluindo forças de segurança.

A proximidade com algumas unidades e a valência de utilização sem restrições horárias ajuda.

Os exercicios de aprontamento de FND na parte de avaliação é lá realizado, uma parte do curso de comandos também decorre no CT.

Tudo pode ser deslocalizado, agora a distância para algumas unidades vai obrigar a repensar algumas valências.

Toda a componente de treino e inativação de engenhos explosivos é efetuada lá.

É uma área onde se desenrola o treino de unidades aéreas nacionais e internacionais em termos de utilização de tiro aéreo e bombas reais.

é onde se localizam o paiois da Força Aerea, servindo também alguns o Exército tendo recebido algum material oriundo de Tancos...Sta Guida não teve capacidade para tudo.

É um espaço utilizado para o desenvolvimento de armamento e munições de artilharia para empresas europeias.

E estava na calha absorver outras valências da Força Aérea que têm de ser deslocalizadas da localização atual.

Porém o Alentejo pode acomodar algumas das valências atuais outras nem tanto.

Mas algo bom se fot para retirar tudo pode ser que limpem munições obsoletas armazenadas...que também vai ser um certo problema mexer nisso.
Um abraço
Raphael
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #177 em: Agosto 25, 2024, 05:17:49 pm »
Não me recordo quem o disse mas foi na semana passada que ouvi no youtube

mais ou menos isto

Citar
O aeroporto não pode ser em Santarém porque fica longe de Lisboa, +- 100km, mas uma gravida pode percorrer 150km para ir parir
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #179 em: Novembro 11, 2024, 10:39:47 am »
Porta giratória de Alcochete: consultora decisiva para novo aeroporto contrata governante
(10 de Novembro de 2024)
Citação de: CNN Portugal
A consultora em transportes TIS contratou Federico Francisco, último secretário de Estado das Infra-estruturas de António Costa. A TIS foi decisiva para a opção por um mega-aeroporto em Alcochete com uma previsão de procura polémica, que consiste na duplicação ou triplicação dos passageiros até 2050: dos actuais 33 milhões para um intervalo entre 66 e 108 milhões. «Para além do problema das portas giratórias, é vermos governos, uma comissão independente e consultores privados, que deviam ser independentes uns dos outros, serem constituídos pelas mesmas pessoas. Portanto, não são camadas de análise ou de verificação independente umas das outras, são caixas de ressonância. São, até, mais duplicações de serviços do que propriamente garantes de análise independentes», critica João Paulo Batalha, vice-presidente da Associação Frente Cívica.

A TIS foi contratada, em Agosto de 2023, pela Comissão Técnica Independente (CTI) por ajuste directo, no valor de 213 mil euros. Rosário Macário, vogal da CTI, é accionista da consultora, o que motivou uma queixa-crime e a censura pública do actual ministro das Infra-estruturas, Miguel Pinto Luz. Em Abril de 2022, o consórcio que integrava a TIS ficou em terceiro lugar no concurso público internacional lançado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes para a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, ganho pela portuguesa COBA em associação com a espanhola INECO. Esse procedimento foi anulado quando o Governo de António Costa decidiu avançar para a construção de uma pista complementar ao aeroporto da Portela na base aérea do Montijo.

A TIS garante que recrutou o último governante socialista com a tutela dos transportes exclusivamente por razões de mérito. «O que levou a TIS a contratar o Eng.º Frederico Francisco foi a profundidade de conhecimentos do sector e a elevada capacidade de análise de projectos, características que observei durante os contactos profissionais regulares que tive com ele, de 2010 e a 2012», justifica o presidente do Conselho de Administração, José Manuel Viegas, em resposta escrita enviada à CNN. O ex-secretário de estado colaborou num núcleo de investigação em infra-estruturas e sistemas do Instituto Superior Técnico, do qual o presidente da TIS era director.

«É sempre problemático quando alguém sai do Governo e vai trabalhar para um operador privado da área que tutelou», considera João Paulo Batalha. A Frente Cívica defende um regime de incompatibilidades mais apertado para antigos titulares de cargos públicos, ainda que isso pudesse custar dinheiro ao Estado em subsídios e compensações. «Continuaríamos a pagar a ex-governantes pelo menos parte do salário, mas pelo menos garantiríamos que eles não iriam para o privado vender a rede de contactos e de conhecimento que adquiriram no sector público», argumenta João Paulo Batalha.

O novo colaborador da TIS, antes de chegar ao Governo, alcançou os graus de doutor em Física e mestre em Engenharia Aeroespacial. «Não tendo eu nenhum vínculo prévio com qualquer entidade pública ou privada a que pudesse regressar, submeti o meu currículo a várias empresas que julguei adequadas às minhas competências, e não abrangidas por quaisquer impedimentos legais», justifica Frederico Francisco à CNN, também por escrito. Em sua defesa, argumenta que a CTI contratou a TIS para fazer o estudo de procura aeroportuária de Lisboa antes de ele assumir funções no Governo. Também foi antes disso que a empresa pública Infra-estruturas de Portugal (IP) contratou a TIS para o estudo de procura do TGV, igualmente acusado de estar artificialmente inflacionado para justificar o investimento público.

[continua]
Fonte: https://cnnportugal.iol.pt/aeroporto/alcochete/porta-giratoria-de-alcochete-consultora-decisiva-para-novo-aeroporto-contrata-governante/20241110/6730a4a5d34ea1acf270731c

Cumprimentos,
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