Penso que o interesse britânico era em manter a Espanha "fraca", e como estes se juntavam sempre aos franceses, tradicionais inimigos dos ingleses, era sempre uma segunda frente para manter os espanhóis ocupados para não poderem ajudar e com sorte ocupar alguns dos franceses.
Faz-me lembrar um pouco a campanha do norte de África da 2GM, em que os Italianos tiveram que ser socorridos pelo Afrika Korps da Alemanha, em vez de ajudarem afinal têm é de ser ajudados

.
HSMW pois na idade média foram uma grande ajuda, nós também tinhamos os nossos interesses de ter independência, mas olha que os ingleses ainda cá vieram bater os espanhóis e franceses várias vezes até às guerras napoleónicas, após isso a Espanha e França deixam de ser os inimigos do RU, e esse papel vai passar para a Alemanha, Portugal deixa de importar, o que passa a importar são as nossas colónias, estamos em pleno "scramble for África", e anda tudo ao cheiro a Angola.
No meio disso anda tivemos a União Ibérica que os holandeses aproveitaram para nos atacar e ficar com o comércio das Indias com a desculpa que estavam em guerra com Espanha e nós era como se fossemos Espanha, dos ingleses nada, pois nós eramos Espanha. Mas depois os holandeses também morderam a, língua que numa guerra qualquer com os seus "amigos" ingleses o comércio das Indias passa para estes e foi a vez de serem os holandeses a ser corridos de lá, e ainda perderam muitas colónias nas Américas, Africa do sul, etc.
Quando a India atacou Goa os ingleses também nada, disseram que não podiam atacar um membro da commonwealth.
É como um general americano qualquer disse, não há aliados permanentes, há aliados temporarios e interesses permanentes.
E para nós o RU já não interessam, quem interessa militarmente tem sido os EUA, mas continuarmos aliados dos ingleses mal não faz, para um país como Portugal nunca há amigos demais.
Quem se lembra do Dragon Ball sabe que muitas vezes os inimigos passavam a aliados para defrontar um novo inimigo de ambos, curioso como isso é tão comum na realidade, por exemplo quem era aliado e inimigo na 2GM, Alemanha e Japão eram inimidos dos aliados, Russia e China eram aliados, agora Alemanha e Japão são dos aliados e a Russia e China deixaram de ser.