https://expresso.pt/politica/2023-05-20-Cavaco-convida-Costa-a-demitir-se-num-discurso-arrasador-para-os-socialistas-sao-mentirosos-e-incompetentes-c0a7f048
Não disse nenhuma mentira
Não disse, mas quando la esteve não fez melhor.... portanto qual a mural par avir falar agora?
Eu não sei se era adulto nessa altura para perceber as diferenças do antes e depois do Cavaco Silva passar pelo Governo.
Obviamente teve ajuda da UE com muitos subsídios recebidos, mas todos os governos depois dele também tiveram a mesma ajuda!!!!!
As alterações mais óbvias são o alcatrão, nenhum país Europeu construiu tanta auto-estrada (temos mais de 3 000km de auto-estradas num rectângulo de 700 por 250km. No início deste milénio, já tínhamos ultrapassado potências económicas como a Alemanha e os Países Baixos! Já não é preciso despedirmo-nos da família se for preciso irmos por qualquer motivo a Lisboa ou ao Porto

Fazêmo-lo no mesmo dia!
Começou a construção do complexo do Alqueva (o Alqueva não é só a barragem, mas também as dezenas de km de tubagens de canalizações para dispersar a água pelo Alentejo, que tanta falta de água tem!
Revolução fiscal e que ainda hoje se mantém! Para quem não sabe, os Códigos de IVA, IRS e IRC nasceram em finais dos anos 80 (como o próprio gosta de relembrar, antes de ser político era professor Universitário na área da Economia ou macro-economia como os próprios gostam de ser chamados).
Desapareceram vários impostos para nascer apenas um imposto aplicável a cada um, o IRS para as pessoas singulares e IRC para pessoas colectivas (empresas e outras instituições com sócios/accionistas).
Para as empresas passou a ser tudo muito mais simples e a certa altura fomos pioneiros na desmaterialização das declarações.
Agora praticamente não é necessário nenhum papel nem deslocarmo-nos às instituições, podemos fazer tudo através da internet!
Já o código do IVA foi uma imposição da ex-CEE e actual UE, que tem dado muito ajuda para obter receitas para o Estado, mas o principal objectivo é para contribuír para o Orçamento da UE (apesar de muito gente talvez nem saber, Portugal contribuí todos os anos para a UE com mais de 2 mil milhões de euros, vindos do IVA. Em contrapartida recebemos 5 mil milhões de euros anuais!).
E já que estamos num Fórum militar, compare o que foi adquirido nessa altura e o que temos agora.
Já como reverso da medalha, na agricultura e nas pescas nunca fomos grande negociadores (também não sei se não trocamos os incentivos nessa área por outras).
Já nas empresas, basta pesquisar pelas zonas industriais que nasceram a norte de Lisboa e que apesar de termos perdido empresas muito grandes, conseguimos ter uma indústria muito forte. Muito mais forte do que em 1986.
Bem sei que quem mora em Lisboa só tem em mente a Lisnave, Setenave....... mas também tiveram a Autoeuropa.
Se puder visitar as zonas industriais de Leiria, Aveiro, Covilhã, Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Viseu, Vila Nova de Gaia......... desde automóveis, electrónica para automóveis, indústria metalúrgica, carroçarias de autocarros (só importamos o chassis, motor e pouco mais, o resto do autocarro é construído cá. Veja a ATOMIC, Salvador Caetano.........), reparação e construção naval, construção civil, materiais de construção civil (azulejos, coberturas, cimento, sanitários, etc).
Permitiu ainda o nascimento da televisão privada, dos Bancos Privados (tinham sido todos nacionalizados).
E atenção que de 1986 para 2022, a riqueza do país passou a ser quase 10 vezes superior. Portanto, na altura fazia-se muito com pouco!
Ao contrário dos nabos de agora que nos desgovernam, que só estão preocupados em dar migalhas a quem calha, de preferência do partido, o Professor Cavaco sabia que para ter dinheiro para distribuir e investir, primeiro é necessário criar riqueza!!!!!!