Na FAB foi feito o quê? O teste real com um 390 a abastecer um helicóptero? E não há foto nem vídeo? Estranho tendo em conta que seria uma capacidade possivelmente inédita de entre aeronaves a jacto. Mas chamem-me céptico por querer mais provas do que brochuras e marketing do fabricante.
Na FAB e na Embraer foram testadas velocidades minimas e máximas de reabastecimento de ambas aeronaves, que são novas na força (KC-390 e Caracal). Também foi feita toda a simulação em túneis de vento e computadorizadas. O KC-390 já tem o pré-requisito de reabastecer helicópteros desde sua concepção, não foi uma capacidade inserida como marketing. Nasceu dos requisitos da FAB que foram seguidos pela Embraer. Os contatos em helicópteros já foram previstos para começar bem em breve (a Embraer disse que já no inicio desse ano), então as imagens sem dúvidas não tardarão a aparecer.
Saudações
Tikuna, a questão que deve ser clarificada não é tanto a TAS/MAS ( minimum Air Speed) do Reabastecedor vs a TAS/MAS possivel do acft a ser abastecido, mas sim a turbulência provocada pelo thrust das turbofans do KC390, e o seu efeito nos helis .
No A400 foi necessário colocar mangueiras com maior comprimento para afastar MAIS, os Helis da aeronave abastecedora, devido á turbulência provocada motores do dito.
Provavelmente no KC390 será necessário efectuar uma alteração semelhante, se, e digo se tal aumento de distância permitirá que a turbulência provocada, deixe de afectar a segurança/estabilidade de voo, dos helis a abastecer, será que me faço entender ??
Abraços