Tikuna esclarece-me alguns pontos:
Quantos 390 é que FAB recebeu este ano, até Outubro, e quantos estava previsto receber ??
Do total previsto de 28 aeronaves para a FAB, já devem estar todas pagas correcto ??
Abraços
Claro, com prazer.
O Programa já está pago. As aeronaves ainda não. São parcelas que são pagas ano a ano. Como houve corte no orçamento o prazo de entrega também foi dilatado para a FAB, afinal a Embraer precisa receber para comprar matéria prima. O mesmo ocorre no Programa Gripen onde o prazo de entrega também foi dilatado pelo corte no orçamento. E os Suecos vão deixar de receber os deles nas datas certas por conta da FAB? Claro que não!
Foram 3 KC's 390 entregues e seriam 4 se o ZNJ não tivesse se acidentado nos testes, Então a FAB cedeu um dos seus para a continuação. pelo que sei, até Dezembro chega mais um. Infelizmente atrasamos o desenvolvimento do programa,, mas ele está ai, pronto e com linha de montagem funcional e pronta pra receber mais pedidos, independentemente da velocidade de entregas para a FAB.
Obrigado pelas infos Tikuna.
Portugal já pagou o "programa" ou não tem de o pagar

A FAB, também começou a pagar as aeronaves cinco anos antes de as receber ??
Pergunto porque é o que está a acontecer com Portugal, começamos a pagar os cinco acft's cinco anos antes de receber a primeira unidade, e que pagamentos !
em 2019 pagamos 32,211 milhões, em 2020 40,996 milhões, em 2021 pagaremos 81,992 milhões, em 2022 pagaremos 98,968 milhões e em 2023, ano da recepção do primeiro 390 pagaremos 100,498 milhões, ou seja quando recebermos o primeiro cargueiro teremos pago já 354,665 milhões que correspondem a 42,80% do total da encomenda dos cinco aparelhos. ??
Se alguém está a financiar a linha de produção dos 390, esse alguém somos nós, os Portugueses.
https://dre.pt/application/conteudo/123545115Com isto apenas quero reforçar que, como todos sabemos em variadissimos programas de compra de equipamentos e armamentos Portugal tem feito má figura borregando e perdendo muitos milhões, mas neste caso, um programa muito dispendiosos para o erário público, teremos pago quase metade do valor das cinco aeronaves para receber a primeira, negócio, concordemos, é extremamente vantajoso para o fabricante.
Até concordaria que tivessemos de desembolsar uns 20% para termos uma aeronave agora 42,8%
A FAB também desembolsou 40% do valor total das suas 28 aeronaves antes de receber a primeira

Eu não acredito.
Abraços