Era bom que a FAP pudesse ficar com algum 332 mas a acontecer a FAP teria que o comprar, o que eu não estou a ver a acontecer.
Todas as 105 aeronaves da TAP estão em leasing, a TAP não possui nenhuma aeronave.
O que vai acontecer á TAP é entregar algumas dezenas de aeronaves, pois as despesas com os pagamentos dos leasing são brutais e como a crise está para durar, não haverá dinheiro para manter a actual frota operacional.
Vou gostar de ver onde, até sei de onde virá o dinheiro, a TAP vai buscar o pilim para pagar aos cerca de 6000 tripulantes o lay-off acima do estipulado por lei, os tais € 1905, pois não tem em tesouraria, nada que possa fazer cumprir essa promessa do mister Antonoaldo.
Abraços e protejam-se
Pois mas não sei que contrato a TAP tem com a empresa que fez o Leasing. Mas não sei se pode entregar assim os aviões sem uma compensação financeira.
O que eu posso adiantar é que ou a TAP entrega as aeronaves à empresa de leasing com uma indemnização ou ou prejuizos ainda serão bem superiores ao previsto. Se o leasing fosse passível de ser transmitido para a FAP, seria uma opção a ter em conta nas não me parece que tal aconteça.
abraço
Num contrato de leasing dito "normal", os bens estão registados em nome da empresa financeira (que emprestou o dinheiro), só quando o contrato chegar ao fim, é que a financeira entrega uma declaração de venda ou equivalente para passar os bens a quem os utilizou.
Resumindo, se a TAP deixar de pagar os leasings dos aviões, fica sem eles sem qualquer compensação, por incumprimento de contrato.
Obviamente, ressalvo mais alguma letra pequena que esteja no contrato. Mas quem lida com contratos de leasing (normalmente de carros) é assim que funciona, enquanto estamos a pagar o leasing, o carro está em nome da financeira e só no fim do pagamento recebemos uma declaração de venda assinada e reconhecida pela financeira, para registarmos o carro em nosso nome!