Caro Viajante, eu sou do Porto e sou contra a Regionalização. A regionalização só vai criar mais uma camada de tacho e boys. Pior do que isso e paralelamente, vai potenciar o caciquismo ao seu esplendor máximo! Só quem não conhece as realidades autárquicas é que pode sonhar com outra coisa. O que me parece obvio, e o Viajante tbm o refere, é a necessidade de uma estrutura que permita coordenar recursos num plano maior que o municipal, mas para isso não é preciso regiões, basta um pouco de descentralização com recursos(!),
De todos os problemas que temos, o regionalismo não é um deles, mas a teimar nesta visão bem poderá vir a ser...
Mas diga-me lá, é ou não é verdade que o Porto pretende controlar todo o norte com a regionalização?
Sou Lamecense e ainda hoje se fala desta revolta com mais de 100 anos que vitimou dezenas de pessoas:
https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/81855Por causa do nome: Vinho do Porto!
E também com olhos de hoje, ficamos a saber da traição dos políticos, que para o povo revoltoso disse uma coisa (o autarca de Lamego da altura) e com o governo negociou outra!!!!
Hoje em dia, uma pessoa de Lamego, Vila Real, Bragança..... tem um AVC, queimadura, cancro ou algo com gravidade e a única alternativa é ir para o Porto (Hospital São João, Santo António ou IPO). Onde está a sede do Turismo do Norte? A Delegação Regional de Educação? IEFP? Segurança Social?........ tudo no Porto!
Obviamente por saber o que se passa nos Municípios também sou contra a regionalização!!!!!
Ah! Sabia que o Porto tinha a energia eléctrica mais barata que o resto do país, quando a energia hídrica é no douro todo que é produzida?