Pergunta, que é inocente e de quem não sabe nada de desenvolvimento e aquisições de aviões: 1º voo este ano ainda e entrega só em 2023 é o normal neste tipo de projectos? Ou é mais que uma razão "técnica" (plano pagamentos, treino tripulações, etc)?
Sim, pois foram necessárias milhares de horas de engenharia para implantar as modificações que a FAP solicitou. E mais outras tantas horas serão necessárias para testes em voo dos sistemas.
Além da questão que o tenente disse. As tripulações da FAP estão sendo formadas pela FAB no momento, mas deverão se adaptar ao equipamento da FAP.
Alguém sabe em concreto quais as diferenças para alem de "marcas" de equipamentos, se existe diferenças físicas na estrutura ou nas capacidades entre os 390 da FAB e os da FAP
Na estrutura da aeronave de certeza que não haverá diferenças físicas porque tal obrigaria à elaboração e aprovação de um novo projecto da aeronave, pois seria uma versão distinta da da FAB, ocque não é o caso.
Quanto a capacidades tens de ser mais explicito.
Abraços
Quando falo em capacidades secalhar queria dizer diferenças na operação, ou se houve alterações significativas que influenciem por exemplo o alcance ou a assinatura radar, não sei...
A questão vem do facto de apesar de fazermos encomendas pequenas, parece que temos sempre a mania de pedir alterações aos projetos iniciais ou em "vigor" (submarinos, 4x4, PANDUR, ...), ou seja isto é um capricho nosso ou vai existir alguma diferença "visível" entre os KC-390 da FAB e os da FAP (isto fora alguma eletrónica que tanto quanto sei será de outros fabricantes (Israel?!))